Distorções perceptuais em situações educacionais : teoria e exemplos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eizirik, Marisa Faermann
Data de Publicação: 1984
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/258274
Resumo: Este artigo faz uma breve revisão teórica da percepção social, destacando fenômenos que se mostraram relevantes: seletividade, fixação, acentuação e defesa perceptivas. Salienta a força da emocionalidade na capacidade perceptiva e a influência do valor e da necessidade como fatores organizadores da percepção. Todos esses elementos estão presentes no processo do julgamento, o qual é fortemente determinado pelas primeiras impressões. Procura, também, integrar os conceitos desenvolvidos de forma a serem aplicados a situações da realidade. São evidenciados alguns efeitos de julgamento, como: o efeito de halo, o erro lógico e o efeito de leniência. Estereótipo, preconceito e expectativa são considerados fenômenos que podem levar a distorções perceptivas. Estes mecanismos, inerentes à pessoa do percebedor, entram constantemente em jogo nas várias situações do relacionamento humano. Exemplos são apresentados.
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