Análise do mercado microcervejeiro do Rio Grande do Sul sob a ótica das barreiras de entrada e de estratégias competitivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneghetti, Lucas Dorneles
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/109404
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o setor microcervejeiro com ênfase nas barreiras à entrada de novas firmas e nas estratégias competitivas adotadas pelas empresas microcervejeiras. O mercado de microcervejarias está em expansão, tanto no Brasil quanto no Rio Grande do Sul, e tende a expandir ainda mais nos próximos anos. Frente a isso, torna-se necessário entender a dinâmica do mercado e as principais dificuldades de entrar neste setor. Aliando a teoria econômica e o conhecimento técnico abordado às pesquisas de mercado e entrevistas com os empresários do setor microcervejeiro, este trabalho retrata a dinâmica de funcionamento do mercado, suas barreiras à entrada e as estratégias competitivas empregadas. Concluiu-se que o mercado microcervejeiro - caracterizado como um oligopólio diferenciado – possui como principais barreiras à entrada as políticas governamentais, as necessidades de capital e o acesso aos canais de distribuição. A principal estratégia competitiva adotada pelos empresários do setor é o enfoque em diferenciação.
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