A escassa participação dos pais na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/151636 |
Resumo: | O presente trabalho versa sobre a educação infantil em uma escola central de Cruz Alta – RS, nele podemos mostrar os problemas da falta de democracia da educação, a tentativa de formulação de um projeto político pedagógico e a pouca participação da comunidade e de alguns setores da escola. Mostrando que às vezes a visão democrática do gestor não consegue prevalecer sobre outros interesses. Neste trabalho discuto com autores como Paulo Freire, Paro, Veiga e com a Constituição Federal do Brasil, trata de uma pesquisa-ação como metodologia da pesquisa onde discuto com Tripp, Richardson e Franco. Realizo uma pesquisa na comunidade sobre como a participação e as gestões democráticas trabalham a participação ou falta dela, a pouca participação do setor dos profissionais que atuam na escola e o aumento de vagas na escola. Trago para a discussão o que acontece no dia-a-dia dentro de uma escola entre direção democrática e pais com pouca participação e funcionários não comprometidos. Também discuto a gestão democrática e os problemas da falta de continuidade da gestão na escola. |
id |
UFRGS-2_4b48fb9c5901518642b845be76e43fa9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151636 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Fernanda Henriques VargasUmann, Jorge Miguel Bonatto2017-02-14T02:23:25Z2015http://hdl.handle.net/10183/151636001009022O presente trabalho versa sobre a educação infantil em uma escola central de Cruz Alta – RS, nele podemos mostrar os problemas da falta de democracia da educação, a tentativa de formulação de um projeto político pedagógico e a pouca participação da comunidade e de alguns setores da escola. Mostrando que às vezes a visão democrática do gestor não consegue prevalecer sobre outros interesses. Neste trabalho discuto com autores como Paulo Freire, Paro, Veiga e com a Constituição Federal do Brasil, trata de uma pesquisa-ação como metodologia da pesquisa onde discuto com Tripp, Richardson e Franco. Realizo uma pesquisa na comunidade sobre como a participação e as gestões democráticas trabalham a participação ou falta dela, a pouca participação do setor dos profissionais que atuam na escola e o aumento de vagas na escola. Trago para a discussão o que acontece no dia-a-dia dentro de uma escola entre direção democrática e pais com pouca participação e funcionários não comprometidos. Também discuto a gestão democrática e os problemas da falta de continuidade da gestão na escola.application/pdfporEducação infantilParticipaçãoGestão democráticaComunidade escolarA escassa participação dos pais na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009022.pdf001009022.pdfTexto completoapplication/pdf334753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151636/1/001009022.pdfb58947a3d68e5cde4a60ce1222e67493MD51TEXT001009022.pdf.txt001009022.pdf.txtExtracted Texttext/plain53860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151636/2/001009022.pdf.txt74dc0ab57dd3e6bcf42764c2148ee3fbMD5210183/1516362017-02-15 02:27:28.789178oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151636Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A escassa participação dos pais na educação infantil |
title |
A escassa participação dos pais na educação infantil |
spellingShingle |
A escassa participação dos pais na educação infantil Martins, Fernanda Henriques Vargas Educação infantil Participação Gestão democrática Comunidade escolar |
title_short |
A escassa participação dos pais na educação infantil |
title_full |
A escassa participação dos pais na educação infantil |
title_fullStr |
A escassa participação dos pais na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A escassa participação dos pais na educação infantil |
title_sort |
A escassa participação dos pais na educação infantil |
author |
Martins, Fernanda Henriques Vargas |
author_facet |
Martins, Fernanda Henriques Vargas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Fernanda Henriques Vargas |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Umann, Jorge Miguel Bonatto |
contributor_str_mv |
Umann, Jorge Miguel Bonatto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Participação Gestão democrática Comunidade escolar |
topic |
Educação infantil Participação Gestão democrática Comunidade escolar |
description |
O presente trabalho versa sobre a educação infantil em uma escola central de Cruz Alta – RS, nele podemos mostrar os problemas da falta de democracia da educação, a tentativa de formulação de um projeto político pedagógico e a pouca participação da comunidade e de alguns setores da escola. Mostrando que às vezes a visão democrática do gestor não consegue prevalecer sobre outros interesses. Neste trabalho discuto com autores como Paulo Freire, Paro, Veiga e com a Constituição Federal do Brasil, trata de uma pesquisa-ação como metodologia da pesquisa onde discuto com Tripp, Richardson e Franco. Realizo uma pesquisa na comunidade sobre como a participação e as gestões democráticas trabalham a participação ou falta dela, a pouca participação do setor dos profissionais que atuam na escola e o aumento de vagas na escola. Trago para a discussão o que acontece no dia-a-dia dentro de uma escola entre direção democrática e pais com pouca participação e funcionários não comprometidos. Também discuto a gestão democrática e os problemas da falta de continuidade da gestão na escola. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-02-14T02:23:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/151636 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001009022 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/151636 |
identifier_str_mv |
001009022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151636/1/001009022.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151636/2/001009022.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b58947a3d68e5cde4a60ce1222e67493 74dc0ab57dd3e6bcf42764c2148ee3fb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447187993133056 |