Quem são os autênticos intranquilos da contemporaneidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Rosana Aparecida
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, José Menna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/177644
Resumo: Neste texto é exercitada, ao longo de cinco seções, uma aproximação entre filosofia, educação e neurociências, através do pensamento de autores como Nietzsche, Spinoza, Deleuze, Bergson, Jaspers, Hannah Arendt, Ortega y Gasset e Kapur. Na seção “Uma espécie de incompreensão acerca da atenção”, revisamos conceitos relacionados ao Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Sugerimos que o tratamento farmacológico com psicoestimulantes pode ser compreendido como um instrumento de programação de afecções, pois interfere no mecanismo neural de codificação de saliência. Advertimos, no segmento “Uma sabedoria dos corpos”, que a capacidade de um corpo despender ou manter a atenção está intimamente relacionada ao grau de envolvimento afirmativo que há entre o corpo afectado e o corpo ou objeto que o afectou. Aspectos do estudar e do estudante são problematizados em “Uma compreensão da educação”, e clamamos: um estudante estuda para aprender as próprias forças e sensibilidades, alcançar a enésima potência de suas faculdades, para responder a uma necessidade própria, não para satisfazer anseios alheios. Em “Um jeito de percorrer e aprender”, tratamos da capacidade cartográfica dos corpos — as capacidades de transitar e selecionar o que aumenta a potência de pensar, experimentar e viver. Por fim, em “Outros trajetos possíveis” retomamos ideias, entrelaçamos questões, e perguntamos por caminhos, percursos, devires.
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Aspectos do estudar e do estudante são problematizados em “Uma compreensão da educação”, e clamamos: um estudante estuda para aprender as próprias forças e sensibilidades, alcançar a enésima potência de suas faculdades, para responder a uma necessidade própria, não para satisfazer anseios alheios. Em “Um jeito de percorrer e aprender”, tratamos da capacidade cartográfica dos corpos — as capacidades de transitar e selecionar o que aumenta a potência de pensar, experimentar e viver. Por fim, em “Outros trajetos possíveis” retomamos ideias, entrelaçamos questões, e perguntamos por caminhos, percursos, devires.In this paper, we work on bringing together, throughout five sections, philosophy, education and neuroscience, through thoughts of some authors such as Nietzsche, Spinoza, Deleuze, Bergson, Jaspers, Hannah Arendt, Ortega Y Gasset and Kapur. In the “Some kind of difficulty to understand attention” section we approach concepts related to Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). We suggest that a pharmacological treatment using psychostimulants may be understood as a way to program affections, since it interferes with the neural mechanism of the salience coding. We warn, in the segment “Some knowledge about the bodies”, about how the ability to pay attention or to stay focused is connected with how much affirmative engagement there is between the affected body and the body or the object affecting it. The characteristics of studying and of the student are problematized in “Some understading about education”, and we affirm: students study to learn about their own strengths and sensitivities, to reach the required competence to satisfy their needs, not someone else's. In “A way to wander and learn”, we talk about the cartographic capacity of the bodies — the ability to wander and select what raises the potency of thinking, experimenting and living. Lastly, in “Other possible paths” we resume ideas, we intertwine issues, and we ask about paths, routes, changes.Este artículo propone, en cinco secciones, una conexión entre la filosofía, la educación y la neurociencia, por el pensamiento de autores como Nietzsche, Spinoza, Deleuze, Bergson, Jaspers, Hannah Arendt, Ortega y Gasset y Kapur. En “Una especie de malentendido acerca de la atención”, conceptos relacionados con Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad (TDAH) son revisados. Sugerimos que el tratamiento farmacológico con psicoestimulantes puede funcionar como un medio de programación de afecciones, porque interfiere no mecanismo de la codificación neural. Hablamos en el segmento “A sabiduría del cuerpo” que la capacidad de un cuerpo para mantener la atención está estrechamente relacionada con el grado de implicación entre los cuerpos afectados. El estudio y el estudiante son tratados en “Una comprensión de la educación”: un estudiante estudia para aprender las propias fortalezas y sensibilidades, llegar a la enésima potencia de sus facultades, para responder a sus propias necesidades, no para satisfacer los deseos de los demás. En “Una manera de caminar y aprender”, hablamos de la capacidad cartográfica de los cuerpos — las capacidades de caminar, y elegir lo que aumenta el poder del pensamiento, la experiencia y el vivir. Por último, en “Otros caminos posibles” reanudamos ideas, entrelaçamos preguntas, y buscamos por caminos, rutas, devenires.application/pdfporChildhood & philosophy : international council for inquiry with children. Rio de Janeiro. Vol. 14, n. 29 (jan./abr. 2018), p. 259-278NeurociênciasFilosofiaAttentionEducationPhilosophyNeuroscienceAtenciónEducaciónFilosofíaNeurociênciaQuem são os autênticos intranquilos da contemporaneidade?info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001058352.pdf001058352.pdfTexto completoapplication/pdf434030http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177644/1/001058352.pdf860f76d483d74c863cadd3a45a2a9a7aMD51TEXT001058352.pdf.txt001058352.pdf.txtExtracted Texttext/plain47502http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/177644/2/001058352.pdf.txt6d5d7128bcf715d940acd640b8d6953fMD5210183/1776442020-07-01 03:38:08.647188oai:www.lume.ufrgs.br:10183/177644Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-01T06:38:08Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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