A professoralidade do não professor : percebendo a professoralização através das reflexões pós-aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/115466 |
Resumo: | Esta pesquisa autobiográfica traz a narrativa da iniciação que tive como docente entre os anos de dois mil e doze e dois mil e treze. O trabalho tem como temática “A professoralidade do não professor”, a partir desta temática pretendi resgatar, através de registros realizados após as aulas, momentos em que a professoralidade aconteceu. Como iniciei as atividades docentes carente de qualificação específica, logo iniciaria o curso de especialização em educação, busquei alternativas para sobrepor às dificuldades encontradas. Através das observações registradas e a revisão bibliográfica acerca dos aspectos relevantes para a temática proposta, percebi que ensinando aprendemos e fixamos os conteúdos, evoluímos pessoal e profissionalmente com a prática docente e a troca com os alunos, internalizando todos os dias a professoralidade com a professoralização. |
id |
UFRGS-2_0c1784b478f74a1783f718a5c259e760 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115466 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sessim, Uady RochaGonçalves, Alana Martins2015-04-18T01:58:04Z2013http://hdl.handle.net/10183/115466000953935Esta pesquisa autobiográfica traz a narrativa da iniciação que tive como docente entre os anos de dois mil e doze e dois mil e treze. O trabalho tem como temática “A professoralidade do não professor”, a partir desta temática pretendi resgatar, através de registros realizados após as aulas, momentos em que a professoralidade aconteceu. Como iniciei as atividades docentes carente de qualificação específica, logo iniciaria o curso de especialização em educação, busquei alternativas para sobrepor às dificuldades encontradas. Através das observações registradas e a revisão bibliográfica acerca dos aspectos relevantes para a temática proposta, percebi que ensinando aprendemos e fixamos os conteúdos, evoluímos pessoal e profissionalmente com a prática docente e a troca com os alunos, internalizando todos os dias a professoralidade com a professoralização.application/pdfporNarrativaPrática pedagógicaProfessorFormação profissionalA professoralidade do não professor : percebendo a professoralização através das reflexões pós-aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2013especializaçãoCurso de especialização em formação integrada multiprofissional em educação e ensino da saúdeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000953935.pdf000953935.pdfTexto completoapplication/pdf426145http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115466/1/000953935.pdf1a65985ce6b3cd95ca13311b2892d46bMD51TEXT000953935.pdf.txt000953935.pdf.txtExtracted Texttext/plain53283http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115466/2/000953935.pdf.txtd6e345ebe2da0a7563942103ea71f64cMD52THUMBNAIL000953935.pdf.jpg000953935.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1084http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115466/3/000953935.pdf.jpg2769b79c765b59159bcbc3fddf4af698MD5310183/1154662018-10-19 10:46:42.012oai:www.lume.ufrgs.br:10183/115466Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:46:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A professoralidade do não professor : percebendo a professoralização através das reflexões pós-aula |
title |
A professoralidade do não professor : percebendo a professoralização através das reflexões pós-aula |
spellingShingle |
A professoralidade do não professor : percebendo a professoralização através das reflexões pós-aula Sessim, Uady Rocha Narrativa Prática pedagógica Professor Formação profissional |
title_short |
A professoralidade do não professor : percebendo a professoralização através das reflexões pós-aula |
title_full |
A professoralidade do não professor : percebendo a professoralização através das reflexões pós-aula |
title_fullStr |
A professoralidade do não professor : percebendo a professoralização através das reflexões pós-aula |
title_full_unstemmed |
A professoralidade do não professor : percebendo a professoralização através das reflexões pós-aula |
title_sort |
A professoralidade do não professor : percebendo a professoralização através das reflexões pós-aula |
author |
Sessim, Uady Rocha |
author_facet |
Sessim, Uady Rocha |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sessim, Uady Rocha |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gonçalves, Alana Martins |
contributor_str_mv |
Gonçalves, Alana Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativa Prática pedagógica Professor Formação profissional |
topic |
Narrativa Prática pedagógica Professor Formação profissional |
description |
Esta pesquisa autobiográfica traz a narrativa da iniciação que tive como docente entre os anos de dois mil e doze e dois mil e treze. O trabalho tem como temática “A professoralidade do não professor”, a partir desta temática pretendi resgatar, através de registros realizados após as aulas, momentos em que a professoralidade aconteceu. Como iniciei as atividades docentes carente de qualificação específica, logo iniciaria o curso de especialização em educação, busquei alternativas para sobrepor às dificuldades encontradas. Através das observações registradas e a revisão bibliográfica acerca dos aspectos relevantes para a temática proposta, percebi que ensinando aprendemos e fixamos os conteúdos, evoluímos pessoal e profissionalmente com a prática docente e a troca com os alunos, internalizando todos os dias a professoralidade com a professoralização. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-04-18T01:58:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/115466 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000953935 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/115466 |
identifier_str_mv |
000953935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115466/1/000953935.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115466/2/000953935.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/115466/3/000953935.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1a65985ce6b3cd95ca13311b2892d46b d6e345ebe2da0a7563942103ea71f64c 2769b79c765b59159bcbc3fddf4af698 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224483303849984 |