Uma infância produzida na sociedade de consumidores : práticas da educação Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Alice Stephanie Tapia
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Duarte, Cláudia Glavam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165929
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir a infância produzida em meio às práticas pedagógicas nas aulas de matemática, especificamente aquelas ligadas ao consumo. Inicialmente apresentamos elementos de um estudo teórico sobre a infância que nos permite compreendê-la como uma construção, contrapondo discursos que a colocam em um lugar naturalizado e essencializado. Em um segundo momento, discorremos brevemente sobre aspectos da sociedade de consumidores em suas interfaces com a infância. A partir deste referencial teórico e de ferramentas advindas da análise do discurso na perspectiva foucaultiana, analisamos alguns exemplares da Revista Nova Escola, publicados entre os anos de 1986 e 2016. A partir de atividades que sugerem situações de compra e venda, análise de lucros ou prejuízos, comparações de preços, dentre outras, sugerimos que o ensino de matemática também contribui, mesmo que de forma sutil, para fabricação da criança enquanto futuro consumidor. Conforme identificamos nas revistas, o enunciado que afirma que “a matemática ajuda a formar o futuro sujeito consumidor” está entrelaçado a outros dois: “é importante trabalhar com a realidade dos alunos” e “é necessário formar um aluno crítico”, tão caros ao discurso da Educação Matemática. Portanto, este estudo pretende contribuir para as discussões no âmbito da formação de professores relacionadas à infância e a constituição de sujeitos por meio de práticas pedagógicas.
id UFRGS-2_0b4eabd80ab35de0e66ea80e0be1fd6d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165929
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sartori, Alice Stephanie TapiaDuarte, Cláudia Glavam2017-08-30T02:34:25Z20172237-1648http://hdl.handle.net/10183/165929001045940Este artigo tem como objetivo discutir a infância produzida em meio às práticas pedagógicas nas aulas de matemática, especificamente aquelas ligadas ao consumo. Inicialmente apresentamos elementos de um estudo teórico sobre a infância que nos permite compreendê-la como uma construção, contrapondo discursos que a colocam em um lugar naturalizado e essencializado. Em um segundo momento, discorremos brevemente sobre aspectos da sociedade de consumidores em suas interfaces com a infância. A partir deste referencial teórico e de ferramentas advindas da análise do discurso na perspectiva foucaultiana, analisamos alguns exemplares da Revista Nova Escola, publicados entre os anos de 1986 e 2016. A partir de atividades que sugerem situações de compra e venda, análise de lucros ou prejuízos, comparações de preços, dentre outras, sugerimos que o ensino de matemática também contribui, mesmo que de forma sutil, para fabricação da criança enquanto futuro consumidor. Conforme identificamos nas revistas, o enunciado que afirma que “a matemática ajuda a formar o futuro sujeito consumidor” está entrelaçado a outros dois: “é importante trabalhar com a realidade dos alunos” e “é necessário formar um aluno crítico”, tão caros ao discurso da Educação Matemática. Portanto, este estudo pretende contribuir para as discussões no âmbito da formação de professores relacionadas à infância e a constituição de sujeitos por meio de práticas pedagógicas.This article aims to discuss the childhood produced in pedagogical practices in math classes, specifically those related to consumption. Initially we present elements of a theoretical study about childhood that allows us to understand it’s as a construction, contrasting with discourses that place it in a naturalized and essentialized place. In a second moment, we briefly discuss aspects of the consumers’ society in their interfaces with childhood. From this theoretical reference and tools derived from the analysis of the discourse in the Foucauldian perspective, we have analyzed some editions of Revista Nova Escola, published between the years 1986 and 2016. From activities that suggest situations of buying and selling, profit analysis, or Price comparisons, among others, we suggest that the teaching of mathematics also contributes to the child's production as a future consumer. As we have identified in the journals, the statement that "Mathematics helps to form the future consumer subject" is interwoven with two others: "it is important to consider the students' reality" and "it is necessary to form a critical student", all of them so important to the Mathematics Education discourse. Therefore, this study intends to contribute to the discussions in the scope of teacher education related to childhood and the constitution of subjects through pedagogical practices.application/pdfporRevista Educação, Cultura e Sociedade [recurso eletrônico]. Sinop, MT : UNEMAT, 2017. Vol. 7, n. 2 (jul./dez. 2017), p. 632-646Educação MatemáticaSociedade de consumoInfânciaChildhoodConsumer societyMathematics educationUma infância produzida na sociedade de consumidores : práticas da educação MatemáticaThe childhood produced in the consumers’ society: practices of mathematics educationinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001045940.pdf001045940.pdfTexto completoapplication/pdf452326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165929/1/001045940.pdf4f761404459181985cc58ed346082526MD51TEXT001045940.pdf.txt001045940.pdf.txtExtracted Texttext/plain42953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165929/2/001045940.pdf.txtce53a707273f84dd3cdfb02b8f6ed3efMD52THUMBNAIL001045940.pdf.jpg001045940.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165929/3/001045940.pdf.jpgfe68b5e48a2f129f6d3cc0de0236b9f9MD5310183/1659292022-04-20 04:52:53.886853oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165929Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:52:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma infância produzida na sociedade de consumidores : práticas da educação Matemática
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The childhood produced in the consumers’ society: practices of mathematics education
title Uma infância produzida na sociedade de consumidores : práticas da educação Matemática
spellingShingle Uma infância produzida na sociedade de consumidores : práticas da educação Matemática
Sartori, Alice Stephanie Tapia
Educação Matemática
Sociedade de consumo
Infância
Childhood
Consumer society
Mathematics education
title_short Uma infância produzida na sociedade de consumidores : práticas da educação Matemática
title_full Uma infância produzida na sociedade de consumidores : práticas da educação Matemática
title_fullStr Uma infância produzida na sociedade de consumidores : práticas da educação Matemática
title_full_unstemmed Uma infância produzida na sociedade de consumidores : práticas da educação Matemática
title_sort Uma infância produzida na sociedade de consumidores : práticas da educação Matemática
author Sartori, Alice Stephanie Tapia
author_facet Sartori, Alice Stephanie Tapia
Duarte, Cláudia Glavam
author_role author
author2 Duarte, Cláudia Glavam
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Alice Stephanie Tapia
Duarte, Cláudia Glavam
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Sociedade de consumo
Infância
topic Educação Matemática
Sociedade de consumo
Infância
Childhood
Consumer society
Mathematics education
dc.subject.eng.fl_str_mv Childhood
Consumer society
Mathematics education
description Este artigo tem como objetivo discutir a infância produzida em meio às práticas pedagógicas nas aulas de matemática, especificamente aquelas ligadas ao consumo. Inicialmente apresentamos elementos de um estudo teórico sobre a infância que nos permite compreendê-la como uma construção, contrapondo discursos que a colocam em um lugar naturalizado e essencializado. Em um segundo momento, discorremos brevemente sobre aspectos da sociedade de consumidores em suas interfaces com a infância. A partir deste referencial teórico e de ferramentas advindas da análise do discurso na perspectiva foucaultiana, analisamos alguns exemplares da Revista Nova Escola, publicados entre os anos de 1986 e 2016. A partir de atividades que sugerem situações de compra e venda, análise de lucros ou prejuízos, comparações de preços, dentre outras, sugerimos que o ensino de matemática também contribui, mesmo que de forma sutil, para fabricação da criança enquanto futuro consumidor. Conforme identificamos nas revistas, o enunciado que afirma que “a matemática ajuda a formar o futuro sujeito consumidor” está entrelaçado a outros dois: “é importante trabalhar com a realidade dos alunos” e “é necessário formar um aluno crítico”, tão caros ao discurso da Educação Matemática. Portanto, este estudo pretende contribuir para as discussões no âmbito da formação de professores relacionadas à infância e a constituição de sujeitos por meio de práticas pedagógicas.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-30T02:34:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165929
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2237-1648
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001045940
identifier_str_mv 2237-1648
001045940
url http://hdl.handle.net/10183/165929
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Educação, Cultura e Sociedade [recurso eletrônico]. Sinop, MT : UNEMAT, 2017. Vol. 7, n. 2 (jul./dez. 2017), p. 632-646
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165929/1/001045940.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165929/2/001045940.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165929/3/001045940.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f761404459181985cc58ed346082526
ce53a707273f84dd3cdfb02b8f6ed3ef
fe68b5e48a2f129f6d3cc0de0236b9f9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447643534393344