I Congresso Brasileiro de Arte e I Salão Pan-Americano de Arte (1958) : o lugar da arte em debate
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/230601 |
Resumo: | Esta pesquisa discute dois importantes eventos promovidos pelo Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul (IBA-RS, atual Instituto de Artes da UFRGS) no ano de 1958: o I Congresso Brasileiro de Arte e o I Salão Pan-Americano de Arte. Idealizados para celebrar os cinquenta anos da instituição, ambos foram organizados por uma competente equipe comandada pelo então diretor do IBA, Tasso Bolívar Dias Corrêa. Acontecimentos de relevância nacional, o congresso e o salão atraíram a Porto Alegre centenas de artistas, críticos e jornalistas, e seu impacto pode ser observado pela expressiva repercussão na mídia impressa do período, que soma mais de 250 reportagens e notas publicadas em jornais e revistas do País. Os eventos reuniram: [1] no Congresso, cerca de 400 intelectuais de várias regiões do Brasil, que discutiram questões relativas às artes visuais, à literatura, à música, ao teatro e à arquitetura, muitas das quais ainda tristemente atuais nos dias de hoje, como a valorização do artista e a importância do investimento na educação para a arte e na formação de público; já [2] no Salão, foram vistas obras de artistas oriundos de diversos estados brasileiros, bem como de países do continente, com destaque para a representação uruguaia, que exibiu obras articuladas, majoritariamente, a uma visualidade abstrato-construtivista, o que havia de mais inovador naquele momento. A partir de amplo levantamento e análise de documentos, sobretudo de textos de imprensa preservados junto ao Arquivo Histórico do Instituto de Artes da UFRGS, a dissertação investiga as estratégias e alguns impactos dos eventos; analisa, igualmente, o protagonismo e os propósitos de Tasso Corrêa, que no bojo das festividades propunha a criação da Universidade das Artes e do Ministério das Artes, instituições inéditas no campo cultural do País, bem como sublinha o desempenho de Erico Verissimo, um dos mais respeitados escritores brasileiros, com atuação na União Pan-Americana, nos Estados Unidos, e que também assumiu papel chave na organição dos eventos. Cotejando distintos aspectos, a pesquisa sustenta que, no âmbito das comemorações em torno do cinquentenário do IBA e do que essa instituição representava para o contexto sulino e nacional, o salão e o congresso de 1958 anteciparam aspectos que só seriam discutidos e implementados futuramente, bem como defenderam, talvez de modo inédito no contexto brasileiro, até então, o lugar da arte. |
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Groisman, Diego da SilvaRamos, Paula Viviane2021-10-09T04:54:46Z2021http://hdl.handle.net/10183/230601001132404Esta pesquisa discute dois importantes eventos promovidos pelo Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul (IBA-RS, atual Instituto de Artes da UFRGS) no ano de 1958: o I Congresso Brasileiro de Arte e o I Salão Pan-Americano de Arte. Idealizados para celebrar os cinquenta anos da instituição, ambos foram organizados por uma competente equipe comandada pelo então diretor do IBA, Tasso Bolívar Dias Corrêa. Acontecimentos de relevância nacional, o congresso e o salão atraíram a Porto Alegre centenas de artistas, críticos e jornalistas, e seu impacto pode ser observado pela expressiva repercussão na mídia impressa do período, que soma mais de 250 reportagens e notas publicadas em jornais e revistas do País. Os eventos reuniram: [1] no Congresso, cerca de 400 intelectuais de várias regiões do Brasil, que discutiram questões relativas às artes visuais, à literatura, à música, ao teatro e à arquitetura, muitas das quais ainda tristemente atuais nos dias de hoje, como a valorização do artista e a importância do investimento na educação para a arte e na formação de público; já [2] no Salão, foram vistas obras de artistas oriundos de diversos estados brasileiros, bem como de países do continente, com destaque para a representação uruguaia, que exibiu obras articuladas, majoritariamente, a uma visualidade abstrato-construtivista, o que havia de mais inovador naquele momento. A partir de amplo levantamento e análise de documentos, sobretudo de textos de imprensa preservados junto ao Arquivo Histórico do Instituto de Artes da UFRGS, a dissertação investiga as estratégias e alguns impactos dos eventos; analisa, igualmente, o protagonismo e os propósitos de Tasso Corrêa, que no bojo das festividades propunha a criação da Universidade das Artes e do Ministério das Artes, instituições inéditas no campo cultural do País, bem como sublinha o desempenho de Erico Verissimo, um dos mais respeitados escritores brasileiros, com atuação na União Pan-Americana, nos Estados Unidos, e que também assumiu papel chave na organição dos eventos. Cotejando distintos aspectos, a pesquisa sustenta que, no âmbito das comemorações em torno do cinquentenário do IBA e do que essa instituição representava para o contexto sulino e nacional, o salão e o congresso de 1958 anteciparam aspectos que só seriam discutidos e implementados futuramente, bem como defenderam, talvez de modo inédito no contexto brasileiro, até então, o lugar da arte.This research examines two important events promoted by the Institute of Fine Arts of Rio Grande do Sul (IBA-RS, current UFRGS Institute of Arts) in 1958: the 1st Brazilian Congress of Art and the 1st Pan-American Art Salon. Intended to celebrate the institute's 50th anniversary, both were organized by a competent team led by then director of the IBA, Tasso Bolívar Dias Corrêa. Events of national relevance, the Congress and the Salon attracted hundreds of artists, critics and journalists to Porto Alegre, and their impact can be seen in their significant representation in the printed media of the period, totaling more than 250 reports and notes published in newspapers and magazines. The events brought together: [1] in Congress, roughly 400 intellectuals from various regions of Brazil, discussing issues related to the visual arts, literature, music, theatre and architecture; sadly much of their discussion is still relevant today, especially in relation to the current political context of the country, such as the valorization of artists and the importance of investment in art education and public presentation. [2] at the Salon, there were works by artists from different Brazilian states and other countries of the continent, thus effectively international, with an emphasis on Uruguayan representation, exhibiting works linked mostly to abstract-constructivist visuality, the most innovative of the time. Based on an extensive survey and analysis of documents, especially texts published in newspapers and magazines of the period, preserved in the Historical Archive of the UFRGS Institute of Arts, the dissertation investigates the strategies and impacts of these events. It also analyzes the role and intent of Tasso Corrêa, whose proposal for the installation of a Ministry of Arts and a University of Arts was notorious that time, as well underlining the contributions of Erico Verissimo, one of the most respected Brazilian writers of the time, having an important voice in the Pan-American Union, in the United States, and also a significant role in the organization of both events. Examining these different aspects, the research contends that, in the midst of celebrations for the fiftieth anniversary of the IBA and what the institution represented, the 1958 Salon and Congress defended, perhaps in an unprecedented way in the context of Brazil at the time, the place of art in society.application/pdfporCorrêa, Tasso Bolivar Dias, 1901-1977Congresso Brasileiro de Arte (1. 1958 Porto Alegre, RS)Salão Pan-Americano (1. 1958 Porto Alegre, RS)Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul1st Brazilian Congress of Art1st Pan-American Art SalonInstitute of Fine Arts of Rio Grande do SulI Congresso Brasileiro de Arte e I Salão Pan-Americano de Arte (1958) : o lugar da arte em debateinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001132404.pdf.txt001132404.pdf.txtExtracted Texttext/plain703179http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230601/2/001132404.pdf.txtcdeb2166075b87cd08ddad9bf5d7fe0eMD52ORIGINAL001132404.pdfTexto completoapplication/pdf10219079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230601/1/001132404.pdf88e1b60666098658de193d39a6ac992fMD5110183/2306012021-11-20 05:48:19.8441oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230601Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-11-20T07:48:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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