A língua é igual chicote : a produção de sentidos sobre raça e gênero a partir do Big Brother Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229540 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo utilizar o Big Brother Brasil 20 como ponto de partida para uma análise dos efeitos midiáticos na produção de marcadores sociais da diferença. Para tal, serão mapeadas e analisadas produções midiáticas a partir de redes sociais, com o foco no Twitter, que tragam publicações relacionadas ao BBB20, que foram publicadas no espaço de tempo de exibição do programa — 21 de janeiro de 2020 a 27 de abril de 2020 — e que façam articulação com os seguintes marcadores sociais: gênero e raça. A análise desse material se baseará nos estudos de Michel Foucault e autoras como Avtar Brah e Maria Aparecida Silva Bento para pensar como os discursos do Big Brother Brasil produzem efeitos nos marcadores sociais de raça e gênero. |
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Rodrigues, Vitor Hugo Sant’AnnaHadler, Oriana Holsbach2021-09-04T04:43:42Z2021http://hdl.handle.net/10183/229540001130898Este trabalho tem como objetivo utilizar o Big Brother Brasil 20 como ponto de partida para uma análise dos efeitos midiáticos na produção de marcadores sociais da diferença. Para tal, serão mapeadas e analisadas produções midiáticas a partir de redes sociais, com o foco no Twitter, que tragam publicações relacionadas ao BBB20, que foram publicadas no espaço de tempo de exibição do programa — 21 de janeiro de 2020 a 27 de abril de 2020 — e que façam articulação com os seguintes marcadores sociais: gênero e raça. A análise desse material se baseará nos estudos de Michel Foucault e autoras como Avtar Brah e Maria Aparecida Silva Bento para pensar como os discursos do Big Brother Brasil produzem efeitos nos marcadores sociais de raça e gênero.This essay aims to analyze the media effects on the production of social marks of difference based on the reality show Big Brother Brasil 20. Furthermore, productions from the social media Twitter that are related to the show and that articulates with the following social marks of difference: gender and race, posted between the time gap of the reality show display — January 21th, 2020 to April 27th, 2020 — will be mapped and analyzed. Moreover, theories from Foucault and other authors such as Avtar Brah and Maria Aparecida Silva Bento will be the literature used to analyze how Big Brother Brasil’s discourse affects the social marks of race and gender.application/pdfporBig Brother Brasil (Programa de televisão)Atitudes etnicas e raciaisGêneroMeios de comunicação de massaDiscursoPoderA língua é igual chicote : a produção de sentidos sobre raça e gênero a partir do Big Brother Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2021Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130898.pdf.txt001130898.pdf.txtExtracted Texttext/plain129283http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229540/2/001130898.pdf.txt6b7f7b0e4cd360df67de49e43e249ff3MD52ORIGINAL001130898.pdfTexto completoapplication/pdf867398http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229540/1/001130898.pdfc39421a14dc0f8e522d423137c92daf4MD5110183/2295402021-09-19 04:26:33.40935oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229540Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-09-19T07:26:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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