Logicmanager : módulo tri-logic de gerenciamento ao professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/223771 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo a apresentação do LogicManager, módulo de gerenciamento ao professor. O Tri-Logic, desenvolvido no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, conta com uma série de exercícios lúdicos de lógica de programação aliados a técnicas de gamificação para motivar o aluno. No entanto, verificou-se que o ambiente Tri-Logic possui uma limitação, que é a falta de interatividade do professor, uma vez que todos os diálogos e modais apresentados são estáticos e qualquer alteração necessária precisa ser realizada manualmente, via código. Assim sendo, partindo de uma abordagem qualitativa, em que foram utilizados dois tipos principais de pesquisa, pesquisa participante e grupo focal, foi desenvolvido o LogicManager a fim de solucionar esse problema. Com o LogicManager, o professor pode gerenciar os diálogos e modais apresentados no ambiente, adaptando-os da melhor forma às suas regionalidades, especificidades ou particularidades, gerenciar oficinas de lógica e suas inscrições, determinando o período em que estas ocorrerão e quais fases do ambiente são disponibilizadas, e, por fim, acompanhar o desempenho individual ou em grupo do(s) aluno(s) por meio de relatórios estatísticos com erros e acertos em cada uma das fases. Durante a etapa de testes, o LogicManager foi disponibilizado aos professores da disciplina de lógica de programação do IFRS - Campus Canoas. Para a validação do trabalho, foram utilizados questionários, por meio dos quais os professores puderam avaliar o sistema e deixar sugestões ou comentários. |
id |
UFRGS-2_0c768970bd2dcaa5a2787c1c56702c77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223771 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Barbosa, Brenda AnghinoniKulpa, Cínthia CostaPerry, Gabriela TrindadeSilva, Sandro José Ribeiro da2021-07-13T04:39:34Z20192238-8079http://hdl.handle.net/10183/223771001127906O presente trabalho tem como objetivo a apresentação do LogicManager, módulo de gerenciamento ao professor. O Tri-Logic, desenvolvido no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, conta com uma série de exercícios lúdicos de lógica de programação aliados a técnicas de gamificação para motivar o aluno. No entanto, verificou-se que o ambiente Tri-Logic possui uma limitação, que é a falta de interatividade do professor, uma vez que todos os diálogos e modais apresentados são estáticos e qualquer alteração necessária precisa ser realizada manualmente, via código. Assim sendo, partindo de uma abordagem qualitativa, em que foram utilizados dois tipos principais de pesquisa, pesquisa participante e grupo focal, foi desenvolvido o LogicManager a fim de solucionar esse problema. Com o LogicManager, o professor pode gerenciar os diálogos e modais apresentados no ambiente, adaptando-os da melhor forma às suas regionalidades, especificidades ou particularidades, gerenciar oficinas de lógica e suas inscrições, determinando o período em que estas ocorrerão e quais fases do ambiente são disponibilizadas, e, por fim, acompanhar o desempenho individual ou em grupo do(s) aluno(s) por meio de relatórios estatísticos com erros e acertos em cada uma das fases. Durante a etapa de testes, o LogicManager foi disponibilizado aos professores da disciplina de lógica de programação do IFRS - Campus Canoas. Para a validação do trabalho, foram utilizados questionários, por meio dos quais os professores puderam avaliar o sistema e deixar sugestões ou comentários.This paper objective to present the LogicManager management module to the teacher. The Tri-Logic, developed at the Institute Federal of Rio Grande do Sul - Campus Canoas, has a series of exercises of playful logic combined with gamification techniques to motivate the student. However, it has a limitation, which is the teacher's want of interactivity, since all dialogs and modes presented are static and any necessary changes must be made manually by code. Based on a qualitative approach using two main types of research, participatory research and focus group, LogicManager was developed to solve such problems. With LogicManager, the teacher can manage the dialogs and modes presented in the environment, adapting them to their regionalities, specificities or particularities, managing logic workshops and their subscriptions, determining the period in which they will occur and which phases of the process, environment are available, and finally, keep up with the individual or group performance of the student (s) through statistical reports with errors and successes in each phase. During the testing phase, LogicManager was made available to teachers of the programming logic discipline of the Institute Federal of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Canoas. For the validation of the work, questionnaires were used where teachers could evaluate the system and leave suggestions or comments.application/pdfporTear: revista de educação ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 8, n. 2 (2019), 14 p.JogosLinguagem de programaçãoGerenciamentoProgramming logicManagement systemModule for the teacherLogicmanager : módulo tri-logic de gerenciamento ao professorLogicmanager : tri-logic teacher management moduleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127906.pdf.txt001127906.pdf.txtExtracted Texttext/plain33382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223771/2/001127906.pdf.txt45b5a8a7fdcc8c50626eddcfe70cb6e0MD52ORIGINAL001127906.pdfTexto completoapplication/pdf495037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223771/1/001127906.pdf4f80ce0787f5d289b3637c13e1bd987bMD5110183/2237712021-08-18 04:45:56.970388oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223771Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:45:56Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Logicmanager : módulo tri-logic de gerenciamento ao professor |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Logicmanager : tri-logic teacher management module |
title |
Logicmanager : módulo tri-logic de gerenciamento ao professor |
spellingShingle |
Logicmanager : módulo tri-logic de gerenciamento ao professor Barbosa, Brenda Anghinoni Jogos Linguagem de programação Gerenciamento Programming logic Management system Module for the teacher |
title_short |
Logicmanager : módulo tri-logic de gerenciamento ao professor |
title_full |
Logicmanager : módulo tri-logic de gerenciamento ao professor |
title_fullStr |
Logicmanager : módulo tri-logic de gerenciamento ao professor |
title_full_unstemmed |
Logicmanager : módulo tri-logic de gerenciamento ao professor |
title_sort |
Logicmanager : módulo tri-logic de gerenciamento ao professor |
author |
Barbosa, Brenda Anghinoni |
author_facet |
Barbosa, Brenda Anghinoni Kulpa, Cínthia Costa Perry, Gabriela Trindade Silva, Sandro José Ribeiro da |
author_role |
author |
author2 |
Kulpa, Cínthia Costa Perry, Gabriela Trindade Silva, Sandro José Ribeiro da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Brenda Anghinoni Kulpa, Cínthia Costa Perry, Gabriela Trindade Silva, Sandro José Ribeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Linguagem de programação Gerenciamento |
topic |
Jogos Linguagem de programação Gerenciamento Programming logic Management system Module for the teacher |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Programming logic Management system Module for the teacher |
description |
O presente trabalho tem como objetivo a apresentação do LogicManager, módulo de gerenciamento ao professor. O Tri-Logic, desenvolvido no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas, conta com uma série de exercícios lúdicos de lógica de programação aliados a técnicas de gamificação para motivar o aluno. No entanto, verificou-se que o ambiente Tri-Logic possui uma limitação, que é a falta de interatividade do professor, uma vez que todos os diálogos e modais apresentados são estáticos e qualquer alteração necessária precisa ser realizada manualmente, via código. Assim sendo, partindo de uma abordagem qualitativa, em que foram utilizados dois tipos principais de pesquisa, pesquisa participante e grupo focal, foi desenvolvido o LogicManager a fim de solucionar esse problema. Com o LogicManager, o professor pode gerenciar os diálogos e modais apresentados no ambiente, adaptando-os da melhor forma às suas regionalidades, especificidades ou particularidades, gerenciar oficinas de lógica e suas inscrições, determinando o período em que estas ocorrerão e quais fases do ambiente são disponibilizadas, e, por fim, acompanhar o desempenho individual ou em grupo do(s) aluno(s) por meio de relatórios estatísticos com erros e acertos em cada uma das fases. Durante a etapa de testes, o LogicManager foi disponibilizado aos professores da disciplina de lógica de programação do IFRS - Campus Canoas. Para a validação do trabalho, foram utilizados questionários, por meio dos quais os professores puderam avaliar o sistema e deixar sugestões ou comentários. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-07-13T04:39:34Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/223771 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2238-8079 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001127906 |
identifier_str_mv |
2238-8079 001127906 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/223771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Tear: revista de educação ciência e tecnologia. Canoas, RS. Vol. 8, n. 2 (2019), 14 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223771/2/001127906.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223771/1/001127906.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
45b5a8a7fdcc8c50626eddcfe70cb6e0 4f80ce0787f5d289b3637c13e1bd987b |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447750569885696 |