Aprendizagem Baseada em Problemas: desenvolvimento de competências para o ensino em engenharia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-12092013-085201/ |
Resumo: | O modelo tradicional, em vigor no ensino em engenharia, tem se mostrado inadequado ao atual perfil esperado do profissional. Dessa forma, alguns poucos docentes têm procurado por maneiras de ensinar que prepare o engenheiro para o atual contexto e têm se empenhado em implementar em suas disciplinas o método Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL), visando proporcionar melhoria ao ensino em engenharia. No entanto, esses professores não têm em sua formação o preparo necessário para exercer a docência e, em geral, se espelham nas práticas dos professores que tiveram durante sua formação escolar e profissional. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo identificar competências docentes para o ensino por meio do método PBL, no papel de facilitador. A pesquisa envolveu quatro professores de engenharia de duas universidades públicas dos estados de São Paulo e Bahia. Os dados foram coletados por intermédio de entrevistas com três dos participantes e da observação de aulas de outro participante que foram registradas na forma de anotações de campo. Para analisar os dados foi usada a técnica análise de conteúdo temática. Os resultados da pesquisa qualitativa apontam a existência de competências no papel de facilitador, bem como de competências gerais de ensino. Além disso, indicam a necessidade do desenvolvimento e aperfeiçoamento de importantes competências, tanto pedagógicas, quanto associadas ao método PBL no papel de facilitador. Para competências relativas o PBL foi indicado maneiras de como desenvolver ou aperfeiçoá-las para o ensino como forma de proporcionar melhorias à qualidade do ensino e da aprendizagem em engenharia. A pesquisa, ainda, aponta caminhos na direção de pesquisas futuras. |
id |
USP_60969d120a9988768cb5662295367031 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-12092013-085201 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Aprendizagem Baseada em Problemas: desenvolvimento de competências para o ensino em engenhariaProblem-based learning: developing competences for teaching in engineeringAprendizagem Baseada em ProblemasCompetences developmentDesenvolvimento de competênciasEngineering educationEnsino em EngenhariaProblem Based LearningO modelo tradicional, em vigor no ensino em engenharia, tem se mostrado inadequado ao atual perfil esperado do profissional. Dessa forma, alguns poucos docentes têm procurado por maneiras de ensinar que prepare o engenheiro para o atual contexto e têm se empenhado em implementar em suas disciplinas o método Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL), visando proporcionar melhoria ao ensino em engenharia. No entanto, esses professores não têm em sua formação o preparo necessário para exercer a docência e, em geral, se espelham nas práticas dos professores que tiveram durante sua formação escolar e profissional. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo identificar competências docentes para o ensino por meio do método PBL, no papel de facilitador. A pesquisa envolveu quatro professores de engenharia de duas universidades públicas dos estados de São Paulo e Bahia. Os dados foram coletados por intermédio de entrevistas com três dos participantes e da observação de aulas de outro participante que foram registradas na forma de anotações de campo. Para analisar os dados foi usada a técnica análise de conteúdo temática. Os resultados da pesquisa qualitativa apontam a existência de competências no papel de facilitador, bem como de competências gerais de ensino. Além disso, indicam a necessidade do desenvolvimento e aperfeiçoamento de importantes competências, tanto pedagógicas, quanto associadas ao método PBL no papel de facilitador. Para competências relativas o PBL foi indicado maneiras de como desenvolver ou aperfeiçoá-las para o ensino como forma de proporcionar melhorias à qualidade do ensino e da aprendizagem em engenharia. A pesquisa, ainda, aponta caminhos na direção de pesquisas futuras.The traditional model in effect in the engineering education has proved inappropriate to the current profile expected of the professional. In this way, few professors have been looking for ways teaching to prepare the engineer for the current context and they have tried to implement the method Problem Based Leaning (PBL) in their disciplines aiming to provide a better education in engineering. However, these professors have no training in their preparation needed to pursue teaching practice and, in general, their practices are reflected in the practices of teachers who they had during their schooling and professional training. In this sense, this study aims to identify teaching skills for teaching through the PBL method in the role of facilitator. The research involved four engineering professors from two public universities in the states of São Paulo and Bahia. Data were collected through interviews with three participants and classroom observation of another participant that were recorded as field notes. To analyze the data we used the technique of thematic content analysis. The survey results indicate the existence of qualitative competences in the role of PBL facilitator and as well as competences regard to teaching. They also indicate the need for the development and improvement of both important competences to teach, as associated with the PBL method in the role of facilitator as a way to provide improvements to the quality of teaching and learning in engineering. For those competences related to PBL was indicated ways of developing or improving to the teaching to promote the quality of teaching and learning engineering education. The research also points out ways toward future research.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCazarini, Edson WalmirCasale, Adriana2013-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-12092013-085201/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:37Zoai:teses.usp.br:tde-12092013-085201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem Baseada em Problemas: desenvolvimento de competências para o ensino em engenharia Problem-based learning: developing competences for teaching in engineering |
title |
Aprendizagem Baseada em Problemas: desenvolvimento de competências para o ensino em engenharia |
spellingShingle |
Aprendizagem Baseada em Problemas: desenvolvimento de competências para o ensino em engenharia Casale, Adriana Aprendizagem Baseada em Problemas Competences development Desenvolvimento de competências Engineering education Ensino em Engenharia Problem Based Learning |
title_short |
Aprendizagem Baseada em Problemas: desenvolvimento de competências para o ensino em engenharia |
title_full |
Aprendizagem Baseada em Problemas: desenvolvimento de competências para o ensino em engenharia |
title_fullStr |
Aprendizagem Baseada em Problemas: desenvolvimento de competências para o ensino em engenharia |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem Baseada em Problemas: desenvolvimento de competências para o ensino em engenharia |
title_sort |
Aprendizagem Baseada em Problemas: desenvolvimento de competências para o ensino em engenharia |
author |
Casale, Adriana |
author_facet |
Casale, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cazarini, Edson Walmir |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casale, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Baseada em Problemas Competences development Desenvolvimento de competências Engineering education Ensino em Engenharia Problem Based Learning |
topic |
Aprendizagem Baseada em Problemas Competences development Desenvolvimento de competências Engineering education Ensino em Engenharia Problem Based Learning |
description |
O modelo tradicional, em vigor no ensino em engenharia, tem se mostrado inadequado ao atual perfil esperado do profissional. Dessa forma, alguns poucos docentes têm procurado por maneiras de ensinar que prepare o engenheiro para o atual contexto e têm se empenhado em implementar em suas disciplinas o método Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem Based Learning - PBL), visando proporcionar melhoria ao ensino em engenharia. No entanto, esses professores não têm em sua formação o preparo necessário para exercer a docência e, em geral, se espelham nas práticas dos professores que tiveram durante sua formação escolar e profissional. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo identificar competências docentes para o ensino por meio do método PBL, no papel de facilitador. A pesquisa envolveu quatro professores de engenharia de duas universidades públicas dos estados de São Paulo e Bahia. Os dados foram coletados por intermédio de entrevistas com três dos participantes e da observação de aulas de outro participante que foram registradas na forma de anotações de campo. Para analisar os dados foi usada a técnica análise de conteúdo temática. Os resultados da pesquisa qualitativa apontam a existência de competências no papel de facilitador, bem como de competências gerais de ensino. Além disso, indicam a necessidade do desenvolvimento e aperfeiçoamento de importantes competências, tanto pedagógicas, quanto associadas ao método PBL no papel de facilitador. Para competências relativas o PBL foi indicado maneiras de como desenvolver ou aperfeiçoá-las para o ensino como forma de proporcionar melhorias à qualidade do ensino e da aprendizagem em engenharia. A pesquisa, ainda, aponta caminhos na direção de pesquisas futuras. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-12092013-085201/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18157/tde-12092013-085201/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256991666274304 |