Estratégias de acessibilidade em exposições : o uso do audioguia/Pentop no Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weber, Lubianca Montagner
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189754
Resumo: Este trabalho se propôs a analisar o audioguia/Pentop, uma tecnologia assistiva utilizada pelo Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo (MJJF) como uma estratégia comunicacional que possibilita a inclusão de pessoas com deficiência (PcD). Nessa perspectiva, analisei o objeto de estudo na exposição de longa duração O Solar que virou Museu: memórias e histórias, refletindo sobre sua importância na inclusão social e sua potencialidade como recurso de acessibilidade. O objetivo central da pesquisa foi problematizar a promoção da autonomia para o público com deficiência visual na visitação à exposição, trazendo aspectos de seu processo de concepção e utilização. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se como metodologia a análise documental, a fim de conhecer e questionar o objeto de estudo, bem como a audiodescrição nele contida sobre a exposição; observações e visitas in loco; além de entrevistas semiestruturadas com visitantes com deficiência visual ao MJJF e profissionais que participaram do processo de desenvolvimento do audioguia. Os principais conceitos que baseiam essa investigação foram de inclusão de Viviane Panelli Sarraf (2012); acessibilidade de Sarraf (2008) e Amanda Pinto da Fonseca Tojal (2015); autonomia de Tojal (2007); exposição como um meio de comunicação de Marília Xavier Cury (2005), Angela Blanco (2009) e Tojal (2015); e, comunicação museológica de Cury (2005a), os quais contribuíram para o embasamento teórico, juntamente com as referências na legislação brasileira sobre a temática. Os dados obtidos a partir das entrevistas e observações foram entrecruzados com produções de autores/as que possibilitaram a compreensão da acessibilidade nos espaços museológicos, bem como a utilização de tecnologias assistivas como estratégias comunicacionais em exposições que permitem a inclusão de PcD. O trabalho buscou responder aos questionamentos sobre autonomia referentes ao audioguia/Pentop na visitação de pessoas com deficiência visual no MJJF, de modo que se compreendeu a necessidade de reformulações da configuração atual do audioguia/Pentop, pois ele demonstra lacunas para ampla promoção da autonomia ao público com deficiência visual, sendo necessário refletir sobre novas estratégias comunicacionais que auxiliem na acessibilidade para promoção e inclusão desse público.
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Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se como metodologia a análise documental, a fim de conhecer e questionar o objeto de estudo, bem como a audiodescrição nele contida sobre a exposição; observações e visitas in loco; além de entrevistas semiestruturadas com visitantes com deficiência visual ao MJJF e profissionais que participaram do processo de desenvolvimento do audioguia. Os principais conceitos que baseiam essa investigação foram de inclusão de Viviane Panelli Sarraf (2012); acessibilidade de Sarraf (2008) e Amanda Pinto da Fonseca Tojal (2015); autonomia de Tojal (2007); exposição como um meio de comunicação de Marília Xavier Cury (2005), Angela Blanco (2009) e Tojal (2015); e, comunicação museológica de Cury (2005a), os quais contribuíram para o embasamento teórico, juntamente com as referências na legislação brasileira sobre a temática. Os dados obtidos a partir das entrevistas e observações foram entrecruzados com produções de autores/as que possibilitaram a compreensão da acessibilidade nos espaços museológicos, bem como a utilização de tecnologias assistivas como estratégias comunicacionais em exposições que permitem a inclusão de PcD. O trabalho buscou responder aos questionamentos sobre autonomia referentes ao audioguia/Pentop na visitação de pessoas com deficiência visual no MJJF, de modo que se compreendeu a necessidade de reformulações da configuração atual do audioguia/Pentop, pois ele demonstra lacunas para ampla promoção da autonomia ao público com deficiência visual, sendo necessário refletir sobre novas estratégias comunicacionais que auxiliem na acessibilidade para promoção e inclusão desse público.This paper proposed to analyze the audioguide/Pentop, an assistive technology used by the Porto Alegre Museum Joaquim José Felizardo (MJJF) as a communication strategy that allows the inclusion of people with disabilities (PwD). In this perspective, I analyzed the object of study in the long-term exhibition The Solar Museum: memories and stories, reflecting on its importance in social inclusion and, its potential as an accessibility resource. The main objective of the research was to problematize the promotion of autonomy for the visually impaired public in the visitation to the exhibition, bringing aspects of its creation and use process. For the development of the research, the documentary analysis was used as methodology, in order to know and question the object of study, as well as the audiodescription contained therein on the exposition; observations and visits in loco; as well as semi-structured interviews with visually impaired visitors to the MJJF and professionals who participated in the audioguide development process. The main concepts underlying this research were the inclusion of Viviane Panelli Sarraf (2012); accessibility of Sarraf (2008) and Amanda Pinto da Fonseca Tojal (2015); autonomy of Tojal (2007); exhibition as a means of communication by Marília Xavier Cury (2005), Angela Blanco (2009) and Tojal (2015); and museological communication Cury (2005a), which contributed to the theoretical basis, along with the references in the Brazilian legislation on the subject. The data obtained from the interviews and observations were interspersed with author 's productions that enabled the comprehension of accessibility in museum spaces, as well as the use of assistive technologies as communication strategies in expositions that allow the inclusion of PwD. The work sought to answer questions about autonomy regarding the audioguide/Pentop in the visitation of people with visual impairment in the MJJF, so that it was understood the need to reformulate the current configuration of the audioguide/Pentop, since it shows gaps for a wide promotion of autonomy public with visual impairment, and it is necessary to reflect on new communication strategies that help in the accessibility for the promotion and inclusion of this public.application/pdfporAcessibilidade comunicacionalExpografiaMuseum of Porto Alegre Joaquim José FelizardoAudioguide/PentopPeople with visual impairmentAccessibilityExhibitionsEstratégias de acessibilidade em exposições : o uso do audioguia/Pentop no Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Museologia: Bachareladograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001088429.pdf.txt001088429.pdf.txtExtracted Texttext/plain156507http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189754/2/001088429.pdf.txtfed197064473cddca323e71d3bf456f2MD52ORIGINAL001088429.pdfTexto completoapplication/pdf3729363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189754/1/001088429.pdf3a254fceddcb44222e872569118ffd3dMD5110183/1897542019-03-30 04:23:06.68974oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189754Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-03-30T07:23:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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