A noção de justiça no trânsito na perspectiva de uma adolescente do ensino médio da rede pública de Porto Alegre : um estudo preliminar com base na teoria piagetiana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Taciana Brito de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Becker, Maria Luiza Rheingantz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/216116
Resumo: Este artigo apresenta um estudo de caso que investiga a noção de justiça no trânsito presente nas respostas de uma adolescente do ensino médio da rede pública de Porto Alegre à uma entrevista realizada como estudo piloto para uma pes-quisa de mestrado. O estudo é realizado com base na teoria piagetiana por sua relevância para as pesquisas sobre desenvolvimento moral na atualidade. A metodologia utilizada foi um roteiro de entrevista inspirado no Método Clínico de Jean Piaget. Destaca-se o processo de elaboração deste instrumento, que conta, dentre outros recursos, com dilemas elaborados a partir de histórias fictícias so-bre o tema investigado. Após a realização de estudos pilotos, os resultados mos-tram que o roteiro de entrevista está adequado para ser aplicado aos casos múl-tiplos da referida pesquisa de mestrado. Quanto à noção de justiça presente nos argumentos apresentados neste estudo de caso, verifica-se que transitam entre as noções de justiça retributiva e distributiva, com maior incidência na justiça dis-tributiva. Dessa forma, infere-se que as respostas apresentam descentração e re-flexão compatíveis com a transição da heteronomia para a autonomia e da tran-sição entre a ênfase na igualdade para a busca de equidade no juízo moral. Os dados analisados são esclarecedores para a compreensão da trajetória do pensa-mento da adolescente investigada, abrindo possibilidades de análise para os ca-sos múltiplos e pesquisas futuras. Espera-se que esses resultados contribuam para o debate sobre a temática abordada e sobre as possibilidades de aprendi-zado e utilização das contribuições do Método Clínico na pesquisa qualitativa com entrevistas.
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