Autonomia moral na obra de Jean Piaget : a complexidade do conceito e sua importância para a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/19511 |
Resumo: | Os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com professoras de escolas infantis da cidade de Porto Alegre (RS), cuja ação educativa fundamenta- se na teoria piagetiana, mostraram uma compreensão bastante superficial do conceito de autonomia moral. O principal objetivo deste artigo é esclarecer o conceito de autonomia moral na teoria piagetiana, visto que este conceito é muito importante quando se trata de educação. Segundo Piaget, o fim da educação deveria ser a autonomia. Dois aspectos são abordados: 1) como a constituição da consciência moral autônoma se constitui, para Piaget, em um problema a ser investigado e 2) o processo de construção da autonomia moral ao longo do desenvolvimento. Busca-se enfatizar a importância da ação educativa na conquista da autonomia moral pelo ser humano. |
id |
UFRGS-2_96bb8a82d9316334735c0b8b64267293 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19511 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Freitas, Lia Beatriz de Lucca2010-04-16T09:10:18Z20020104-4060http://hdl.handle.net/10183/19511000323443Os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com professoras de escolas infantis da cidade de Porto Alegre (RS), cuja ação educativa fundamenta- se na teoria piagetiana, mostraram uma compreensão bastante superficial do conceito de autonomia moral. O principal objetivo deste artigo é esclarecer o conceito de autonomia moral na teoria piagetiana, visto que este conceito é muito importante quando se trata de educação. Segundo Piaget, o fim da educação deveria ser a autonomia. Dois aspectos são abordados: 1) como a constituição da consciência moral autônoma se constitui, para Piaget, em um problema a ser investigado e 2) o processo de construção da autonomia moral ao longo do desenvolvimento. Busca-se enfatizar a importância da ação educativa na conquista da autonomia moral pelo ser humano.The results of a qualitative research showed little understanding of the concept of moral autonomy. Participants were teachers of nursery scholls in Porto Alegre (RS) where educational methods were based on Piaget’s theory. The principal aim of this paper is the explanation of Piaget’s concept of moral autonomy. This concept is very important to educators since Piaget says that the purpose of education should be the autonomy. Our approach includes: 1- how the construction of moral autonomy became a problem to be investigated by Piaget; 2- the process of constructing moral autonomy through human development. We try to enphasize importance of education for the human being to achive moral autonomy.application/pdfporEducar em revista. Curitiba. N. 19 (2002), p. 11-22Psicologia da educaçãoDesenvolvimento moralConstrutivismoEducaçãoPiaget, Jean, 1896-1980, Crítica e interpretaçãoPiaget, Jean, 1896-1980EthicsConstructivismMoral developmentAutonomia moral na obra de Jean Piaget : a complexidade do conceito e sua importância para a educaçãoMoral autonomy in Jean Piaget works: the complexity of concept and it´s importance to education info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000323443.pdf.txt000323443.pdf.txtExtracted Texttext/plain29040http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19511/2/000323443.pdf.txt4023b0401e46f85af37e08d667a9e74aMD52ORIGINAL000323443.pdf000323443.pdfTexto completoapplication/pdf35959http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19511/1/000323443.pdfa357f43f06406d83557481d9fab509e8MD51THUMBNAIL000323443.pdf.jpg000323443.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1559http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19511/3/000323443.pdf.jpg9930e2350060749f1203571ad9b68a4aMD5310183/195112018-10-08 08:05:55.135oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19511Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:05:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Autonomia moral na obra de Jean Piaget : a complexidade do conceito e sua importância para a educação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Moral autonomy in Jean Piaget works: the complexity of concept and it´s importance to education |
title |
Autonomia moral na obra de Jean Piaget : a complexidade do conceito e sua importância para a educação |
spellingShingle |
Autonomia moral na obra de Jean Piaget : a complexidade do conceito e sua importância para a educação Freitas, Lia Beatriz de Lucca Psicologia da educação Desenvolvimento moral Construtivismo Educação Piaget, Jean, 1896-1980, Crítica e interpretação Piaget, Jean, 1896-1980 Ethics Constructivism Moral development |
title_short |
Autonomia moral na obra de Jean Piaget : a complexidade do conceito e sua importância para a educação |
title_full |
Autonomia moral na obra de Jean Piaget : a complexidade do conceito e sua importância para a educação |
title_fullStr |
Autonomia moral na obra de Jean Piaget : a complexidade do conceito e sua importância para a educação |
title_full_unstemmed |
Autonomia moral na obra de Jean Piaget : a complexidade do conceito e sua importância para a educação |
title_sort |
Autonomia moral na obra de Jean Piaget : a complexidade do conceito e sua importância para a educação |
author |
Freitas, Lia Beatriz de Lucca |
author_facet |
Freitas, Lia Beatriz de Lucca |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Lia Beatriz de Lucca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia da educação Desenvolvimento moral Construtivismo Educação Piaget, Jean, 1896-1980, Crítica e interpretação Piaget, Jean, 1896-1980 |
topic |
Psicologia da educação Desenvolvimento moral Construtivismo Educação Piaget, Jean, 1896-1980, Crítica e interpretação Piaget, Jean, 1896-1980 Ethics Constructivism Moral development |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ethics Constructivism Moral development |
description |
Os resultados de uma pesquisa qualitativa realizada com professoras de escolas infantis da cidade de Porto Alegre (RS), cuja ação educativa fundamenta- se na teoria piagetiana, mostraram uma compreensão bastante superficial do conceito de autonomia moral. O principal objetivo deste artigo é esclarecer o conceito de autonomia moral na teoria piagetiana, visto que este conceito é muito importante quando se trata de educação. Segundo Piaget, o fim da educação deveria ser a autonomia. Dois aspectos são abordados: 1) como a constituição da consciência moral autônoma se constitui, para Piaget, em um problema a ser investigado e 2) o processo de construção da autonomia moral ao longo do desenvolvimento. Busca-se enfatizar a importância da ação educativa na conquista da autonomia moral pelo ser humano. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-04-16T09:10:18Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/19511 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-4060 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000323443 |
identifier_str_mv |
0104-4060 000323443 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/19511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Educar em revista. Curitiba. N. 19 (2002), p. 11-22 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19511/2/000323443.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19511/1/000323443.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19511/3/000323443.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4023b0401e46f85af37e08d667a9e74a a357f43f06406d83557481d9fab509e8 9930e2350060749f1203571ad9b68a4a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447398392004608 |