Entre fios, resistências e Educação Matemática : os tais do Timor Leste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Savio, Diogo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Duarte, Cláudia Glavam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/230893
Resumo: Este artigo tem como objetivo articular aspectos da cultura do Timor-Leste com a Educação Matemática Escolar. Especificamente, a investigação descreve e analisa os “Tais”, roupas tradicionais, cuja existência antecede o período colonial e são conhecidos por todo o povo do Timor-Leste. A parte empírica da pesquisa foi realizada através de procedimentos de inspiração etnográfica e envolveu cinco mulheres tecelãs de diferentes postos administrativos pertencentes ao município de Lautem no Timor-Leste. O material empírico coletado foi analisado tendo como principal referencial teórico a Etnomatemática. Foram examinadas etapas da confecção dos Tais: colheita, descaroçamento e refinamento do algodão, fiação, construção dos motivos, entre outros. A partir do material empírico foram evidenciadas possíveis articulações com a Educação Matemática Escolar. Destacam-se o trabalho com sequências, elementos da geometria, teoria dos conjuntos, paralelismo, perpendicularidade e transformações geométricas. Afirmamos, ao longo deste trabalho que além dos conteúdos matemáticos, existe a necessidade de que as aulas de matemática abriguem discussões que envolvam diferentes dimensões da vida timorense, seja em seus aspectos sociais, políticos e ou culturais.
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spelling Savio, DiogoDuarte, Cláudia Glavam2021-10-19T04:23:14Z20212178-9770http://hdl.handle.net/10183/230893001129572Este artigo tem como objetivo articular aspectos da cultura do Timor-Leste com a Educação Matemática Escolar. Especificamente, a investigação descreve e analisa os “Tais”, roupas tradicionais, cuja existência antecede o período colonial e são conhecidos por todo o povo do Timor-Leste. A parte empírica da pesquisa foi realizada através de procedimentos de inspiração etnográfica e envolveu cinco mulheres tecelãs de diferentes postos administrativos pertencentes ao município de Lautem no Timor-Leste. O material empírico coletado foi analisado tendo como principal referencial teórico a Etnomatemática. Foram examinadas etapas da confecção dos Tais: colheita, descaroçamento e refinamento do algodão, fiação, construção dos motivos, entre outros. A partir do material empírico foram evidenciadas possíveis articulações com a Educação Matemática Escolar. Destacam-se o trabalho com sequências, elementos da geometria, teoria dos conjuntos, paralelismo, perpendicularidade e transformações geométricas. Afirmamos, ao longo deste trabalho que além dos conteúdos matemáticos, existe a necessidade de que as aulas de matemática abriguem discussões que envolvam diferentes dimensões da vida timorense, seja em seus aspectos sociais, políticos e ou culturais.This article aims to articulate aspects of the East Timor culture with the School Mathematics Education. Specifically, the research describes and analyzes the tais, traditional clothing, whose existence predates the colonial period and are known to all the people of Timor-Leste. The empirical part of the research was carried out through ethnographic inspiration procedures and involved five weavers women from different posts administratives belonging to the Lautem city in East Timor. The empirical data collected was analyzed with the main theoretical framework to Ethnomathematics. Were examined ten stages of preparation of tais: picking cotton, ginning and refinement of cotton, wire, wire winding, dyeing, construction of the prints, wiring power in the loom, weaving and sewing. From the description of these steps were shown possible links with the School Mathematics Education. Stand out the working with sequences, elements of geometry, set theory, parallelism, perpendicularity and geometric transformations. However, I punctuate that these concepts should not be disconnected from the tais weaving process. Put in another way discuss the need for math classes entertain discussions involving different dimensions of Timorese life whether in its social, political and or cultural.application/pdfporCadernos CIMEAC [recurso eletrônico]. Uberaba, MG : ICENE/UFTM, 2021. Vol. 11, n. 1 (2021), p. 91-111.EtnomatemáticaEducação MatemáticaTimor LesteEthnomathematicsSchool Mathematics EducationEast TimorEntre fios, resistências e Educação Matemática : os tais do Timor LesteBetween wires, resistance and mathematical education : the tais of East Timorinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129572.pdf.txt001129572.pdf.txtExtracted Texttext/plain39773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230893/2/001129572.pdf.txt96113551608ffb494ad92721f993ac97MD52ORIGINAL001129572.pdfTexto completoapplication/pdf777747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/230893/1/001129572.pdf84448586e76b4266a4f39ed0d8057560MD5110183/2308932022-04-20 04:50:51.040934oai:www.lume.ufrgs.br:10183/230893Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-04-20T07:50:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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