Avaliação da qualidade da educação infantil : um estudo de caso numa perspectiva de participação da comunidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/152856 |
Resumo: | A presente pesquisa propôs-se investigar como a comunidade escolar de uma escola municipal de Educação Infantil situada no Vale do Rio Caí, no Rio Grande do Sul, se organiza, elabora e executa suas práticas avaliativas na busca pela qualidade do ensino oferecido às crianças pequenas de 2 e 3 anos de idade. A problemática da pesquisa versou em torno da questão sobre como esta escola pode oferecer um atendimento de qualidade às crianças pequenas com o apoio da comunidade. O estudo teve como objetivo realizar um mapeamento de ações que favorecem a implementação de práticas avaliativas de curto e longo prazo da escola, visando formular indicadores próprios de qualidade na Educação Infantil. A metodologia investigativa caracteriza-se como um estudo de caso e como técnicas foram utilizadas a análise documental, entrevistas semiestruturadas e questionários estruturados junto à comunidade escolar. A análise dos dados deu-se por categorias e os resultados mostram que estrutura física, relação entre pais e professoras, formação de professoras, alimentação escolar e cuidados afetivos são, para a comunidade escolar, os principais indicadores de qualidade da Educação Infantil. A investigação é concluída mapeando-se e refletindo-se sobre as ações da comunidade escolar no que se refere à oferta de Educação Infantil com qualidade. Vê-se que estas devem continuamente ser revistas, implantadas e acompanhadas, e o mesmo vale para ações de gestão e financiamento de recursos na Educação Infantil para o atendimento de crianças pequenas. |
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