A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Murilo Campos Rocha
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ramos, Josefa Edileide Santos, Borba, Marcelo da Costa, Schultz, Glauco, Revillion, Jean Philippe Palma
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254552
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar as estratégias praticadas pelas organizações que atuam no agronegócio. Como aspecto metodológico foi utilizada uma revisão sistemática da literatura em base bibliográfica de alcance mundial. Os resultados mostram os desafios de escolha e implementação das estratégias tomadas pelasorganizações frente ao mercado. Foram identificadas estratégias como marketing regional, segmentação de mercado, potencial turístico, agroturismo, de investimento, modelos para lidar com incertezas e riscos, reputação e imagem do produto. Em que as escolhas estratégicas dependem dos objetivos pretendidos pelas organizações e dos cenários em que elas se encontram, assim como, os tipos de estratégias tomadas para o alcance do sucesso organizacional. Os resultados também corroboram para a identificação de recursos –ativos humanos, físicos, financeiros, institucionais, coletivo, identidade empresarial -, e capacidades dinâmicas – aprendizagem organizacional, construção de relacionamento, gestão da qualidade e comercialização. As estratégias envolvem a promoçãoda sustentabilidade rural pela proveniência e cogovernança dos negócios rurais com o uso de sistema de gestão ambiental e desenvolvimento de serviços ecossistêmicos.
id UFRGS-2_0af998dc9bd5b5eb1e36397bddf598e1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254552
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Murilo Campos RochaRamos, Josefa Edileide SantosBorba, Marcelo da CostaSchultz, GlaucoRevillion, Jean Philippe Palma2023-02-10T04:55:01Z20221984-3526http://hdl.handle.net/10183/254552001146134Este estudo tem por objetivo analisar as estratégias praticadas pelas organizações que atuam no agronegócio. Como aspecto metodológico foi utilizada uma revisão sistemática da literatura em base bibliográfica de alcance mundial. Os resultados mostram os desafios de escolha e implementação das estratégias tomadas pelasorganizações frente ao mercado. Foram identificadas estratégias como marketing regional, segmentação de mercado, potencial turístico, agroturismo, de investimento, modelos para lidar com incertezas e riscos, reputação e imagem do produto. Em que as escolhas estratégicas dependem dos objetivos pretendidos pelas organizações e dos cenários em que elas se encontram, assim como, os tipos de estratégias tomadas para o alcance do sucesso organizacional. Os resultados também corroboram para a identificação de recursos –ativos humanos, físicos, financeiros, institucionais, coletivo, identidade empresarial -, e capacidades dinâmicas – aprendizagem organizacional, construção de relacionamento, gestão da qualidade e comercialização. As estratégias envolvem a promoçãoda sustentabilidade rural pela proveniência e cogovernança dos negócios rurais com o uso de sistema de gestão ambiental e desenvolvimento de serviços ecossistêmicos.Strategy research has become increasingly relevant to agribusiness organizations. Thus, this study aims to analyse the theme practiced by organizations that work in agribusiness. As a methodological aspect, a systematic literature review in a worldwide bibliographic base was used. The results showed the challenges of choosing and implementing the strategies taken by organizations in the face of the market. Strategies such as regional marketing, market segmentation, tourism potential, agrotourism, investment, models to deal with uncertainties and risks, reputation and product image were identified. In which strategic choices depend on the objectives intended by organizations and the scenarios in which they find themselves, as well as the types of strategies taken to achieve organizational success. The results also corroborate the identification of resources - human, physical, financial, institutional, collective, corporate identity - and dynamic capabilities - organizational learning, relationship building, quality management and marketing assets. The strategies involve the promotion of rural sustainability through the provenance and co-governance of rural businesses with the use of an environmental management system and the development of ecosystem services.application/pdfporRevista Tecnologia e Sociedade. Curitiba. Vol. 18, n. 52 (2022), p. 285-307AgronegócioAgronegóciosMarketingVantagem competitivaTransferência tecnológicaEstratégia empresarialResource dependencyMarketing capabilitiesTechnology transferSupply chainsA dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócioThe dynamic analysis of strategic business actions in agribusiness info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146134.pdf.txt001146134.pdf.txtExtracted Texttext/plain69298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254552/2/001146134.pdf.txt5e5002eb1dcb25c3c5627d93d1aedb45MD52ORIGINAL001146134.pdfTexto completoapplication/pdf513639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254552/1/001146134.pdf5822b5f77b9d5366cfe3102c516ce33fMD5110183/2545522023-02-11 06:05:05.833882oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254552Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-11T08:05:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The dynamic analysis of strategic business actions in agribusiness
title A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
spellingShingle A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
Lima, Murilo Campos Rocha
Agronegócio
Agronegócios
Marketing
Vantagem competitiva
Transferência tecnológica
Estratégia empresarial
Resource dependency
Marketing capabilities
Technology transfer
Supply chains
title_short A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
title_full A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
title_fullStr A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
title_full_unstemmed A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
title_sort A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
author Lima, Murilo Campos Rocha
author_facet Lima, Murilo Campos Rocha
Ramos, Josefa Edileide Santos
Borba, Marcelo da Costa
Schultz, Glauco
Revillion, Jean Philippe Palma
author_role author
author2 Ramos, Josefa Edileide Santos
Borba, Marcelo da Costa
Schultz, Glauco
Revillion, Jean Philippe Palma
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Murilo Campos Rocha
Ramos, Josefa Edileide Santos
Borba, Marcelo da Costa
Schultz, Glauco
Revillion, Jean Philippe Palma
dc.subject.por.fl_str_mv Agronegócio
Agronegócios
Marketing
Vantagem competitiva
Transferência tecnológica
Estratégia empresarial
topic Agronegócio
Agronegócios
Marketing
Vantagem competitiva
Transferência tecnológica
Estratégia empresarial
Resource dependency
Marketing capabilities
Technology transfer
Supply chains
dc.subject.eng.fl_str_mv Resource dependency
Marketing capabilities
Technology transfer
Supply chains
description Este estudo tem por objetivo analisar as estratégias praticadas pelas organizações que atuam no agronegócio. Como aspecto metodológico foi utilizada uma revisão sistemática da literatura em base bibliográfica de alcance mundial. Os resultados mostram os desafios de escolha e implementação das estratégias tomadas pelasorganizações frente ao mercado. Foram identificadas estratégias como marketing regional, segmentação de mercado, potencial turístico, agroturismo, de investimento, modelos para lidar com incertezas e riscos, reputação e imagem do produto. Em que as escolhas estratégicas dependem dos objetivos pretendidos pelas organizações e dos cenários em que elas se encontram, assim como, os tipos de estratégias tomadas para o alcance do sucesso organizacional. Os resultados também corroboram para a identificação de recursos –ativos humanos, físicos, financeiros, institucionais, coletivo, identidade empresarial -, e capacidades dinâmicas – aprendizagem organizacional, construção de relacionamento, gestão da qualidade e comercialização. As estratégias envolvem a promoçãoda sustentabilidade rural pela proveniência e cogovernança dos negócios rurais com o uso de sistema de gestão ambiental e desenvolvimento de serviços ecossistêmicos.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-10T04:55:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254552
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1984-3526
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001146134
identifier_str_mv 1984-3526
001146134
url http://hdl.handle.net/10183/254552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Tecnologia e Sociedade. Curitiba. Vol. 18, n. 52 (2022), p. 285-307
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254552/2/001146134.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254552/1/001146134.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5e5002eb1dcb25c3c5627d93d1aedb45
5822b5f77b9d5366cfe3102c516ce33f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225080357781504