A escassa participação dos pais na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Fernanda Henriques Vargas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151636
Resumo: O presente trabalho versa sobre a educação infantil em uma escola central de Cruz Alta – RS, nele podemos mostrar os problemas da falta de democracia da educação, a tentativa de formulação de um projeto político pedagógico e a pouca participação da comunidade e de alguns setores da escola. Mostrando que às vezes a visão democrática do gestor não consegue prevalecer sobre outros interesses. Neste trabalho discuto com autores como Paulo Freire, Paro, Veiga e com a Constituição Federal do Brasil, trata de uma pesquisa-ação como metodologia da pesquisa onde discuto com Tripp, Richardson e Franco. Realizo uma pesquisa na comunidade sobre como a participação e as gestões democráticas trabalham a participação ou falta dela, a pouca participação do setor dos profissionais que atuam na escola e o aumento de vagas na escola. Trago para a discussão o que acontece no dia-a-dia dentro de uma escola entre direção democrática e pais com pouca participação e funcionários não comprometidos. Também discuto a gestão democrática e os problemas da falta de continuidade da gestão na escola.
id UFRGS-2_4b48fb9c5901518642b845be76e43fa9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151636
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Fernanda Henriques VargasUmann, Jorge Miguel Bonatto2017-02-14T02:23:25Z2015http://hdl.handle.net/10183/151636001009022O presente trabalho versa sobre a educação infantil em uma escola central de Cruz Alta – RS, nele podemos mostrar os problemas da falta de democracia da educação, a tentativa de formulação de um projeto político pedagógico e a pouca participação da comunidade e de alguns setores da escola. Mostrando que às vezes a visão democrática do gestor não consegue prevalecer sobre outros interesses. Neste trabalho discuto com autores como Paulo Freire, Paro, Veiga e com a Constituição Federal do Brasil, trata de uma pesquisa-ação como metodologia da pesquisa onde discuto com Tripp, Richardson e Franco. Realizo uma pesquisa na comunidade sobre como a participação e as gestões democráticas trabalham a participação ou falta dela, a pouca participação do setor dos profissionais que atuam na escola e o aumento de vagas na escola. Trago para a discussão o que acontece no dia-a-dia dentro de uma escola entre direção democrática e pais com pouca participação e funcionários não comprometidos. Também discuto a gestão democrática e os problemas da falta de continuidade da gestão na escola.application/pdfporEducação infantilParticipaçãoGestão democráticaComunidade escolarA escassa participação dos pais na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoCurso de Especialização em Gestão Escolarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001009022.pdf001009022.pdfTexto completoapplication/pdf334753http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151636/1/001009022.pdfb58947a3d68e5cde4a60ce1222e67493MD51TEXT001009022.pdf.txt001009022.pdf.txtExtracted Texttext/plain53860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151636/2/001009022.pdf.txt74dc0ab57dd3e6bcf42764c2148ee3fbMD5210183/1516362017-02-15 02:27:28.789178oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151636Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2017-02-15T04:27:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escassa participação dos pais na educação infantil
title A escassa participação dos pais na educação infantil
spellingShingle A escassa participação dos pais na educação infantil
Martins, Fernanda Henriques Vargas
Educação infantil
Participação
Gestão democrática
Comunidade escolar
title_short A escassa participação dos pais na educação infantil
title_full A escassa participação dos pais na educação infantil
title_fullStr A escassa participação dos pais na educação infantil
title_full_unstemmed A escassa participação dos pais na educação infantil
title_sort A escassa participação dos pais na educação infantil
author Martins, Fernanda Henriques Vargas
author_facet Martins, Fernanda Henriques Vargas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Fernanda Henriques Vargas
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Umann, Jorge Miguel Bonatto
contributor_str_mv Umann, Jorge Miguel Bonatto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Participação
Gestão democrática
Comunidade escolar
topic Educação infantil
Participação
Gestão democrática
Comunidade escolar
description O presente trabalho versa sobre a educação infantil em uma escola central de Cruz Alta – RS, nele podemos mostrar os problemas da falta de democracia da educação, a tentativa de formulação de um projeto político pedagógico e a pouca participação da comunidade e de alguns setores da escola. Mostrando que às vezes a visão democrática do gestor não consegue prevalecer sobre outros interesses. Neste trabalho discuto com autores como Paulo Freire, Paro, Veiga e com a Constituição Federal do Brasil, trata de uma pesquisa-ação como metodologia da pesquisa onde discuto com Tripp, Richardson e Franco. Realizo uma pesquisa na comunidade sobre como a participação e as gestões democráticas trabalham a participação ou falta dela, a pouca participação do setor dos profissionais que atuam na escola e o aumento de vagas na escola. Trago para a discussão o que acontece no dia-a-dia dentro de uma escola entre direção democrática e pais com pouca participação e funcionários não comprometidos. Também discuto a gestão democrática e os problemas da falta de continuidade da gestão na escola.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151636
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001009022
url http://hdl.handle.net/10183/151636
identifier_str_mv 001009022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151636/1/001009022.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151636/2/001009022.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b58947a3d68e5cde4a60ce1222e67493
74dc0ab57dd3e6bcf42764c2148ee3fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447187993133056