Comparação entre aula expositiva e aprendizagem baseada em problemas no desenvolvimento de conceitos e competências na engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Sibeli de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/206049
Resumo: Este trabalho tem por objetivo avaliar a aplicação da Aprendizagem Baseada em Problemas (comumente conhecida como Problem-Based Learning ou simplesmente PBL) como ferramenta para atender às novas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Engenharia, aprovadas em abril de 2019. Com o voluntariado de alguns alunos de engenharia da UFRGS, foi possível realizar um experimento para comparar a metodologia ativa de ensino PBL com as aulas expositivas comumente ministradas nas Instituições de Ensino Superior em Engenharia. Os voluntários foram divididos em turmas conforme disponibilidade dos mesmos e critérios que tinham por objetivo fazer das duas turmas as mais homogêneas possível. Abordando dois conteúdos auto-contidos presentes na súmula de Diagnóstico e Controle de Impactos Ambientais, disciplina obrigatória dos cursos de Engenharia Civil, Hídrica e Ambiental, e garantindo que nenhum voluntário tivesse cursado ou estivesse cursando a cadeira, o primeiro conteúdo foi ministrado com uma abordagem diferente (PBL e expositiva) em cada turma, invertendo-se a abordagem para o segundo conteúdo. Ao final de cada aula, os alunos foram submetidos a questionários de validação do conhecimento e de percepção sobre a experiência de aprendizagem. Os dados coletados e avaliados apresentaram vantagem da abordagem PBL tanto no que diz respeito ao conhecimento adquirido quanto nas habilidades desenvolvidas durante a aula. Ainda, mostrou como o uso de celulares e smartphones durante a aplicação do PBL pode contribuir para a construção do conhecimento de forma autônoma por parte dos alunos e trouxe à luz a possibilidade de montar uma aula PBL a partir da simplificação da apresentação já preparada para a aula expositiva.
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