quem são os autênticos intranquilos da contemporaneidade?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: fernandes, rosana aparecida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: oliveira, josé menna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/25235
Resumo: O que leva um corpo a prestar atenção em determinado elemento e não em outro? O que afecta um corpo afecta os demais? O que faz um corpo querer envolver-se com um certo signo, situação ou problemática? Por que os corpos respondem diferentemente aos signos e aos contextos de ensino? Abordando, principalmente, o pensamento de Henri Bergson e Gilles Deleuze, os autores problematizam, neste ensaio, o conceito de atenção, propondo um diálogo entre educação, psiquiatria, filosofia e neurociências; investigam os conceitos de “reconhecimento automático” e de “reconhecimento atento”, construídos por Henri Bergson; e discutem implicações do diagnóstico e tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, a partir de estudos dos conceitos de “atenção” e de “aprender”. Tratar as possíveis “dificuldades” para a concentração em sala de aula como “dificuldades” e “dispersões” pode ser uma atitude incompatível com os aprendizados da ordem da criação e do pensamento, e um desconhecimento acerca da atuação da atenção. Nesse sentido, a ênfase dada pelas mídias ao Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, a popularização e banalização de conceitos nosológicos complexos em literatura de entretenimento — onde muitas vezes se elevam determinadas categorias diagnósticas de consistência questionável ao status de epidemias a ser combatidas — podem contribuir para a medicalização da população. Isso, por sua vez, pode concorrer para a mortificação da capacidade cartográfica dos corpos — a capacidade de transitar e selecionar o que aumenta a potência de pensar, experimentar e viver.
id UERJ-22_a36d463fb7757ff027910b70fc698810
oai_identifier_str oai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/25235
network_acronym_str UERJ-22
network_name_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling quem são os autênticos intranquilos da contemporaneidade?who are the authentic unquiet of contemporary times?AtençãoEducaçãoPsiquiatriaNeurociênciaattentioneducationphilosophyneuroscienceatencióneducaciónfilosofíaneurociência.O que leva um corpo a prestar atenção em determinado elemento e não em outro? O que afecta um corpo afecta os demais? O que faz um corpo querer envolver-se com um certo signo, situação ou problemática? Por que os corpos respondem diferentemente aos signos e aos contextos de ensino? Abordando, principalmente, o pensamento de Henri Bergson e Gilles Deleuze, os autores problematizam, neste ensaio, o conceito de atenção, propondo um diálogo entre educação, psiquiatria, filosofia e neurociências; investigam os conceitos de “reconhecimento automático” e de “reconhecimento atento”, construídos por Henri Bergson; e discutem implicações do diagnóstico e tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, a partir de estudos dos conceitos de “atenção” e de “aprender”. Tratar as possíveis “dificuldades” para a concentração em sala de aula como “dificuldades” e “dispersões” pode ser uma atitude incompatível com os aprendizados da ordem da criação e do pensamento, e um desconhecimento acerca da atuação da atenção. Nesse sentido, a ênfase dada pelas mídias ao Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, a popularização e banalização de conceitos nosológicos complexos em literatura de entretenimento — onde muitas vezes se elevam determinadas categorias diagnósticas de consistência questionável ao status de epidemias a ser combatidas — podem contribuir para a medicalização da população. Isso, por sua vez, pode concorrer para a mortificação da capacidade cartográfica dos corpos — a capacidade de transitar e selecionar o que aumenta a potência de pensar, experimentar e viver.Este artículo propone, en cinco secciones, una conexión entre la filosofía, la educación y laneurociencia, por el pensamiento de autores como Nietzsche, Spinoza, Deleuze, Bergson,Jaspers, Hannah Arendt, Ortega y Gasset y Kapur. En “Una especie de malentendidoacerca de la atención”, conceptos relacionados con Trastorno por Déficit de Atención conHiperactividad (TDAH) son revisados. Sugerimos que el tratamiento farmacológico conpsicoestimulantes puede funcionar como un medio de programación de afecciones,porque interfiere no mecanismo de la codificación neural. Hablamos en el segmento “Asabiduría del cuerpo” que la capacidad de un cuerpo para mantener la atención estáestrechamente relacionada con el grado de implicación entre los cuerpos afectados. Elestudio y el estudiante son tratados en “Una comprensión de la educación”: un estudianteestudia para aprender las propias fortalezas y sensibilidades, llegar a la enésima potenciade sus facultades, para responder a sus propias necesidades, no para satisfacer los deseosde los demás. En “Una manera de caminar y aprender”, hablamos de la capacidadcartográfica de los cuerpos — las capacidades de caminar, y elegir lo que aumenta elpoder del pensamiento, la experiencia y el vivir. Por último, en “Otros caminos posibles”reanudamos ideas, entrelaçamos preguntas, y buscamos por caminos, rutas, devenires.In this paper, we work on bringing together, throughout five sections, philosophy,education and neuroscience, through thoughts of some authors such as Nietzsche,Spinoza, Deleuze, Bergson, Jaspers, Hannah Arendt, Ortega Y Gasset and Kapur. In the“Some kind of difficulty to understand attention” section we approach concepts related toAttention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). We suggest that a pharmacologicaltreatment using psychostimulants may be understood as a way to program affections,since it interferes with the neural mechanism of the salience coding. We warn, in thesegment “Some knowledge about the bodies”, about how the ability to pay attention or tostay focused is connected with how much affirmative engagement there is between theaffected body and the body or the object affecting it. The characteristics of studying and ofthe student are problematized in “Some understading about education”, and we affirm:students study to learn about their own strengths and sensitivities, to reach the requiredcompetence to satisfy their needs, not someone else's. In “A way to wander and learn”,we talk about the cartographic capacity of the bodies — the ability to wander and select what raises the potency of thinking, experimenting and living. Lastly, in “Other possiblepaths” we resume ideas, we intertwine issues, and we ask about paths, routes, changes.Universidade do Estado do Rio de Janeiro2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/2523510.12957/childphilo.2018.25235childhood & philosophy; Vol. 14 Núm. 29 (2018): jan./apr.; 259-278childhood & philosophy; v. 14 n. 29 (2018): jan./abr.; 259-278childhood & philosophy; Vol. 14 No. 29 (2018): jan./apr.; 259-2781984-5987reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/25235/22951fernandes, rosana aparecidaoliveira, josé mennainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-21T21:23:02Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/25235Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhoodPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/childhood/oaiwokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com1984-59871984-5987opendoar:2018-03-21T21:23:02Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv quem são os autênticos intranquilos da contemporaneidade?
who are the authentic unquiet of contemporary times?
title quem são os autênticos intranquilos da contemporaneidade?
spellingShingle quem são os autênticos intranquilos da contemporaneidade?
fernandes, rosana aparecida
Atenção
Educação
Psiquiatria
Neurociência
attention
education
philosophy
neuroscience
atención
educación
filosofía
neurociência.
title_short quem são os autênticos intranquilos da contemporaneidade?
title_full quem são os autênticos intranquilos da contemporaneidade?
title_fullStr quem são os autênticos intranquilos da contemporaneidade?
title_full_unstemmed quem são os autênticos intranquilos da contemporaneidade?
title_sort quem são os autênticos intranquilos da contemporaneidade?
author fernandes, rosana aparecida
author_facet fernandes, rosana aparecida
oliveira, josé menna
author_role author
author2 oliveira, josé menna
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv fernandes, rosana aparecida
oliveira, josé menna
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção
Educação
Psiquiatria
Neurociência
attention
education
philosophy
neuroscience
atención
educación
filosofía
neurociência.
topic Atenção
Educação
Psiquiatria
Neurociência
attention
education
philosophy
neuroscience
atención
educación
filosofía
neurociência.
description O que leva um corpo a prestar atenção em determinado elemento e não em outro? O que afecta um corpo afecta os demais? O que faz um corpo querer envolver-se com um certo signo, situação ou problemática? Por que os corpos respondem diferentemente aos signos e aos contextos de ensino? Abordando, principalmente, o pensamento de Henri Bergson e Gilles Deleuze, os autores problematizam, neste ensaio, o conceito de atenção, propondo um diálogo entre educação, psiquiatria, filosofia e neurociências; investigam os conceitos de “reconhecimento automático” e de “reconhecimento atento”, construídos por Henri Bergson; e discutem implicações do diagnóstico e tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, a partir de estudos dos conceitos de “atenção” e de “aprender”. Tratar as possíveis “dificuldades” para a concentração em sala de aula como “dificuldades” e “dispersões” pode ser uma atitude incompatível com os aprendizados da ordem da criação e do pensamento, e um desconhecimento acerca da atuação da atenção. Nesse sentido, a ênfase dada pelas mídias ao Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, a popularização e banalização de conceitos nosológicos complexos em literatura de entretenimento — onde muitas vezes se elevam determinadas categorias diagnósticas de consistência questionável ao status de epidemias a ser combatidas — podem contribuir para a medicalização da população. Isso, por sua vez, pode concorrer para a mortificação da capacidade cartográfica dos corpos — a capacidade de transitar e selecionar o que aumenta a potência de pensar, experimentar e viver.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/25235
10.12957/childphilo.2018.25235
url https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/25235
identifier_str_mv 10.12957/childphilo.2018.25235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/25235/22951
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv childhood & philosophy; Vol. 14 Núm. 29 (2018): jan./apr.; 259-278
childhood & philosophy; v. 14 n. 29 (2018): jan./abr.; 259-278
childhood & philosophy; Vol. 14 No. 29 (2018): jan./apr.; 259-278
1984-5987
reponame:Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
collection Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Childhood & Philosophy (Rio de Janeiro. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv wokohan@gmail.com || wokohan@gmail.com
_version_ 1799317591225794560