A tecelagem de tais no Timor-Leste e suas implicações para a educação matemática escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sávio, Diogo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167899
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
id UFSC_cbdbfbdfb842eb62bec02a4a0abd2fbe
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167899
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaSávio, DiogoDuarte, Claudia Glavam2016-09-20T04:32:56Z2016-09-20T04:32:56Z2016339495https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167899Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.Esta Dissertação tem como objetivo articular aspectos da cultura do Timor-Leste com a Educação Matemática Escolar. Especificamente, a investigação descreve e analisa os ?tais?, roupas tradicionais, cuja existência antecede o período colonial e são conhecidos por todo o povo do Timor-Leste. A parte empírica da pesquisa foi realizada através de procedimentos de inspiração etnográfica e envolveu cinco mulheres tecelãs de diferentes postos administrativos pertencentes ao município de Lautem no Timor-Leste. O material empírico coletado foi analisado tendo como principal referencial teórico a Etnomatemática. Foram examinadas dez etapas da confecção dos tais: colheita, descaroçamento e refinamento do algodão, fiação, enrolamento dos fios, tingimento, construção dos motivos, instalação dos fios no tear, tecelagem e costura. A partir da descrição destas etapas foram evidenciadas possíveis articulações com a Educação Matemática Escolar. Destacam-se o trabalho com sequências, elementos da geometria, teoria dos conjuntos, paralelismo, perpendicularidade e transformações geométricas. No entanto, pontuo que estes conceitos não devem estar desvinculados do processo de tecelagem dos tais. Dito de outra forma existe a necessidade de que as aulas de matemática abriguem discussões que envolvam diferentes dimensões da vida timorense, seja em seus aspectos sociais, políticos e ou culturais.<br>Abstract : This thesis aims to articulate aspects of the East Timor culture with the School Mathematics Education. Specifically, the research describes and analyzes the tais, traditional clothing, whose existence predates the colonial period and are known to all the people of Timor-Leste. The empirical part of the research was carried out through ethnographic inspiration procedures and involved five weavers women from different posts administratives belonging to the Lautem city in East Timor. The empirical data collected was analyzed with the main theoretical framework to Ethnomathematics. Were examined ten stages of preparation of tais: picking cotton, ginning and refinement of cotton, wire, wire winding, dyeing, construction of the prints, wiring power in the loom, weaving and sewing. From the description of these steps were shown possible links with the School Mathematics Education. Stand out the working with sequences, elements of geometry, set theory, parallelism, perpendicularity and geometric transformations. However, I punctuate that these concepts should not be disconnected from the tais weaving process. Put in another way discuss the need for math classes entertain discussions involving different dimensions of Timorese life whether in its social, political and or cultural.107 p.| il.porEducação científica e tecnológicaTrajesTimor LesteMatemáticaEstudo e ensinoTimor LesteEtnomatemáticaTimor LesteA tecelagem de tais no Timor-Leste e suas implicações para a educação matemática escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL339495.pdfapplication/pdf2453147https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/167899/1/339495.pdfce90620d0bca5057e4e7667c4b2e5d7bMD51123456789/1678992016-09-20 01:32:56.241oai:repositorio.ufsc.br:123456789/167899Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:32:56Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A tecelagem de tais no Timor-Leste e suas implicações para a educação matemática escolar
title A tecelagem de tais no Timor-Leste e suas implicações para a educação matemática escolar
spellingShingle A tecelagem de tais no Timor-Leste e suas implicações para a educação matemática escolar
Sávio, Diogo
Educação científica e tecnológica
Trajes
Timor Leste
Matemática
Estudo e ensino
Timor Leste
Etnomatemática
Timor Leste
title_short A tecelagem de tais no Timor-Leste e suas implicações para a educação matemática escolar
title_full A tecelagem de tais no Timor-Leste e suas implicações para a educação matemática escolar
title_fullStr A tecelagem de tais no Timor-Leste e suas implicações para a educação matemática escolar
title_full_unstemmed A tecelagem de tais no Timor-Leste e suas implicações para a educação matemática escolar
title_sort A tecelagem de tais no Timor-Leste e suas implicações para a educação matemática escolar
author Sávio, Diogo
author_facet Sávio, Diogo
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Sávio, Diogo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Duarte, Claudia Glavam
contributor_str_mv Duarte, Claudia Glavam
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação científica e tecnológica
Trajes
Timor Leste
Matemática
Estudo e ensino
Timor Leste
Etnomatemática
Timor Leste
topic Educação científica e tecnológica
Trajes
Timor Leste
Matemática
Estudo e ensino
Timor Leste
Etnomatemática
Timor Leste
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-09-20T04:32:56Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-09-20T04:32:56Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167899
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 339495
identifier_str_mv 339495
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167899
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 107 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/167899/1/339495.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ce90620d0bca5057e4e7667c4b2e5d7b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805318428262400