Estudo do Teorema de Pitágoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rohde, Ilania
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31593
Resumo: Este trabalho propõe uma iniciação ao estudo do Teorema de Pitágoras, destacando a importância de demonstrações e a necessidade de tecer relações deste conteúdo com situações-problema, vivenciadas pelo grupo de alunos de 7ª série, da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Carolina Argemi Vazquez, com o propósito de levá-los a uma compreensão clara e aplicação correta desses conhecimentos, que são pré-requisitos para a 8ª série (9º ano). O embasamento teórico pesquisado e aprofundado, a análise crítica de livros didáticos e PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e a utilização do programa Geogebra são ferramentas indispensáveis para a efetivação do processo ensino-aprendizagem. A metodologia é permeada por atividades concretas, de fácil compreensão. As intervenções constantes do professor são valiosas para promover a reflexão dos alunos, que sofrerão mudanças de paradigmas e de comportamento. Consequentemente, o processo ensino-aprendizagem é satisfatório porque traz uma prática ressignificada tanto para os alunos quanto para o docente, deixando mais atraente e real o ensino da Matemática.
id UFRGS-2_09d6dff98232f3e4fe02cc15687e94be
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31593
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Rohde, IlaniaNotare, Márcia Rodrigues2011-09-02T06:02:06Z2011http://hdl.handle.net/10183/31593000782785Este trabalho propõe uma iniciação ao estudo do Teorema de Pitágoras, destacando a importância de demonstrações e a necessidade de tecer relações deste conteúdo com situações-problema, vivenciadas pelo grupo de alunos de 7ª série, da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Carolina Argemi Vazquez, com o propósito de levá-los a uma compreensão clara e aplicação correta desses conhecimentos, que são pré-requisitos para a 8ª série (9º ano). O embasamento teórico pesquisado e aprofundado, a análise crítica de livros didáticos e PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e a utilização do programa Geogebra são ferramentas indispensáveis para a efetivação do processo ensino-aprendizagem. A metodologia é permeada por atividades concretas, de fácil compreensão. As intervenções constantes do professor são valiosas para promover a reflexão dos alunos, que sofrerão mudanças de paradigmas e de comportamento. Consequentemente, o processo ensino-aprendizagem é satisfatório porque traz uma prática ressignificada tanto para os alunos quanto para o docente, deixando mais atraente e real o ensino da Matemática.This paper proposes an introduction to the study of the Pythagorean Theorem, highlighting the importance of practical demonstrations and the need to establish relations of this content problem-situations experienced by the group of students from 7th grade, on the State High School Teacher Carolina Argemi Vazquez, with the purpose of leading them to a clear understanding and correct application of that knowledge, which are prerequisites for the 8th grade (current 9th grade). The theoretical researched and thorough, critical analysis of textbooks and the use of NCPs (National Curriculum Parameters) and Geogebra software are indispensable tools for the effective teaching-learning process. The methodology is filled with concrete activities, easily absorbed. The interventions listed are valuable for the teacher to promote students' reflection, which will change paradigms and behaviors. Consequently, the teaching-learning process is satisfying because it brings a new meaning practice both for students and for teachers, becoming more attractive and real the teaching of mathematics.application/pdfporGeometriaTeorema de PitágorasMatemática : Ensino : AprendizagemSoftware : GeometriaProfessor : Formação : MatemáticaMatemática : Ensino fundamentalPythagorean theoremDemonstrationValueMethodologyGeogebraLearningEstudo do Teorema de Pitágorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoMatemática, Mídias Digitais e Didática : tripé para formação do professor de matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000782785.pdf000782785.pdfTexto completoapplication/pdf9405169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31593/1/000782785.pdfead57086c5b9be3ccfcd4a7f72170c50MD51TEXT000782785.pdf.txt000782785.pdf.txtExtracted Texttext/plain64792http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31593/2/000782785.pdf.txt881478d59c10a7c3b922d24ae58777dbMD52THUMBNAIL000782785.pdf.jpg000782785.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31593/3/000782785.pdf.jpgb8d7a4b6c9d5d6456745040dd0a2d2abMD5310183/315932018-10-22 09:14:49.363oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31593Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-22T12:14:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo do Teorema de Pitágoras
title Estudo do Teorema de Pitágoras
spellingShingle Estudo do Teorema de Pitágoras
Rohde, Ilania
Geometria
Teorema de Pitágoras
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Software : Geometria
Professor : Formação : Matemática
Matemática : Ensino fundamental
Pythagorean theorem
Demonstration
Value
Methodology
Geogebra
Learning
title_short Estudo do Teorema de Pitágoras
title_full Estudo do Teorema de Pitágoras
title_fullStr Estudo do Teorema de Pitágoras
title_full_unstemmed Estudo do Teorema de Pitágoras
title_sort Estudo do Teorema de Pitágoras
author Rohde, Ilania
author_facet Rohde, Ilania
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rohde, Ilania
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
contributor_str_mv Notare, Márcia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Geometria
Teorema de Pitágoras
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Software : Geometria
Professor : Formação : Matemática
Matemática : Ensino fundamental
topic Geometria
Teorema de Pitágoras
Matemática : Ensino : Aprendizagem
Software : Geometria
Professor : Formação : Matemática
Matemática : Ensino fundamental
Pythagorean theorem
Demonstration
Value
Methodology
Geogebra
Learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Pythagorean theorem
Demonstration
Value
Methodology
Geogebra
Learning
description Este trabalho propõe uma iniciação ao estudo do Teorema de Pitágoras, destacando a importância de demonstrações e a necessidade de tecer relações deste conteúdo com situações-problema, vivenciadas pelo grupo de alunos de 7ª série, da Escola Estadual de Ensino Médio Professora Carolina Argemi Vazquez, com o propósito de levá-los a uma compreensão clara e aplicação correta desses conhecimentos, que são pré-requisitos para a 8ª série (9º ano). O embasamento teórico pesquisado e aprofundado, a análise crítica de livros didáticos e PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) e a utilização do programa Geogebra são ferramentas indispensáveis para a efetivação do processo ensino-aprendizagem. A metodologia é permeada por atividades concretas, de fácil compreensão. As intervenções constantes do professor são valiosas para promover a reflexão dos alunos, que sofrerão mudanças de paradigmas e de comportamento. Consequentemente, o processo ensino-aprendizagem é satisfatório porque traz uma prática ressignificada tanto para os alunos quanto para o docente, deixando mais atraente e real o ensino da Matemática.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-02T06:02:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31593
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000782785
url http://hdl.handle.net/10183/31593
identifier_str_mv 000782785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31593/1/000782785.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31593/2/000782785.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31593/3/000782785.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv ead57086c5b9be3ccfcd4a7f72170c50
881478d59c10a7c3b922d24ae58777db
b8d7a4b6c9d5d6456745040dd0a2d2ab
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413062889472