Práticas educativas maternas e a interação entre mães e crianças com problemas de externalização
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Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/236324 |
Resumo: | O presente estudo investigou diferenças entre as práticas educativas de mães de crianças com problemas de externalização (grupo clínico) e de mães de crianças sem problemas de externalização (grupo não-clínico). Participaram do estudo 30 díades mãe-criança, de nível sócio-econômico baixo e médio-baixo. As crianças eram de ambos os sexos e tinham entre 5 e 6 anos de idade. As díades foram designadas aos grupos clínico e não-clínico com base na pontuação da criança no Investário de Comportamentos da Infância e Adolescência - CBCL. As díades foram observadasinteragindo durante a execução de uma tarefa estruturada. O Teste de Mann-Whitney não revelou diferenças significativas entre os grupos quanto às práticas educativas maternas nem quanto aos comportamentos da criança. |
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Alvarenga, PatriciaPiccinini, Cesar Augusto2022-03-27T04:32:07Z20031413-0394http://hdl.handle.net/10183/236324000436150O presente estudo investigou diferenças entre as práticas educativas de mães de crianças com problemas de externalização (grupo clínico) e de mães de crianças sem problemas de externalização (grupo não-clínico). Participaram do estudo 30 díades mãe-criança, de nível sócio-econômico baixo e médio-baixo. As crianças eram de ambos os sexos e tinham entre 5 e 6 anos de idade. As díades foram designadas aos grupos clínico e não-clínico com base na pontuação da criança no Investário de Comportamentos da Infância e Adolescência - CBCL. As díades foram observadasinteragindo durante a execução de uma tarefa estruturada. O Teste de Mann-Whitney não revelou diferenças significativas entre os grupos quanto às práticas educativas maternas nem quanto aos comportamentos da criança.The aim of the present study was to investigate differences in mothers’ child rearing practices with children with externalizing behavior problems and children without externalizing behavior problems (clinical and non-clinical group, respectively). Thirty mother-child dyads from both low and medium-low socio-economical levels participated in the study. The children were of both sexes, with ages ranging from 5 to 6 years. The dyads were assigned to the clinical or non-clinical group based on the children’s scores on the Child Behavior Checklist - CBCL. The dyads were observed in an interaction session during which the children were involved in a structured task. Mann-Whitney Test showed no significant difference between the groups either in mothers’ child rearing practices or in children’s behavior.application/pdfporAletheia. N.17/18 (jan./dez. 2003), p.7-20Relação mãe-criançaComportamento infantilCrianca pre-escolarChild rearing practicesexternalizing behavior problemsmother-child interactionPráticas educativas maternas e a interação entre mães e crianças com problemas de externalizaçãoMaternal child rearing practices and interaction between mothers and children with externalizing behavior problems info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000436150.pdf.txt000436150.pdf.txtExtracted Texttext/plain48524http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236324/2/000436150.pdf.txt86dba6bbac5faa9b1353347b71460ce8MD52ORIGINAL000436150.pdfTexto completoapplication/pdf208379http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/236324/1/000436150.pdf372e583f9e49a9523b11f62f35684cb3MD5110183/2363242022-04-05 04:41:17.014391oai:www.lume.ufrgs.br:10183/236324Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-05T07:41:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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