Entre o texto e a vida : uma leitura sobre as políticas de educação especial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasques, Carla Karnoppi
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Moschen, Simone Zanon, Gurski, Rose
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/98967
Resumo: À margem da agenda política do Estado, a educação especial tradicionalmente se organizou como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, em classes e escolas especiais. Nas últimas décadas, o Brasil, em consonância com movimentos internacionais, estabeleceu uma série de leis, políticas e programas para combater as desigualdades e a exclusão escolar. Nesse movimento, sujeitos com transtornos globais do desenvolvimento (TGD), tradicionalmente apartados dos processos de escolarização, são recebidos nas salas de aula e no velho pátio da escola. Quais racionalidades sustentam as formas de nomear e identificar esses alunos? Como compreender as relações entre os diagnósticos, as políticas e a inscrição das (im)possibilidades escolares? Em que medida as políticas inclusivas de educação especial desconstroem sentidos que relacionam os TGD à ineducabilidade, ou, ainda, a diferença à anormalidade e à inferioridade? O presente ensaio discute a implementação das diretrizes inclusivas considerando o texto político e seus efeitos no contexto da prática. A hermenêutica filosófica oferece os tempos e os focos da leitura. O argumento é tecido com e a partir das falas de um aluno e de professores, em diferentes campos de pesquisa. Do texto à vida, o incremento das matrículas; a proliferação dos sentidos sobre esses alunos e as possibilidades escolares; a atualização de antigos impasses perante o novo, o diferente. Se, no âmbito dos princípios, são reconhecidas a igualdade e as diferenças, na concretude das escolas ainda persiste a noção do diferente como desigual. Da inclusão ao pertencimento, aposta-se no diálogo como valoração da alteridade e condição de pertença.
id UFRGS-2_0c1d196f342e9b857038c73e01dd0578
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98967
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vasques, Carla KarnoppiMoschen, Simone ZanonGurski, Rose2014-07-30T02:04:45Z20131517-9702http://hdl.handle.net/10183/98967000877562À margem da agenda política do Estado, a educação especial tradicionalmente se organizou como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, em classes e escolas especiais. Nas últimas décadas, o Brasil, em consonância com movimentos internacionais, estabeleceu uma série de leis, políticas e programas para combater as desigualdades e a exclusão escolar. Nesse movimento, sujeitos com transtornos globais do desenvolvimento (TGD), tradicionalmente apartados dos processos de escolarização, são recebidos nas salas de aula e no velho pátio da escola. Quais racionalidades sustentam as formas de nomear e identificar esses alunos? Como compreender as relações entre os diagnósticos, as políticas e a inscrição das (im)possibilidades escolares? Em que medida as políticas inclusivas de educação especial desconstroem sentidos que relacionam os TGD à ineducabilidade, ou, ainda, a diferença à anormalidade e à inferioridade? O presente ensaio discute a implementação das diretrizes inclusivas considerando o texto político e seus efeitos no contexto da prática. A hermenêutica filosófica oferece os tempos e os focos da leitura. O argumento é tecido com e a partir das falas de um aluno e de professores, em diferentes campos de pesquisa. Do texto à vida, o incremento das matrículas; a proliferação dos sentidos sobre esses alunos e as possibilidades escolares; a atualização de antigos impasses perante o novo, o diferente. Se, no âmbito dos princípios, são reconhecidas a igualdade e as diferenças, na concretude das escolas ainda persiste a noção do diferente como desigual. Da inclusão ao pertencimento, aposta-se no diálogo como valoração da alteridade e condição de pertença.On the sidelines of the State political agenda, special education has traditionally been organized as the specialized educational catering that substitutes regular teaching in special classes and schools. In the last decades, Brazil, in tune with international movements, has established a series of laws, policies and programs to tackle inequalities and social exclusion. In such movement, subjects with global learning difficulties (GLD), traditionally excluded from schooling processes, are accepted in the classroom, and in the old school yard. What rationalities give support to the forms of naming and identifying who are these pupils? How do we understand the relation between the diagnostics, the policies, and the inscription of the school (im) possibilities? To what extent inclusive policies of special education deconstruct the meanings that associate GLDs with ineducability or, still, difference with abnormality and inferiority? This essay discusses the implementation of guidelines of inclusion considering the political text and its effects on the context of the practice. Philosophical hermeneutics offers the times and focus for this reading. The argument is woven with and from the speeches of a pupil and of teachers in different fields of research. From text to life, the increase in enrolments; the proliferation of the meanings about these pupils and the school possibilities; the re-enactment of old impasses faced with the new, the different. Although within the sphere of principles equality and differences are both recognized, in the concrete life in schools the notion of the different as unequal still endures. From inclusion to belonging, we put our hopes here in the dialogue as valuation of alterity and requirement of belonging.application/pdfporEducação e Pesquisa. São Paulo. Vol. 39, n. 1, (jan./mar. 2013), p. 81-94.Inclusão escolarDistúrbios globais do desenvolvimentoPolíticas públicasSpecial educationGlobal learning difficultiesInclusive policiesInequalityDifferenceEntre o texto e a vida : uma leitura sobre as políticas de educação especialBetween text and life : a reading of special education policiesinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000877562.pdf000877562.pdfTexto completoapplication/pdf174469http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98967/1/000877562.pdf93aae45ae06651f895d944787b9b2266MD51TEXT000877562.pdf.txt000877562.pdf.txtExtracted Texttext/plain49773http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98967/2/000877562.pdf.txtbf8bec07a33b8e55e3f352588f7885d1MD52THUMBNAIL000877562.pdf.jpg000877562.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1486http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98967/3/000877562.pdf.jpge24ba1b0e63f39a7da9197b68e08b587MD5310183/989672021-11-20 05:40:54.715888oai:www.lume.ufrgs.br:10183/98967Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T07:40:54Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre o texto e a vida : uma leitura sobre as políticas de educação especial
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Between text and life : a reading of special education policies
title Entre o texto e a vida : uma leitura sobre as políticas de educação especial
spellingShingle Entre o texto e a vida : uma leitura sobre as políticas de educação especial
Vasques, Carla Karnoppi
Inclusão escolar
Distúrbios globais do desenvolvimento
Políticas públicas
Special education
Global learning difficulties
Inclusive policies
Inequality
Difference
title_short Entre o texto e a vida : uma leitura sobre as políticas de educação especial
title_full Entre o texto e a vida : uma leitura sobre as políticas de educação especial
title_fullStr Entre o texto e a vida : uma leitura sobre as políticas de educação especial
title_full_unstemmed Entre o texto e a vida : uma leitura sobre as políticas de educação especial
title_sort Entre o texto e a vida : uma leitura sobre as políticas de educação especial
author Vasques, Carla Karnoppi
author_facet Vasques, Carla Karnoppi
Moschen, Simone Zanon
Gurski, Rose
author_role author
author2 Moschen, Simone Zanon
Gurski, Rose
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasques, Carla Karnoppi
Moschen, Simone Zanon
Gurski, Rose
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Distúrbios globais do desenvolvimento
Políticas públicas
topic Inclusão escolar
Distúrbios globais do desenvolvimento
Políticas públicas
Special education
Global learning difficulties
Inclusive policies
Inequality
Difference
dc.subject.eng.fl_str_mv Special education
Global learning difficulties
Inclusive policies
Inequality
Difference
description À margem da agenda política do Estado, a educação especial tradicionalmente se organizou como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, em classes e escolas especiais. Nas últimas décadas, o Brasil, em consonância com movimentos internacionais, estabeleceu uma série de leis, políticas e programas para combater as desigualdades e a exclusão escolar. Nesse movimento, sujeitos com transtornos globais do desenvolvimento (TGD), tradicionalmente apartados dos processos de escolarização, são recebidos nas salas de aula e no velho pátio da escola. Quais racionalidades sustentam as formas de nomear e identificar esses alunos? Como compreender as relações entre os diagnósticos, as políticas e a inscrição das (im)possibilidades escolares? Em que medida as políticas inclusivas de educação especial desconstroem sentidos que relacionam os TGD à ineducabilidade, ou, ainda, a diferença à anormalidade e à inferioridade? O presente ensaio discute a implementação das diretrizes inclusivas considerando o texto político e seus efeitos no contexto da prática. A hermenêutica filosófica oferece os tempos e os focos da leitura. O argumento é tecido com e a partir das falas de um aluno e de professores, em diferentes campos de pesquisa. Do texto à vida, o incremento das matrículas; a proliferação dos sentidos sobre esses alunos e as possibilidades escolares; a atualização de antigos impasses perante o novo, o diferente. Se, no âmbito dos princípios, são reconhecidas a igualdade e as diferenças, na concretude das escolas ainda persiste a noção do diferente como desigual. Da inclusão ao pertencimento, aposta-se no diálogo como valoração da alteridade e condição de pertença.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-07-30T02:04:45Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/98967
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1517-9702
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000877562
identifier_str_mv 1517-9702
000877562
url http://hdl.handle.net/10183/98967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Educação e Pesquisa. São Paulo. Vol. 39, n. 1, (jan./mar. 2013), p. 81-94.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98967/1/000877562.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98967/2/000877562.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/98967/3/000877562.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 93aae45ae06651f895d944787b9b2266
bf8bec07a33b8e55e3f352588f7885d1
e24ba1b0e63f39a7da9197b68e08b587
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224843295719424