Educação especial e trajetórias escolares : uma análise de escolas especiais no cenário brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strasburg, Raquel Bobsin
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258744
Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de analisar as escolas especiais no cenário brasileiro, buscando identificar quais dinâmicas têm sustentado a manut enção dessas instituições e quais são as configurações existentes ao examinarmos sua organização interna e as características dos atores sociais envolvidos. A análise foi realizada tendo como base a abordagem teórico meto do lógica do pensamento sistêmico e mbasada por autores como Gregory Bateson, Humberto Maturana, Francisco Varela e Fritjof Capra. Esse referencial favorece a análise histórica e contextual da literatura especializada no campo da educação especial e dos estudos relativos ao foco da investiga ção escolas especiais Trata se de um estudo de car áter qualitativo em que foram realizadas buscas na literatura especializada dirigidas a produções que contextualizam historicamente os processos de institucionalização das pessoas com deficiência no Bra sil. Além disso, buscou se conhecer e analisar um contexto específico de uma escola especial objetivando colaborar com a compreensão acerca do papel desses espaços no campo das políticas, considerando como eixos de análise os estudantes, os docentes, as d iretrizes da proposta educacional e as trajetórias escolares dos sujeitos que frequentam a instituição. Foram utilizados como instrumentos metodológicos revisão da literatura especializada entrevistas semiestruturadas análise documental e de índices edu cacionais extraídos dos m icrodados do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Houve ainda a análise das pastas escolares dos estudantes matriculados em 2022 e a busca de informações junto ao Conselho Munic ipal de Educação d o município em que a escola especial está localizada. Por fim, considera se que a presença histórica das escolas especiais em diversos contextos brasileiros tende a ser mantida em relação de interdependência entre segmentos público e priv ado na gestão da educação especial. No contexto específico de investigação da escola especial, pode se observar os possíveis efeitos das políticas públicas de inclusão na redução no quantitativo de matrículas, especialmente após 2008, e no progressivo aume nto após 2016. A instituição analisada esteve direcionada a atender prioritariamente estudantes com deficiência intelectual, com docentes prioritariamente vinculados como efetivos e com formação inicial em Pedagogia. A organização do trabalho se constitui por meio de pequenos grupos ou por atendimento individual, com base em proposta curricular muito distinta daquela esperada para uma escola de ensino fundamental, com ênfase em atividades preparatórias para a escolarização, centradas na socialização e em at ividades de vida diária. Destacaram-se, ainda, a grande variabilidade de idade dos estudantes de 4 a 71 anos) e a s trajetórias escolares que tinham como origem institucional mais frequente as escolas de ensino comum. Tais trajetórias mostraram que, após a matrícula, a tendência é que esses estudantes permane ça m por muitos anos na instituição.
id URGS_203edec31be57fa6a30a1f7d733916e5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258744
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Strasburg, Raquel BobsinBaptista, Cláudio Roberto2023-06-01T03:29:01Z2023http://hdl.handle.net/10183/258744001168884A presente pesquisa tem o objetivo de analisar as escolas especiais no cenário brasileiro, buscando identificar quais dinâmicas têm sustentado a manut enção dessas instituições e quais são as configurações existentes ao examinarmos sua organização interna e as características dos atores sociais envolvidos. A análise foi realizada tendo como base a abordagem teórico meto do lógica do pensamento sistêmico e mbasada por autores como Gregory Bateson, Humberto Maturana, Francisco Varela e Fritjof Capra. Esse referencial favorece a análise histórica e contextual da literatura especializada no campo da educação especial e dos estudos relativos ao foco da investiga ção escolas especiais Trata se de um estudo de car áter qualitativo em que foram realizadas buscas na literatura especializada dirigidas a produções que contextualizam historicamente os processos de institucionalização das pessoas com deficiência no Bra sil. Além disso, buscou se conhecer e analisar um contexto específico de uma escola especial objetivando colaborar com a compreensão acerca do papel desses espaços no campo das políticas, considerando como eixos de análise os estudantes, os docentes, as d iretrizes da proposta educacional e as trajetórias escolares dos sujeitos que frequentam a instituição. Foram utilizados como instrumentos metodológicos revisão da literatura especializada entrevistas semiestruturadas análise documental e de índices edu cacionais extraídos dos m icrodados do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Houve ainda a análise das pastas escolares dos estudantes matriculados em 2022 e a busca de informações junto ao Conselho Munic ipal de Educação d o município em que a escola especial está localizada. Por fim, considera se que a presença histórica das escolas especiais em diversos contextos brasileiros tende a ser mantida em relação de interdependência entre segmentos público e priv ado na gestão da educação especial. No contexto específico de investigação da escola especial, pode se observar os possíveis efeitos das políticas públicas de inclusão na redução no quantitativo de matrículas, especialmente após 2008, e no progressivo aume nto após 2016. A instituição analisada esteve direcionada a atender prioritariamente estudantes com deficiência intelectual, com docentes prioritariamente vinculados como efetivos e com formação inicial em Pedagogia. A organização do trabalho se constitui por meio de pequenos grupos ou por atendimento individual, com base em proposta curricular muito distinta daquela esperada para uma escola de ensino fundamental, com ênfase em atividades preparatórias para a escolarização, centradas na socialização e em at ividades de vida diária. Destacaram-se, ainda, a grande variabilidade de idade dos estudantes de 4 a 71 anos) e a s trajetórias escolares que tinham como origem institucional mais frequente as escolas de ensino comum. Tais trajetórias mostraram que, após a matrícula, a tendência é que esses estudantes permane ça m por muitos anos na instituição.This research aims to analyze special sc hools inserted in the Brazilia n context in order to identify what dynamics sustain the maintenance of th o se institutions and what are the perceived configurations when its internal organization and the characteristics of the social actors involved in it ar e examined. The analysis consists of a theoretical methodological approach of the systemic th inking and is supported by authors such as Gregory Bateson, Humberto Maturana, Francisco Varela and Fritjof Capra. Th ese references support an historical and conte xtual analysis of the specialized literature in special education as well as the analysis of studies related to the scope of this investigation (special schools). This is a qualitative study, in which a directed search of the specialized literature was mad e in order to identify productions that historically contextualize the process of institutionalization of people with disability in Brazil. Also, it intends to understand and analyze the specific context of a special school, aiming to collaborate for the c omprehension of the role of those spaces in the political field, considering as axis of analysis its students and teachers, as well as the guidelines of its education al p urpose and the scholar traj ectory of those who attend the institution. The methodo logical instruments used in the study consists of a review of the specialized literature; semi structured interviews; and analysis of documents and educational indexes extracted from the microdata collected from Anísio Teixeira National Institute for Educa tional Studies and Research s School Census Yet the study aimed to analyze the files of students enrolled in the institution in 2022 and to collect data with the Municipal Board of Education from the city in which the school is located. Ultimately it is considered that the historical presence of special schools in many Brazilian contexts tend to be kept in a relation of interdependenc y between public and private segments when it comes to the management of the special education. In the specific context of investigation of a special school, it could be observed the possible effects of public policies in the reduction of its enrollment index es e specially after 2008, and in its progressive increase after 2016. The institution analyzed in this study was orien ted to attend primarily students with intellectual disability, and had in its professional board teachers primarily hired as permanents and with a degree in Pedagogy. The workflow is set either in small groups or individual meetings, based in a curricular proposition quite distinct from those expected from an elementary school, with emphasis in preparatory activities for schooling, centered in socialization skills and in daily life activities. It is highlighted the great gap of age between students (from 4 years old to 71 years old) and s chool trajectories that had as its most recurrent origin the regular school. Such trajectories show the tendency of a long term permanence of those students in the institution after the enrollmentapplication/pdfporEducação especialInclusão escolarPolíticas públicasSpecial educationSpecial schoolInclusive educationSchool trajectoriesPublic policiesEducação especial e trajetórias escolares : uma análise de escolas especiais no cenário brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001168884.pdf.txt001168884.pdf.txtExtracted Texttext/plain241083http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258744/2/001168884.pdf.txtd2978da3cf2f0ee8b48691475830c7caMD52ORIGINAL001168884.pdfTexto completoapplication/pdf4290249http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258744/1/001168884.pdf1a22385515493a099ef0bb3dfb931a33MD5110183/2587442023-06-02 03:30:02.730254oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258744Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-02T06:30:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação especial e trajetórias escolares : uma análise de escolas especiais no cenário brasileiro
title Educação especial e trajetórias escolares : uma análise de escolas especiais no cenário brasileiro
spellingShingle Educação especial e trajetórias escolares : uma análise de escolas especiais no cenário brasileiro
Strasburg, Raquel Bobsin
Educação especial
Inclusão escolar
Políticas públicas
Special education
Special school
Inclusive education
School trajectories
Public policies
title_short Educação especial e trajetórias escolares : uma análise de escolas especiais no cenário brasileiro
title_full Educação especial e trajetórias escolares : uma análise de escolas especiais no cenário brasileiro
title_fullStr Educação especial e trajetórias escolares : uma análise de escolas especiais no cenário brasileiro
title_full_unstemmed Educação especial e trajetórias escolares : uma análise de escolas especiais no cenário brasileiro
title_sort Educação especial e trajetórias escolares : uma análise de escolas especiais no cenário brasileiro
author Strasburg, Raquel Bobsin
author_facet Strasburg, Raquel Bobsin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Strasburg, Raquel Bobsin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baptista, Cláudio Roberto
contributor_str_mv Baptista, Cláudio Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Inclusão escolar
Políticas públicas
topic Educação especial
Inclusão escolar
Políticas públicas
Special education
Special school
Inclusive education
School trajectories
Public policies
dc.subject.eng.fl_str_mv Special education
Special school
Inclusive education
School trajectories
Public policies
description A presente pesquisa tem o objetivo de analisar as escolas especiais no cenário brasileiro, buscando identificar quais dinâmicas têm sustentado a manut enção dessas instituições e quais são as configurações existentes ao examinarmos sua organização interna e as características dos atores sociais envolvidos. A análise foi realizada tendo como base a abordagem teórico meto do lógica do pensamento sistêmico e mbasada por autores como Gregory Bateson, Humberto Maturana, Francisco Varela e Fritjof Capra. Esse referencial favorece a análise histórica e contextual da literatura especializada no campo da educação especial e dos estudos relativos ao foco da investiga ção escolas especiais Trata se de um estudo de car áter qualitativo em que foram realizadas buscas na literatura especializada dirigidas a produções que contextualizam historicamente os processos de institucionalização das pessoas com deficiência no Bra sil. Além disso, buscou se conhecer e analisar um contexto específico de uma escola especial objetivando colaborar com a compreensão acerca do papel desses espaços no campo das políticas, considerando como eixos de análise os estudantes, os docentes, as d iretrizes da proposta educacional e as trajetórias escolares dos sujeitos que frequentam a instituição. Foram utilizados como instrumentos metodológicos revisão da literatura especializada entrevistas semiestruturadas análise documental e de índices edu cacionais extraídos dos m icrodados do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Houve ainda a análise das pastas escolares dos estudantes matriculados em 2022 e a busca de informações junto ao Conselho Munic ipal de Educação d o município em que a escola especial está localizada. Por fim, considera se que a presença histórica das escolas especiais em diversos contextos brasileiros tende a ser mantida em relação de interdependência entre segmentos público e priv ado na gestão da educação especial. No contexto específico de investigação da escola especial, pode se observar os possíveis efeitos das políticas públicas de inclusão na redução no quantitativo de matrículas, especialmente após 2008, e no progressivo aume nto após 2016. A instituição analisada esteve direcionada a atender prioritariamente estudantes com deficiência intelectual, com docentes prioritariamente vinculados como efetivos e com formação inicial em Pedagogia. A organização do trabalho se constitui por meio de pequenos grupos ou por atendimento individual, com base em proposta curricular muito distinta daquela esperada para uma escola de ensino fundamental, com ênfase em atividades preparatórias para a escolarização, centradas na socialização e em at ividades de vida diária. Destacaram-se, ainda, a grande variabilidade de idade dos estudantes de 4 a 71 anos) e a s trajetórias escolares que tinham como origem institucional mais frequente as escolas de ensino comum. Tais trajetórias mostraram que, após a matrícula, a tendência é que esses estudantes permane ça m por muitos anos na instituição.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-01T03:29:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/258744
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001168884
url http://hdl.handle.net/10183/258744
identifier_str_mv 001168884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258744/2/001168884.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258744/1/001168884.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d2978da3cf2f0ee8b48691475830c7ca
1a22385515493a099ef0bb3dfb931a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085619176570880