O estado da arte em psicanálise e educação no Rio Grande do Sul (2000-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gurski, Rose
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Stéphanie Strzykalski e, Gomes, Paula Gus, Stumm, Eugenio Helyantus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/243289
Resumo: Este estudo é parte de uma pesquisa de âmbito nacional realizada pelo Grupo de Trabalho (GT) “Psicanálise e Educação” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Em 2015 o GT produziu e divulgou um grande levantamento de dados de diferentes regiões do Brasil com o intuito de construir um retrato nacional do campo da psicanálise e educação. Tal esforço, que é fruto de outros movimentos semelhantes na área, propiciou uma fotografia das investigações, assim como das metodologias utilizadas pelos diferentes Núcleos e Laboratórios de pesquisas envolvidos com a temática nas diversas regiões do país. Buscando dar continuidade aos estudos mais expressivos acerca do tema supracitado, nossos objetivos são: traçar um panorama da produção acadêmica de psicanálise e educação no Rio Grande do Sul tomando como recorte o período de janeiro de 2000 a agosto de 2016; identificar e problematizar os principais eixos teóricos pesquisados no campo; organizar e potencializar articulações entre os diferentes pesquisadores da área. Para isso, utilizamo-nos do survey bibliográfico como estratégia metodológica no processo de elaboração do levantamento da produção acadêmica. Entendemos que seja relevante aprofundar a perfilação do campo da psicanálise e educação no Rio Grande do Sul, pois essa região esteve implicada em diferentes ondas de produção ao longo do tempo. Com os esforços realizados, almejamos propiciar uma maior sinergia de trabalho entre os pesquisadores do campo, compreender os rumos futuros da área, facilitar trocas entre as temáticas, pensar a ampliação do campo com mais densidade, retratar os caminhos metodológicos e alcançar uma melhoria da qualidade das pesquisas.
id UFRGS-2_0c12815322db85917db5e74bd8751c0e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243289
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gurski, RoseSilva, Stéphanie Strzykalski eGomes, Paula GusStumm, Eugenio Helyantus2022-07-20T04:51:03Z20201517-9702http://hdl.handle.net/10183/243289001145498Este estudo é parte de uma pesquisa de âmbito nacional realizada pelo Grupo de Trabalho (GT) “Psicanálise e Educação” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Em 2015 o GT produziu e divulgou um grande levantamento de dados de diferentes regiões do Brasil com o intuito de construir um retrato nacional do campo da psicanálise e educação. Tal esforço, que é fruto de outros movimentos semelhantes na área, propiciou uma fotografia das investigações, assim como das metodologias utilizadas pelos diferentes Núcleos e Laboratórios de pesquisas envolvidos com a temática nas diversas regiões do país. Buscando dar continuidade aos estudos mais expressivos acerca do tema supracitado, nossos objetivos são: traçar um panorama da produção acadêmica de psicanálise e educação no Rio Grande do Sul tomando como recorte o período de janeiro de 2000 a agosto de 2016; identificar e problematizar os principais eixos teóricos pesquisados no campo; organizar e potencializar articulações entre os diferentes pesquisadores da área. Para isso, utilizamo-nos do survey bibliográfico como estratégia metodológica no processo de elaboração do levantamento da produção acadêmica. Entendemos que seja relevante aprofundar a perfilação do campo da psicanálise e educação no Rio Grande do Sul, pois essa região esteve implicada em diferentes ondas de produção ao longo do tempo. Com os esforços realizados, almejamos propiciar uma maior sinergia de trabalho entre os pesquisadores do campo, compreender os rumos futuros da área, facilitar trocas entre as temáticas, pensar a ampliação do campo com mais densidade, retratar os caminhos metodológicos e alcançar uma melhoria da qualidade das pesquisas.This study is part of a Brazilian research project made by the Working Group (WG) “Psychoanalysis and Education” of the Psychology Research and Graduate National Association (ANPEPP). In 2015, this WG produced and disseminated a big data survey of different Brazilian regions aiming to create a national portrait of the Psychoanalysis and Education field. This effort, which is a result of other similar movements in the area, provided us with a snapshot of the research investigations, as well as the methodologies used by the different Research Centers and Laboratories involved with the theme in the different regions of the country. Seeking to continue conducting the most expressive studies on this theme, our objectives are: trace an overview of the Psychoanalysis and Education academic production circumscribed in the period from January 2020 to August 2016; identify and question the main theoretical axis researched in the field; organize and potentialize articulations among the different researchers of the area. For this purpose, we use the bibliographic survey as a methodological strategy in order to present an overview of academic production. We understand that it is important to deepen the overview of the Psychoanalysis and Education field in the State of Rio Grande do Sul, since this region has been implicated in different production waves throughout the recent years. With these efforts done, our goal is to create a bigger working synergy among the field researchers, to understand future possibilities in the area, to facilitate exchanges between the subjects, to think over the enlargement of the field with more density, to trace possible methodological paths and achieve some improvement in the quality of the researches.application/pdfporEducação e pesquisa. São Paulo, SP. Vol. 46 (2020), e224847, 15f.Pesquisa em psicanalisePsicanálise e educaçãoPsychoanalysisEducationBibliographic surveyO estado da arte em psicanálise e educação no Rio Grande do Sul (2000-2016)The state of the art in psychoanalysis and education in Rio Grande do Sul (2000-2016) info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145498.pdf.txt001145498.pdf.txtExtracted Texttext/plain47846http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243289/2/001145498.pdf.txt5bfff6787a37b523593c2d496c05e51cMD52ORIGINAL001145498.pdfTexto completoapplication/pdf243685http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243289/1/001145498.pdf3644f05c1e3b416a5e4d06cebecc6ee7MD5110183/2432892022-07-21 04:57:32.220911oai:www.lume.ufrgs.br:10183/243289Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-21T07:57:32Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O estado da arte em psicanálise e educação no Rio Grande do Sul (2000-2016)
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The state of the art in psychoanalysis and education in Rio Grande do Sul (2000-2016)
title O estado da arte em psicanálise e educação no Rio Grande do Sul (2000-2016)
spellingShingle O estado da arte em psicanálise e educação no Rio Grande do Sul (2000-2016)
Gurski, Rose
Pesquisa em psicanalise
Psicanálise e educação
Psychoanalysis
Education
Bibliographic survey
title_short O estado da arte em psicanálise e educação no Rio Grande do Sul (2000-2016)
title_full O estado da arte em psicanálise e educação no Rio Grande do Sul (2000-2016)
title_fullStr O estado da arte em psicanálise e educação no Rio Grande do Sul (2000-2016)
title_full_unstemmed O estado da arte em psicanálise e educação no Rio Grande do Sul (2000-2016)
title_sort O estado da arte em psicanálise e educação no Rio Grande do Sul (2000-2016)
author Gurski, Rose
author_facet Gurski, Rose
Silva, Stéphanie Strzykalski e
Gomes, Paula Gus
Stumm, Eugenio Helyantus
author_role author
author2 Silva, Stéphanie Strzykalski e
Gomes, Paula Gus
Stumm, Eugenio Helyantus
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gurski, Rose
Silva, Stéphanie Strzykalski e
Gomes, Paula Gus
Stumm, Eugenio Helyantus
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa em psicanalise
Psicanálise e educação
topic Pesquisa em psicanalise
Psicanálise e educação
Psychoanalysis
Education
Bibliographic survey
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychoanalysis
Education
Bibliographic survey
description Este estudo é parte de uma pesquisa de âmbito nacional realizada pelo Grupo de Trabalho (GT) “Psicanálise e Educação” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Em 2015 o GT produziu e divulgou um grande levantamento de dados de diferentes regiões do Brasil com o intuito de construir um retrato nacional do campo da psicanálise e educação. Tal esforço, que é fruto de outros movimentos semelhantes na área, propiciou uma fotografia das investigações, assim como das metodologias utilizadas pelos diferentes Núcleos e Laboratórios de pesquisas envolvidos com a temática nas diversas regiões do país. Buscando dar continuidade aos estudos mais expressivos acerca do tema supracitado, nossos objetivos são: traçar um panorama da produção acadêmica de psicanálise e educação no Rio Grande do Sul tomando como recorte o período de janeiro de 2000 a agosto de 2016; identificar e problematizar os principais eixos teóricos pesquisados no campo; organizar e potencializar articulações entre os diferentes pesquisadores da área. Para isso, utilizamo-nos do survey bibliográfico como estratégia metodológica no processo de elaboração do levantamento da produção acadêmica. Entendemos que seja relevante aprofundar a perfilação do campo da psicanálise e educação no Rio Grande do Sul, pois essa região esteve implicada em diferentes ondas de produção ao longo do tempo. Com os esforços realizados, almejamos propiciar uma maior sinergia de trabalho entre os pesquisadores do campo, compreender os rumos futuros da área, facilitar trocas entre as temáticas, pensar a ampliação do campo com mais densidade, retratar os caminhos metodológicos e alcançar uma melhoria da qualidade das pesquisas.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-20T04:51:03Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/243289
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-9702
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145498
identifier_str_mv 1517-9702
001145498
url http://hdl.handle.net/10183/243289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação e pesquisa. São Paulo, SP. Vol. 46 (2020), e224847, 15f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243289/2/001145498.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/243289/1/001145498.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5bfff6787a37b523593c2d496c05e51c
3644f05c1e3b416a5e4d06cebecc6ee7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225062084247552