Potenciais evocados auditivos de longa latência em crianças com gagueira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jerônimo, Gislaine Machado
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231036
Resumo: Objetivo: Analisar os valores de latência e amplitude do Mismatch Negativity (MMN) e potencial cognitivo (P300) em crianças com gagueira, sem queixas auditivas, com limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade, comparando aos achados de um grupo controle. Método: Estudo transversal, do qual participaram 50 crianças de ambos os sexos, 15 com gagueira e 35 sem gagueira, entre 6 e 11 anos de idade, sem diagnóstico de patologias otológicas ou outras doenças. Todas as crianças realizaram uma avaliação audiológica periférica (Meatoscopia, Audiometria Tonal, Audiometria Vocal, Medidas de Imitância Acústica) e avaliação audiológica central (MMN e P300). Para avaliação da fluência, as crianças com gagueira realizaram anamnese específica, seguida da filmagem de uma fala espontânea, que foi transcrita e analisada quanto à severidade da gagueira. Resultados: Houve diferença significativa nas latências do MMN e do P300, assim como na amplitude do MMN. Conclusão: Verificou-se atraso nas latências do MMN e P300 nas crianças com gagueira, ao serem comparados com crianças do grupo controle. No grupo com gagueira, igualmente foram identificadas alterações na morfologia, bem como na amplitude da onda P300.
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