Distorções perceptuais em situações educacionais : teoria e exemplos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1984 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/258274 |
Resumo: | Este artigo faz uma breve revisão teórica da percepção social, destacando fenômenos que se mostraram relevantes: seletividade, fixação, acentuação e defesa perceptivas. Salienta a força da emocionalidade na capacidade perceptiva e a influência do valor e da necessidade como fatores organizadores da percepção. Todos esses elementos estão presentes no processo do julgamento, o qual é fortemente determinado pelas primeiras impressões. Procura, também, integrar os conceitos desenvolvidos de forma a serem aplicados a situações da realidade. São evidenciados alguns efeitos de julgamento, como: o efeito de halo, o erro lógico e o efeito de leniência. Estereótipo, preconceito e expectativa são considerados fenômenos que podem levar a distorções perceptivas. Estes mecanismos, inerentes à pessoa do percebedor, entram constantemente em jogo nas várias situações do relacionamento humano. Exemplos são apresentados. |
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Eizirik, Marisa Faermann2023-05-18T03:41:47Z19840100-3143http://hdl.handle.net/10183/258274000065776Este artigo faz uma breve revisão teórica da percepção social, destacando fenômenos que se mostraram relevantes: seletividade, fixação, acentuação e defesa perceptivas. Salienta a força da emocionalidade na capacidade perceptiva e a influência do valor e da necessidade como fatores organizadores da percepção. Todos esses elementos estão presentes no processo do julgamento, o qual é fortemente determinado pelas primeiras impressões. Procura, também, integrar os conceitos desenvolvidos de forma a serem aplicados a situações da realidade. São evidenciados alguns efeitos de julgamento, como: o efeito de halo, o erro lógico e o efeito de leniência. Estereótipo, preconceito e expectativa são considerados fenômenos que podem levar a distorções perceptivas. Estes mecanismos, inerentes à pessoa do percebedor, entram constantemente em jogo nas várias situações do relacionamento humano. Exemplos são apresentados.This paper presents a brief theoretical review on social peroeption, highlighting some relevant phenomena: perception selectivity, fixation, acentuation, and perceptual defense, It emphasizes the power of emotions in perceptive hability, and the influence of value and need as organizing factors in perception. These elements are ali present in the judgment process which is strongly determined by first impressions. Several concepts are presented in order to facilitate applications in reality situations. The paper analyses some judgment effects such as: the halo effect, the logical error, and the leniency effect, upon evaluation of others. Stereotypes, prejudice, and expectations are considered as phenomena related to perceptive distortions. These aspects, peculiar to the perceiver, are constantly influencing human relationships. Examples are presented.application/pdfporEducação & realidade. Porto Alegre. Vol. 9, n. 3 (set./dez. 1984), p. 7-18Relação interpessoalPercepçãoDistorções perceptuais em situações educacionais : teoria e exemplosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000065776.pdf.txt000065776.pdf.txtExtracted Texttext/plain35974http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258274/2/000065776.pdf.txt5e4c394fade1b32ce96df296840bd9f9MD52ORIGINAL000065776.pdfTexto completoapplication/pdf238089http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258274/1/000065776.pdf94ccf0b97d02bfc31ac2cb47feb2bb03MD5110183/2582742023-05-19 03:27:25.785257oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258274Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-19T06:27:25Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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