Análise do mercado microcervejeiro do Rio Grande do Sul sob a ótica das barreiras de entrada e de estratégias competitivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/109404 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar o setor microcervejeiro com ênfase nas barreiras à entrada de novas firmas e nas estratégias competitivas adotadas pelas empresas microcervejeiras. O mercado de microcervejarias está em expansão, tanto no Brasil quanto no Rio Grande do Sul, e tende a expandir ainda mais nos próximos anos. Frente a isso, torna-se necessário entender a dinâmica do mercado e as principais dificuldades de entrar neste setor. Aliando a teoria econômica e o conhecimento técnico abordado às pesquisas de mercado e entrevistas com os empresários do setor microcervejeiro, este trabalho retrata a dinâmica de funcionamento do mercado, suas barreiras à entrada e as estratégias competitivas empregadas. Concluiu-se que o mercado microcervejeiro - caracterizado como um oligopólio diferenciado – possui como principais barreiras à entrada as políticas governamentais, as necessidades de capital e o acesso aos canais de distribuição. A principal estratégia competitiva adotada pelos empresários do setor é o enfoque em diferenciação. |
id |
UFRGS-2_0c7441eb50e24b66a22409b87d7e7455 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109404 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Meneghetti, Lucas DornelesOliveira, Júlio César de2015-01-29T02:17:07Z2014http://hdl.handle.net/10183/109404000935135O presente trabalho tem como objetivo analisar o setor microcervejeiro com ênfase nas barreiras à entrada de novas firmas e nas estratégias competitivas adotadas pelas empresas microcervejeiras. O mercado de microcervejarias está em expansão, tanto no Brasil quanto no Rio Grande do Sul, e tende a expandir ainda mais nos próximos anos. Frente a isso, torna-se necessário entender a dinâmica do mercado e as principais dificuldades de entrar neste setor. Aliando a teoria econômica e o conhecimento técnico abordado às pesquisas de mercado e entrevistas com os empresários do setor microcervejeiro, este trabalho retrata a dinâmica de funcionamento do mercado, suas barreiras à entrada e as estratégias competitivas empregadas. Concluiu-se que o mercado microcervejeiro - caracterizado como um oligopólio diferenciado – possui como principais barreiras à entrada as políticas governamentais, as necessidades de capital e o acesso aos canais de distribuição. A principal estratégia competitiva adotada pelos empresários do setor é o enfoque em diferenciação.This study aims to analyze the microbrewery industry with emphasis on barriers to entry of new firms and the competitive strategies adopted by the microbreweries entrepreneurs. The market for microbreweries are expanding, both in Brazil and in Rio Grande do Sul, and tends to further expand in the coming years. Faced with this, it is necessary to understand the market dynamics and the main difficulties in entering this sector. Combining economic theory and technical knowledge in beer with market research and interviews with the entrepreneurs of microbrewery industry, this work exposes the dynamics of the operation of the market, its barriers to entry and the competitive strategies employed. It was concluded that microbrewery market – characterized as a differentiated oligopoly – has, as main barriers to entry, government policies, capital requirements and access to distribution channels. The main competitive strategy adopted by firms in the sector is the focus on differentiation.application/pdfporEconomiaCervejaMercadoEstratégia competitivaBarriers to entryCompetitive strategiesMicrobrewery industryMarket structuresAnálise do mercado microcervejeiro do Rio Grande do Sul sob a ótica das barreiras de entrada e de estratégias competitivasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2014Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000935135.pdf000935135.pdfTexto completoapplication/pdf890586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109404/1/000935135.pdfe7d915fb2b86a3a816068cc002c836aaMD51TEXT000935135.pdf.txt000935135.pdf.txtExtracted Texttext/plain121942http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109404/2/000935135.pdf.txtee88a8e9ff0461106e812f711eacc412MD52THUMBNAIL000935135.pdf.jpg000935135.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1073http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109404/3/000935135.pdf.jpgcf618e9b6e720ed2c03a1847bcf3d81cMD5310183/1094042020-08-14 03:40:30.970814oai:www.lume.ufrgs.br:10183/109404Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-08-14T06:40:30Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise do mercado microcervejeiro do Rio Grande do Sul sob a ótica das barreiras de entrada e de estratégias competitivas |
title |
Análise do mercado microcervejeiro do Rio Grande do Sul sob a ótica das barreiras de entrada e de estratégias competitivas |
spellingShingle |
Análise do mercado microcervejeiro do Rio Grande do Sul sob a ótica das barreiras de entrada e de estratégias competitivas Meneghetti, Lucas Dorneles Economia Cerveja Mercado Estratégia competitiva Barriers to entry Competitive strategies Microbrewery industry Market structures |
title_short |
Análise do mercado microcervejeiro do Rio Grande do Sul sob a ótica das barreiras de entrada e de estratégias competitivas |
title_full |
Análise do mercado microcervejeiro do Rio Grande do Sul sob a ótica das barreiras de entrada e de estratégias competitivas |
title_fullStr |
Análise do mercado microcervejeiro do Rio Grande do Sul sob a ótica das barreiras de entrada e de estratégias competitivas |
title_full_unstemmed |
Análise do mercado microcervejeiro do Rio Grande do Sul sob a ótica das barreiras de entrada e de estratégias competitivas |
title_sort |
Análise do mercado microcervejeiro do Rio Grande do Sul sob a ótica das barreiras de entrada e de estratégias competitivas |
author |
Meneghetti, Lucas Dorneles |
author_facet |
Meneghetti, Lucas Dorneles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meneghetti, Lucas Dorneles |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Júlio César de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Júlio César de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia Cerveja Mercado Estratégia competitiva |
topic |
Economia Cerveja Mercado Estratégia competitiva Barriers to entry Competitive strategies Microbrewery industry Market structures |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Barriers to entry Competitive strategies Microbrewery industry Market structures |
description |
O presente trabalho tem como objetivo analisar o setor microcervejeiro com ênfase nas barreiras à entrada de novas firmas e nas estratégias competitivas adotadas pelas empresas microcervejeiras. O mercado de microcervejarias está em expansão, tanto no Brasil quanto no Rio Grande do Sul, e tende a expandir ainda mais nos próximos anos. Frente a isso, torna-se necessário entender a dinâmica do mercado e as principais dificuldades de entrar neste setor. Aliando a teoria econômica e o conhecimento técnico abordado às pesquisas de mercado e entrevistas com os empresários do setor microcervejeiro, este trabalho retrata a dinâmica de funcionamento do mercado, suas barreiras à entrada e as estratégias competitivas empregadas. Concluiu-se que o mercado microcervejeiro - caracterizado como um oligopólio diferenciado – possui como principais barreiras à entrada as políticas governamentais, as necessidades de capital e o acesso aos canais de distribuição. A principal estratégia competitiva adotada pelos empresários do setor é o enfoque em diferenciação. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-01-29T02:17:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/109404 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000935135 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/109404 |
identifier_str_mv |
000935135 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109404/1/000935135.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109404/2/000935135.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/109404/3/000935135.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e7d915fb2b86a3a816068cc002c836aa ee88a8e9ff0461106e812f711eacc412 cf618e9b6e720ed2c03a1847bcf3d81c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447139520610304 |