Ritmo da fala na língua de sinais : complementaridade entre dois sistemas de comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana Feller Gonçalves da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37907
Resumo: A literatura tem enfatizado a importância do profissional com surdez no ensino de alunos surdos para que a apropriação da língua de sinais ocorra de forma natural. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi analisar a execução da língua de sinais por professores ouvintes investigando se a língua oral influencia a língua de sinais através do som. A coleta foi realizada com 15 participantes, com idades entre 26 e 54 anos. Resultados: Nessa amostra, 73.3% dos sujeitos falam enquanto sinalizam e 86,7% deles fazem movimentos que coincidem com o número de sons de mais de 50% das palavras alvo. A fluência e a freqüência de sobreposição de códigos na língua de sinais não estão relacionadas ao tempo de contato dos ouvintes com a língua (p=0,31). Conclusões: Observa-se que a língua de sinais, quando utilizada por um ouvinte é, de certa forma, contaminada pela língua oral. Esperamos, através deste estudo, contribuir nas reflexões sobre o ensino e educação de crianças surdas por ouvintes, assim como sobre o processo de capacitação de instrutores/professores e intérpretes da língua de sinais.
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