Potenciais evocados auditivos de longa latência em crianças com gagueira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/231036 |
Resumo: | Objetivo: Analisar os valores de latência e amplitude do Mismatch Negativity (MMN) e potencial cognitivo (P300) em crianças com gagueira, sem queixas auditivas, com limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade, comparando aos achados de um grupo controle. Método: Estudo transversal, do qual participaram 50 crianças de ambos os sexos, 15 com gagueira e 35 sem gagueira, entre 6 e 11 anos de idade, sem diagnóstico de patologias otológicas ou outras doenças. Todas as crianças realizaram uma avaliação audiológica periférica (Meatoscopia, Audiometria Tonal, Audiometria Vocal, Medidas de Imitância Acústica) e avaliação audiológica central (MMN e P300). Para avaliação da fluência, as crianças com gagueira realizaram anamnese específica, seguida da filmagem de uma fala espontânea, que foi transcrita e analisada quanto à severidade da gagueira. Resultados: Houve diferença significativa nas latências do MMN e do P300, assim como na amplitude do MMN. Conclusão: Verificou-se atraso nas latências do MMN e P300 nas crianças com gagueira, ao serem comparados com crianças do grupo controle. No grupo com gagueira, igualmente foram identificadas alterações na morfologia, bem como na amplitude da onda P300. |
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Jerônimo, Gislaine MachadoSleifer, Pricila2021-10-21T04:29:24Z2017http://hdl.handle.net/10183/231036001068563Objetivo: Analisar os valores de latência e amplitude do Mismatch Negativity (MMN) e potencial cognitivo (P300) em crianças com gagueira, sem queixas auditivas, com limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade, comparando aos achados de um grupo controle. Método: Estudo transversal, do qual participaram 50 crianças de ambos os sexos, 15 com gagueira e 35 sem gagueira, entre 6 e 11 anos de idade, sem diagnóstico de patologias otológicas ou outras doenças. Todas as crianças realizaram uma avaliação audiológica periférica (Meatoscopia, Audiometria Tonal, Audiometria Vocal, Medidas de Imitância Acústica) e avaliação audiológica central (MMN e P300). Para avaliação da fluência, as crianças com gagueira realizaram anamnese específica, seguida da filmagem de uma fala espontânea, que foi transcrita e analisada quanto à severidade da gagueira. Resultados: Houve diferença significativa nas latências do MMN e do P300, assim como na amplitude do MMN. Conclusão: Verificou-se atraso nas latências do MMN e P300 nas crianças com gagueira, ao serem comparados com crianças do grupo controle. No grupo com gagueira, igualmente foram identificadas alterações na morfologia, bem como na amplitude da onda P300.Purpose: To analyze the latency and amplitude values of Mismatch Negativity (MMN) and cognitive potential (P300) in children with stuttering, without auditory complaints, with auditory thresholds within the normality, comparing to the findings of a control group. Method: A cross-sectional study involving 50 children of both sexes, 15 with stuttering and 35 without stuttering, between 6 and 11 years of age, without diagnosis of otological pathology or other diseases. All children had a peripheral audiological evaluation (Meatoscopy, Tonal Audiometry, Vocal Audiometry, Acoustic Immitance Measures) and a central audiological evaluation (investigation of the MMN and P300). For the evaluation of fluency, all children with stuttering performed a specific anamnesis and were filmed in a spontaneous speech. Afterwards, the transcription was done, followed by speech analysis in order to classify the children according the severity of stuttering. Results: There was a significant difference in the latencies of MMN and P300, as well as in the amplitude of MMN. Conclusion: There was a significant delay in the latencies of MMN and P300 - in children with stuttering when compared to children in the control group. Changes in the morphology of the waves were found, as well as alteration in the amplitude of P300.application/pdfporEletrofisiologiaGagueiraAudiçãoFonoaudiologiaPotenciais evocados auditivosEletrophysiology, Evoked Potentials, Auditory, Stuttering, ChildrenPotenciais evocados auditivos de longa latência em crianças com gagueiraLong-latency auditory evoked potential in children with stuttering info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaFaculdade de OdontologiaPorto Alegre, BR-RS2017Fonoaudiologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001068563.pdf.txt001068563.pdf.txtExtracted Texttext/plain85721http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231036/2/001068563.pdf.txt354c4cc52f22be28475415c1d56c2d52MD52ORIGINAL001068563.pdfTexto completoapplication/pdf1570761http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231036/1/001068563.pdf96d476e4861a391a29bab5454e044fa5MD5110183/2310362021-11-20 05:57:16.645072oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231036Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:57:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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