Autonomia moral na obra de Jean Piaget : a complexidade do conceito e sua importância para a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Lia Beatriz de Lucca
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19511
Resumo: Os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com professoras de escolas infantis da cidade de Porto Alegre (RS), cuja ação educativa fundamenta- se na teoria piagetiana, mostraram uma compreensão bastante superficial do conceito de autonomia moral. O principal objetivo deste artigo é esclarecer o conceito de autonomia moral na teoria piagetiana, visto que este conceito é muito importante quando se trata de educação. Segundo Piaget, o fim da educação deveria ser a autonomia. Dois aspectos são abordados: 1) como a constituição da consciência moral autônoma se constitui, para Piaget, em um problema a ser investigado e 2) o processo de construção da autonomia moral ao longo do desenvolvimento. Busca-se enfatizar a importância da ação educativa na conquista da autonomia moral pelo ser humano.
id UFRGS-2_96bb8a82d9316334735c0b8b64267293
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19511
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Freitas, Lia Beatriz de Lucca2010-04-16T09:10:18Z20020104-4060http://hdl.handle.net/10183/19511000323443Os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com professoras de escolas infantis da cidade de Porto Alegre (RS), cuja ação educativa fundamenta- se na teoria piagetiana, mostraram uma compreensão bastante superficial do conceito de autonomia moral. O principal objetivo deste artigo é esclarecer o conceito de autonomia moral na teoria piagetiana, visto que este conceito é muito importante quando se trata de educação. Segundo Piaget, o fim da educação deveria ser a autonomia. Dois aspectos são abordados: 1) como a constituição da consciência moral autônoma se constitui, para Piaget, em um problema a ser investigado e 2) o processo de construção da autonomia moral ao longo do desenvolvimento. Busca-se enfatizar a importância da ação educativa na conquista da autonomia moral pelo ser humano.The results of a qualitative research showed little understanding of the concept of moral autonomy. Participants were teachers of nursery scholls in Porto Alegre (RS) where educational methods were based on Piaget’s theory. The principal aim of this paper is the explanation of Piaget’s concept of moral autonomy. This concept is very important to educators since Piaget says that the purpose of education should be the autonomy. Our approach includes: 1- how the construction of moral autonomy became a problem to be investigated by Piaget; 2- the process of constructing moral autonomy through human development. We try to enphasize importance of education for the human being to achive moral autonomy.application/pdfporEducar em revista. Curitiba. N. 19 (2002), p. 11-22Psicologia da educaçãoDesenvolvimento moralConstrutivismoEducaçãoPiaget, Jean, 1896-1980, Crítica e interpretaçãoPiaget, Jean, 1896-1980EthicsConstructivismMoral developmentAutonomia moral na obra de Jean Piaget : a complexidade do conceito e sua importância para a educaçãoMoral autonomy in Jean Piaget works: the complexity of concept and it´s importance to education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000323443.pdf.txt000323443.pdf.txtExtracted Texttext/plain29040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19511/2/000323443.pdf.txt4023b0401e46f85af37e08d667a9e74aMD52ORIGINAL000323443.pdf000323443.pdfTexto completoapplication/pdf35959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19511/1/000323443.pdfa357f43f06406d83557481d9fab509e8MD51THUMBNAIL000323443.pdf.jpg000323443.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1559http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19511/3/000323443.pdf.jpg9930e2350060749f1203571ad9b68a4aMD5310183/195112018-10-08 08:05:55.135oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19511Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:05:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Autonomia moral na obra de Jean Piaget : a complexidade do conceito e sua importância para a educação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Moral autonomy in Jean Piaget works: the complexity of concept and it´s importance to education
title Autonomia moral na obra de Jean Piaget : a complexidade do conceito e sua importância para a educação
spellingShingle Autonomia moral na obra de Jean Piaget : a complexidade do conceito e sua importância para a educação
Freitas, Lia Beatriz de Lucca
Psicologia da educação
Desenvolvimento moral
Construtivismo
Educação
Piaget, Jean, 1896-1980, Crítica e interpretação
Piaget, Jean, 1896-1980
Ethics
Constructivism
Moral development
title_short Autonomia moral na obra de Jean Piaget : a complexidade do conceito e sua importância para a educação
title_full Autonomia moral na obra de Jean Piaget : a complexidade do conceito e sua importância para a educação
title_fullStr Autonomia moral na obra de Jean Piaget : a complexidade do conceito e sua importância para a educação
title_full_unstemmed Autonomia moral na obra de Jean Piaget : a complexidade do conceito e sua importância para a educação
title_sort Autonomia moral na obra de Jean Piaget : a complexidade do conceito e sua importância para a educação
author Freitas, Lia Beatriz de Lucca
author_facet Freitas, Lia Beatriz de Lucca
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Lia Beatriz de Lucca
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da educação
Desenvolvimento moral
Construtivismo
Educação
Piaget, Jean, 1896-1980, Crítica e interpretação
Piaget, Jean, 1896-1980
topic Psicologia da educação
Desenvolvimento moral
Construtivismo
Educação
Piaget, Jean, 1896-1980, Crítica e interpretação
Piaget, Jean, 1896-1980
Ethics
Constructivism
Moral development
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethics
Constructivism
Moral development
description Os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com professoras de escolas infantis da cidade de Porto Alegre (RS), cuja ação educativa fundamenta- se na teoria piagetiana, mostraram uma compreensão bastante superficial do conceito de autonomia moral. O principal objetivo deste artigo é esclarecer o conceito de autonomia moral na teoria piagetiana, visto que este conceito é muito importante quando se trata de educação. Segundo Piaget, o fim da educação deveria ser a autonomia. Dois aspectos são abordados: 1) como a constituição da consciência moral autônoma se constitui, para Piaget, em um problema a ser investigado e 2) o processo de construção da autonomia moral ao longo do desenvolvimento. Busca-se enfatizar a importância da ação educativa na conquista da autonomia moral pelo ser humano.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:10:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19511
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-4060
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000323443
identifier_str_mv 0104-4060
000323443
url http://hdl.handle.net/10183/19511
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educar em revista. Curitiba. N. 19 (2002), p. 11-22
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19511/2/000323443.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19511/1/000323443.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19511/3/000323443.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4023b0401e46f85af37e08d667a9e74a
a357f43f06406d83557481d9fab509e8
9930e2350060749f1203571ad9b68a4a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447398392004608