Logicmanager : módulo tri-logic de gerenciamento ao professor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Brenda Anghinoni
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Kulpa, Cínthia Costa, Perry, Gabriela Trindade, Silva, Sandro José Ribeiro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223771
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a apresentação do LogicManager, módulo de gerenciamento ao professor. O Tri-Logic, desenvolvido no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, conta com uma série de exercícios lúdicos de lógica de programação aliados a técnicas de gamificação para motivar o aluno. No entanto, verificou-se que o ambiente Tri-Logic possui uma limitação, que é a falta de interatividade do professor, uma vez que todos os diálogos e modais apresentados são estáticos e qualquer alteração necessária precisa ser realizada manualmente, via código. Assim sendo, partindo de uma abordagem qualitativa, em que foram utilizados dois tipos principais de pesquisa, pesquisa participante e grupo focal, foi desenvolvido o LogicManager a fim de solucionar esse problema. Com o LogicManager, o professor pode gerenciar os diálogos e modais apresentados no ambiente, adaptando-os da melhor forma às suas regionalidades, especificidades ou particularidades, gerenciar oficinas de lógica e suas inscrições, determinando o período em que estas ocorrerão e quais fases do ambiente são disponibilizadas, e, por fim, acompanhar o desempenho individual ou em grupo do(s) aluno(s) por meio de relatórios estatísticos com erros e acertos em cada uma das fases. Durante a etapa de testes, o LogicManager foi disponibilizado aos professores da disciplina de lógica de programação do IFRS - Campus Canoas. Para a validação do trabalho, foram utilizados questionários, por meio dos quais os professores puderam avaliar o sistema e deixar sugestões ou comentários.
id UFRGS-2_0c768970bd2dcaa5a2787c1c56702c77
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223771
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Barbosa, Brenda AnghinoniKulpa, Cínthia CostaPerry, Gabriela TrindadeSilva, Sandro José Ribeiro da2021-07-13T04:39:34Z20192238-8079http://hdl.handle.net/10183/223771001127906O presente trabalho tem como objetivo a apresentação do LogicManager, módulo de gerenciamento ao professor. O Tri-Logic, desenvolvido no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, conta com uma série de exercícios lúdicos de lógica de programação aliados a técnicas de gamificação para motivar o aluno. No entanto, verificou-se que o ambiente Tri-Logic possui uma limitação, que é a falta de interatividade do professor, uma vez que todos os diálogos e modais apresentados são estáticos e qualquer alteração necessária precisa ser realizada manualmente, via código. Assim sendo, partindo de uma abordagem qualitativa, em que foram utilizados dois tipos principais de pesquisa, pesquisa participante e grupo focal, foi desenvolvido o LogicManager a fim de solucionar esse problema. Com o LogicManager, o professor pode gerenciar os diálogos e modais apresentados no ambiente, adaptando-os da melhor forma às suas regionalidades, especificidades ou particularidades, gerenciar oficinas de lógica e suas inscrições, determinando o período em que estas ocorrerão e quais fases do ambiente são disponibilizadas, e, por fim, acompanhar o desempenho individual ou em grupo do(s) aluno(s) por meio de relatórios estatísticos com erros e acertos em cada uma das fases. Durante a etapa de testes, o LogicManager foi disponibilizado aos professores da disciplina de lógica de programação do IFRS - Campus Canoas. Para a validação do trabalho, foram utilizados questionários, por meio dos quais os professores puderam avaliar o sistema e deixar sugestões ou comentários.This paper objective to present the LogicManager management module to the teacher. The Tri-Logic, developed at the Institute Federal of Rio Grande do Sul - Campus Canoas, has a series of exercises of playful logic combined with gamification techniques to motivate the student. However, it has a limitation, which is the teacher's want of interactivity, since all dialogs and modes presented are static and any necessary changes must be made manually by code. Based on a qualitative approach using two main types of research, participatory research and focus group, LogicManager was developed to solve such problems. With LogicManager, the teacher can manage the dialogs and modes presented in the environment, adapting them to their regionalities, specificities or particularities, managing logic workshops and their subscriptions, determining the period in which they will occur and which phases of the process, environment are available, and finally, keep up with the individual or group performance of the student (s) through statistical reports with errors and successes in each phase. During the testing phase, LogicManager was made available to teachers of the programming logic discipline of the Institute Federal of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Canoas. For the validation of the work, questionnaires were used where teachers could evaluate the system and leave suggestions or comments.application/pdfporTear: revista de educação ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 8, n. 2 (2019), 14 p.JogosLinguagem de programaçãoGerenciamentoProgramming logicManagement systemModule for the teacherLogicmanager : módulo tri-logic de gerenciamento ao professorLogicmanager : tri-logic teacher management moduleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127906.pdf.txt001127906.pdf.txtExtracted Texttext/plain33382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223771/2/001127906.pdf.txt45b5a8a7fdcc8c50626eddcfe70cb6e0MD52ORIGINAL001127906.pdfTexto completoapplication/pdf495037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223771/1/001127906.pdf4f80ce0787f5d289b3637c13e1bd987bMD5110183/2237712021-08-18 04:45:56.970388oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223771Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:45:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Logicmanager : módulo tri-logic de gerenciamento ao professor
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Logicmanager : tri-logic teacher management module
title Logicmanager : módulo tri-logic de gerenciamento ao professor
spellingShingle Logicmanager : módulo tri-logic de gerenciamento ao professor
Barbosa, Brenda Anghinoni
Jogos
Linguagem de programação
Gerenciamento
Programming logic
Management system
Module for the teacher
title_short Logicmanager : módulo tri-logic de gerenciamento ao professor
title_full Logicmanager : módulo tri-logic de gerenciamento ao professor
title_fullStr Logicmanager : módulo tri-logic de gerenciamento ao professor
title_full_unstemmed Logicmanager : módulo tri-logic de gerenciamento ao professor
title_sort Logicmanager : módulo tri-logic de gerenciamento ao professor
author Barbosa, Brenda Anghinoni
author_facet Barbosa, Brenda Anghinoni
Kulpa, Cínthia Costa
Perry, Gabriela Trindade
Silva, Sandro José Ribeiro da
author_role author
author2 Kulpa, Cínthia Costa
Perry, Gabriela Trindade
Silva, Sandro José Ribeiro da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Brenda Anghinoni
Kulpa, Cínthia Costa
Perry, Gabriela Trindade
Silva, Sandro José Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Linguagem de programação
Gerenciamento
topic Jogos
Linguagem de programação
Gerenciamento
Programming logic
Management system
Module for the teacher
dc.subject.eng.fl_str_mv Programming logic
Management system
Module for the teacher
description O presente trabalho tem como objetivo a apresentação do LogicManager, módulo de gerenciamento ao professor. O Tri-Logic, desenvolvido no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, conta com uma série de exercícios lúdicos de lógica de programação aliados a técnicas de gamificação para motivar o aluno. No entanto, verificou-se que o ambiente Tri-Logic possui uma limitação, que é a falta de interatividade do professor, uma vez que todos os diálogos e modais apresentados são estáticos e qualquer alteração necessária precisa ser realizada manualmente, via código. Assim sendo, partindo de uma abordagem qualitativa, em que foram utilizados dois tipos principais de pesquisa, pesquisa participante e grupo focal, foi desenvolvido o LogicManager a fim de solucionar esse problema. Com o LogicManager, o professor pode gerenciar os diálogos e modais apresentados no ambiente, adaptando-os da melhor forma às suas regionalidades, especificidades ou particularidades, gerenciar oficinas de lógica e suas inscrições, determinando o período em que estas ocorrerão e quais fases do ambiente são disponibilizadas, e, por fim, acompanhar o desempenho individual ou em grupo do(s) aluno(s) por meio de relatórios estatísticos com erros e acertos em cada uma das fases. Durante a etapa de testes, o LogicManager foi disponibilizado aos professores da disciplina de lógica de programação do IFRS - Campus Canoas. Para a validação do trabalho, foram utilizados questionários, por meio dos quais os professores puderam avaliar o sistema e deixar sugestões ou comentários.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-13T04:39:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223771
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2238-8079
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127906
identifier_str_mv 2238-8079
001127906
url http://hdl.handle.net/10183/223771
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Tear: revista de educação ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 8, n. 2 (2019), 14 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223771/2/001127906.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223771/1/001127906.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 45b5a8a7fdcc8c50626eddcfe70cb6e0
4f80ce0787f5d289b3637c13e1bd987b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447750569885696