The comprehension of numerical relationships in the learning of fractions : a comparative study with Brazilian and Portuguese children

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Isabel Cristina Peregrina
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dorneles, Beatriz Vargas, Mamede, Ema
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170595
Resumo: A compreensão dos números racionais é um dos maiores desafios conceituais enfrentados pelos estudantes na aprendizagem matemática durante a educação básica. No que diz respeito às frações, estabelecer a relação inversa entre o numerador e o denominador torna-se uma habilidade fundamental na construção do conceito. Os objetivos deste estudo foram: verificar como a compreensão da relação inversa entre quantidades menores do que a unidade, apresentadas nas situações de quociente e parte-todo, influencia na aprendizagem das frações; e perceber se existe diferença no desempenho entre alunos brasileiros e portugueses quanto à compreensão da relação inversa entre quantidades em problemas de fração. Os resultados indicam que os estudantes apresentam uma melhor compreensão da relação inversa entre quantidades na situação quociente e apontam que os desempenhos dos estudantes portugueses são significativamente melhores do que os dos estudantes brasileiros, nos diferentes tipos de situação. A discrepância no desempenho dos estudantes pode ser explicada pelas diferenças nos programas curriculares de matemática no quarto ano nesses países. Implicações no ensino da matemática nesses dois países foram discutidas.
id UFRGS-2_0c3f8b02d4f8ea3e16cd6de33578b257
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170595
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vasconcelos, Isabel Cristina PeregrinaDorneles, Beatriz VargasMamede, Ema2017-11-25T02:27:10Z20170034-7183http://hdl.handle.net/10183/170595001050825A compreensão dos números racionais é um dos maiores desafios conceituais enfrentados pelos estudantes na aprendizagem matemática durante a educação básica. No que diz respeito às frações, estabelecer a relação inversa entre o numerador e o denominador torna-se uma habilidade fundamental na construção do conceito. Os objetivos deste estudo foram: verificar como a compreensão da relação inversa entre quantidades menores do que a unidade, apresentadas nas situações de quociente e parte-todo, influencia na aprendizagem das frações; e perceber se existe diferença no desempenho entre alunos brasileiros e portugueses quanto à compreensão da relação inversa entre quantidades em problemas de fração. Os resultados indicam que os estudantes apresentam uma melhor compreensão da relação inversa entre quantidades na situação quociente e apontam que os desempenhos dos estudantes portugueses são significativamente melhores do que os dos estudantes brasileiros, nos diferentes tipos de situação. A discrepância no desempenho dos estudantes pode ser explicada pelas diferenças nos programas curriculares de matemática no quarto ano nesses países. Implicações no ensino da matemática nesses dois países foram discutidas.The understanding of rational numbers is one of the major conceptual challenges faced by students in mathematics learning in basic education. Regarding fractions, to establish the inverse relationship between the numerator and the denominator becomes a key issue in concept formation. The main goals of this study were: to understand if the inverse relationship between smaller quantities than the unit in quotient and part-whole situations influences the learning of fractions; and to compare Brazilian and Portuguese students’ comprehension of the inverse relationship between quantities in fraction problems, using quotient and part-whole situations. The results indicate that students have a better grasp of the inverse relationship between the quantities in the quotient situation and also showed that Portuguese students performed significantly better than Brazilian students in the both types of situations. The discrepancy in student performance can be explained by differences in the curricula of mathematics in grade four in these countries. Implications for the teaching of mathematics in these two countries were also discussed.application/pdfporRevista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 98, n. 249 (maio/ago. 2017), p. 251-269MatemáticaNumeros racionaisEnsinoRational numbersFractionsInverse relationThe comprehension of numerical relationships in the learning of fractions : a comparative study with Brazilian and Portuguese childrenA compreensão das relações numéricas na aprendizagem das frações : um estudo comparativo com crianças brasileiras e portuguesasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001050825.pdf001050825.pdfTexto completo (inglês)application/pdf3604079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170595/1/001050825.pdfd41cd56c2d4d5a79c76b94ca70f33ebeMD51TEXT001050825.pdf.txt001050825.pdf.txtExtracted Texttext/plain51360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170595/2/001050825.pdf.txt2529ce46799bf8e20eff4459d1a91f5eMD5210183/1705952021-05-07 04:49:27.59083oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170595Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:49:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv The comprehension of numerical relationships in the learning of fractions : a comparative study with Brazilian and Portuguese children
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv A compreensão das relações numéricas na aprendizagem das frações : um estudo comparativo com crianças brasileiras e portuguesas
title The comprehension of numerical relationships in the learning of fractions : a comparative study with Brazilian and Portuguese children
spellingShingle The comprehension of numerical relationships in the learning of fractions : a comparative study with Brazilian and Portuguese children
Vasconcelos, Isabel Cristina Peregrina
Matemática
Numeros racionais
Ensino
Rational numbers
Fractions
Inverse relation
title_short The comprehension of numerical relationships in the learning of fractions : a comparative study with Brazilian and Portuguese children
title_full The comprehension of numerical relationships in the learning of fractions : a comparative study with Brazilian and Portuguese children
title_fullStr The comprehension of numerical relationships in the learning of fractions : a comparative study with Brazilian and Portuguese children
title_full_unstemmed The comprehension of numerical relationships in the learning of fractions : a comparative study with Brazilian and Portuguese children
title_sort The comprehension of numerical relationships in the learning of fractions : a comparative study with Brazilian and Portuguese children
author Vasconcelos, Isabel Cristina Peregrina
author_facet Vasconcelos, Isabel Cristina Peregrina
Dorneles, Beatriz Vargas
Mamede, Ema
author_role author
author2 Dorneles, Beatriz Vargas
Mamede, Ema
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Isabel Cristina Peregrina
Dorneles, Beatriz Vargas
Mamede, Ema
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Numeros racionais
Ensino
topic Matemática
Numeros racionais
Ensino
Rational numbers
Fractions
Inverse relation
dc.subject.eng.fl_str_mv Rational numbers
Fractions
Inverse relation
description A compreensão dos números racionais é um dos maiores desafios conceituais enfrentados pelos estudantes na aprendizagem matemática durante a educação básica. No que diz respeito às frações, estabelecer a relação inversa entre o numerador e o denominador torna-se uma habilidade fundamental na construção do conceito. Os objetivos deste estudo foram: verificar como a compreensão da relação inversa entre quantidades menores do que a unidade, apresentadas nas situações de quociente e parte-todo, influencia na aprendizagem das frações; e perceber se existe diferença no desempenho entre alunos brasileiros e portugueses quanto à compreensão da relação inversa entre quantidades em problemas de fração. Os resultados indicam que os estudantes apresentam uma melhor compreensão da relação inversa entre quantidades na situação quociente e apontam que os desempenhos dos estudantes portugueses são significativamente melhores do que os dos estudantes brasileiros, nos diferentes tipos de situação. A discrepância no desempenho dos estudantes pode ser explicada pelas diferenças nos programas curriculares de matemática no quarto ano nesses países. Implicações no ensino da matemática nesses dois países foram discutidas.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-25T02:27:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170595
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0034-7183
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001050825
identifier_str_mv 0034-7183
001050825
url http://hdl.handle.net/10183/170595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, DF. Vol. 98, n. 249 (maio/ago. 2017), p. 251-269
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170595/1/001050825.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170595/2/001050825.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d41cd56c2d4d5a79c76b94ca70f33ebe
2529ce46799bf8e20eff4459d1a91f5e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224932876615680