Análise das barreiras à entrada e estratégias competitivas nos mercados das startups da Região Metropolitana de Porto Alegre
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/167314 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo investigar as barreiras à entrada que mais afetam as startups da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). O aumento do empreendedorismo na economia brasileira, aliado à elevação dos níveis de escolaridade e acesso ao ensino superior, sugere um cenário positivo para o surgimento de novas startups. Apesar de seu alto grau de tecnologia e inovação, é de se esperar que estas empresas também sofram desestímulos devido a barreiras à entrada em seus respectivos mercados, o que impõe a adoção de estratégias competitivas para se firmarem no mercado. A fim de atingir o objetivo proposto, buscaram-se referências teóricas sobre essas temáticas. Analisa-se também o cenário brasileiro e regional sobre empreendedorismo e startups, apresentando o perfil dos empreendedores de startups e as principais características dessas empresas. Por fim, realiza-se análise dos resultados de uma pesquisa aplicada em 71 startups da RMPA, visando identificar as barreiras à entrada e estratégias competitivas dessas empresas. Concluiu-se que, dentre as barreiras consideradas mais significativas, os custos de mudanças e as políticas governamentais foram as mais mencionadas, enquanto que as barreiras ocasionadas por economias de escala foram as que menos afetaram as startups da RMPA. Ao se analisar as estratégias competitivas, verificou-se que mais da metade das empresas recorrem à estratégia de diferenciação de produto, e em geral, apenas dez por cento das empresas utilizam a estratégia de liderança nos custo total. |
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Ribeiro, Lucas MendesOliveira, Júlio César de2017-09-15T02:32:05Z2016http://hdl.handle.net/10183/167314001020485O presente trabalho tem como objetivo investigar as barreiras à entrada que mais afetam as startups da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA). O aumento do empreendedorismo na economia brasileira, aliado à elevação dos níveis de escolaridade e acesso ao ensino superior, sugere um cenário positivo para o surgimento de novas startups. Apesar de seu alto grau de tecnologia e inovação, é de se esperar que estas empresas também sofram desestímulos devido a barreiras à entrada em seus respectivos mercados, o que impõe a adoção de estratégias competitivas para se firmarem no mercado. A fim de atingir o objetivo proposto, buscaram-se referências teóricas sobre essas temáticas. Analisa-se também o cenário brasileiro e regional sobre empreendedorismo e startups, apresentando o perfil dos empreendedores de startups e as principais características dessas empresas. Por fim, realiza-se análise dos resultados de uma pesquisa aplicada em 71 startups da RMPA, visando identificar as barreiras à entrada e estratégias competitivas dessas empresas. Concluiu-se que, dentre as barreiras consideradas mais significativas, os custos de mudanças e as políticas governamentais foram as mais mencionadas, enquanto que as barreiras ocasionadas por economias de escala foram as que menos afetaram as startups da RMPA. Ao se analisar as estratégias competitivas, verificou-se que mais da metade das empresas recorrem à estratégia de diferenciação de produto, e em geral, apenas dez por cento das empresas utilizam a estratégia de liderança nos custo total.The present work aims to investigate barriers of entry that most affect startups of the Metropolitan Region of Porto Alegre (RMPA). The increase of entrepreneurship in the Brazilian economy, together with the increase in educational levels and access to higher education, suggests a positive scenario for the emergence of new startups. Despite the high degree of technology and innovation, it is expected that companies also suffer from discouragement due to barriers to entry into their respective markets, which requires the adoption of competitive strategies to establish themselves in the market. In order to reach the proposed objective, theoretical references on thematic were sought. It also analyzes the Brazilian and regional scenario on entrepreneurship and startups, presenting the profile of entrepreneurs of startups and as main characteristics of companies. Finally, it carried out an analysis of the results of an applied research in 71 startups of MRPA, aiming to identify as entrance barriers and competitive strategies of companies. It was concluded that, as barriers considered more significant, the costs of changes and government policies were more mentioned, while the barriers caused by economies of scale were as less affected as RMPA startups. When analyzing as competitive strategies, it was verified that more than half of the companies use the strategy of product differentiation, and in general, only ten percent of the companies use a strategy of leadership in the total cost.application/pdfporEmpreendedorismoStartupPorto Alegre, Região Metropolitana de (RS)Barriers to entryCompetitive strategiesStartupsEntrepreneurshipInnovationAnálise das barreiras à entrada e estratégias competitivas nos mercados das startups da Região Metropolitana de Porto Alegreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2016Ciências Econômicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001020485.pdf001020485.pdfTexto completoapplication/pdf1449430http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/167314/1/001020485.pdf7a3a0c0186d1a79de690fd724c694259MD51TEXT001020485.pdf.txt001020485.pdf.txtExtracted Texttext/plain113372http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/167314/2/001020485.pdf.txte08b90a503f798585832e189fecb6102MD52THUMBNAIL001020485.pdf.jpg001020485.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/167314/3/001020485.pdf.jpg02dcb1c50dc616b22d4a18b952bf170bMD5310183/1673142024-07-12 06:11:05.572871oai:www.lume.ufrgs.br:10183/167314Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-07-12T09:11:05Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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