Composição corporal de escolares da cidade de General Câmara, RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bergman, Gabriel Gustavo
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Moreira, Rodrigo Baptista, Lorenzi, Thiago Del Corona, Garlipp, Daniel Carlos, Marques, Alexandre Carriconde, Machado, Débora, Silva, Gustavo Marçal Gonçalves da, Silva, Marcelo Faria, Cardoso, Lisiane Torres e, Gaya, Adroaldo Cezar Araujo, Lemos, Adriana Torres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225001
Resumo: Diretamente ligado ao bem estar das pessoas, o acompanhamento da composição corporal se caracteriza como importante indicador do estado de saúde de uma população. Embasados por isto, os objetivos do presente estudo foram: delinear e comparar o perfil da composição corporal de jovens escolares do município de General Câmara, RS. As variáveis analisadas foram o percentual de gordura (%G), Massa Gorda (MG) e Massa Corporal Magra (MCM), em relação à idade cronológica e ao sexo. O estudo foi do tipo transversal, com uma amostra não aleatória voluntária composta por 407 alunos dos dois sexos, e idades entre de 10 a 16 anos. O percentual de gordura foi estimado mediante o uso das equações idealizadas por Slaughter et al. (1988). O método de abordagem é do tipo ex-post-facto, com técnica descritiva por sexo e idade cronológica. Para as análises descritivas utilizou-se as médias e desvios padrão das diferentes variáveis estudadas. Para detectar as possíveis diferenças entre sexos, foi utilizado o teste "t" (Student) para amostras independentes. As análises estatísticas foram realizadas no programa estatístico SPSS for Windows 10.0. Em relação ao percentual de gordura, os resultados sugerem que meninos e meninas não apresentam um desenvolvimento semelhante ao longo das idades. As meninas apresentam resultados superiores, principalmente a partir dos 11 anos, quando ocorre um aumento, ao passo que nos meninos o desenvolvimento ocorre de forma decrescente, existindo diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) entre os sexos, nas idades de 11, 12, 13, 14, 15 e 16 anos. Comparando a (MG) entre meninos e meninas, encontramos uma curva heterogênea entre os sexos.
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