O "bluff" artístico : 1º Salão Moderno de Artes Plásticas do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Cecília
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274621
Resumo: O 1º Salão Moderno de Artes Plásticas do Rio Grande do Sul inaugurou em 3 de janeiro de 1942 na Casa da Cama Patente, em Porto Alegre. A mostra terminou em 6 de janeiro, e um manifesto assinado pelos organizadores, Osvaldo Goidanich (1917—1995), Guido Mondin Filho (1912—2000), Edgar Koetz (1914—1969), e João Faria Viana (1905—1975), foi lido durante a solenidade de encerramento, um jantar em que se reuniram críticos de arte, jornalistas e os próprios artistas da mostra. O manifesto demonstra que a exposição foi um blefe dos artistas, de acordo com a documentação nos jornais Correio do Povo e Diário de Notícias. A falsa exposição de artes plásticas reuniu 48 obras improvisadas, disfarçadas de arte moderna, buscando nomear o Modernismo como uma armação e desmoralizá-lo para o público riograndense. A presente monografia pretende retomar a história do Salão, a partir de revisão das críticas de arte em jornais (1942) e da historiografia local, além de analisar a recusa inicial do Modernismo no Rio Grande do Sul.
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