Representações culturais de crises na série The Boys
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/274262 |
Resumo: | O estudo tem como temática as representações culturais de crises e como objeto a série audiovisual The Boys. O objetivo geral é analisar como se dá a representação cultural de crises envolvendo celebridades em contextos organizacionais por meio da série The Boys. Tem abordagem de caráter exploratório, utilizando-se dos métodos de pesquisa bibliográfica e de análise de conteúdo e da técnica de análise de representações, conforme indicada por Freire Filho (2008). Através da pesquisa bibliográfica são apresentadas ideias sobre produtos midiáticos, dados sobre o audiovisual, representações culturais a partir de Hall (2016); conceituações sobre o que são crises e técnicas de gestão, englobando tanto corporações quanto pessoas públicas; ideias sobre a sociedade do espetáculo, conforme Debord (2003) e apontamentos e exemplos sobre representações de crise em produtos audiovisuais. Baseando se nos dados levantados foi possível realizar a análise de três crises que se desenrolam no seriado, indicando seus detalhes e características, de acordo com categorias previamente estruturadas. O resultado geral do estudo indicou que a comunicação é reconhecida e representada como parte crucial de uma gestão de crises. A mídia também foi representada como um importante veículo para a divulgação de esclarecimentos, principalmente no formato de vídeo ou coletiva de imprensa – condizendo com o indicado por teóricos da área, sobre oferecer uma comunicação clara e concisa. |
id |
UFRGS-2_0d37f8e09e9b0d6beceee0f76a7a2517 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274262 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Premaor, Caroline RebolaNunes, Ana Karin2024-03-27T06:38:24Z2024http://hdl.handle.net/10183/274262001199243O estudo tem como temática as representações culturais de crises e como objeto a série audiovisual The Boys. O objetivo geral é analisar como se dá a representação cultural de crises envolvendo celebridades em contextos organizacionais por meio da série The Boys. Tem abordagem de caráter exploratório, utilizando-se dos métodos de pesquisa bibliográfica e de análise de conteúdo e da técnica de análise de representações, conforme indicada por Freire Filho (2008). Através da pesquisa bibliográfica são apresentadas ideias sobre produtos midiáticos, dados sobre o audiovisual, representações culturais a partir de Hall (2016); conceituações sobre o que são crises e técnicas de gestão, englobando tanto corporações quanto pessoas públicas; ideias sobre a sociedade do espetáculo, conforme Debord (2003) e apontamentos e exemplos sobre representações de crise em produtos audiovisuais. Baseando se nos dados levantados foi possível realizar a análise de três crises que se desenrolam no seriado, indicando seus detalhes e características, de acordo com categorias previamente estruturadas. O resultado geral do estudo indicou que a comunicação é reconhecida e representada como parte crucial de uma gestão de crises. A mídia também foi representada como um importante veículo para a divulgação de esclarecimentos, principalmente no formato de vídeo ou coletiva de imprensa – condizendo com o indicado por teóricos da área, sobre oferecer uma comunicação clara e concisa.The study focuses on the cultural representations of crises, being its object the audiovisual series The Boys. Its general objective is to analyze how cultural representation of crises involving celebrities manifest in organizational contexts, specifically through the series The Boys. It has an exploratory approach, using bibliographic research and content analysis methods and the representation analysis technique, as indicated by Freire Filho (2008). Through bibliographical research are presented ideas about media products, data about the audiovisual, cultural representations from Hall (2016); conceptions about what are crises and management techniques, covering both corporations and public people; ideas regarding the society of the spectacle, according to Debord (2003) and, finally, notes and examples about crisis representations in audiovisual products. Based on the collected data, the analysis unfolds around three crises depicted in the series, highlighting their details and characteristics, according to previously structured categories. The overall findings of the study indicated that communication is recognized and represented as a crucial part of crises management. The media was also represented as an important vehicle for disseminating clarifications, mainly in the format of video or press conference – matching with what is recommended by theorists in the field, about offering clear and concise communication.application/pdfporRepresentação culturalCelebridadesSérie de televisãoCultural representationsCrises managementSeriesThe BoysRepresentações culturais de crises na série The Boysinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199243.pdf.txt001199243.pdf.txtExtracted Texttext/plain188842http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274262/2/001199243.pdf.txt2ae0ae0190f06e2d97ed44c1fbecf33aMD52ORIGINAL001199243.pdfTexto completoapplication/pdf1014336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274262/1/001199243.pdfd34e38f4815110c67d0c6b7d6641ae97MD5110183/2742622024-05-26 06:38:50.751118oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274262Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-26T09:38:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representações culturais de crises na série The Boys |
title |
Representações culturais de crises na série The Boys |
spellingShingle |
Representações culturais de crises na série The Boys Premaor, Caroline Rebola Representação cultural Celebridades Série de televisão Cultural representations Crises management Series The Boys |
title_short |
Representações culturais de crises na série The Boys |
title_full |
Representações culturais de crises na série The Boys |
title_fullStr |
Representações culturais de crises na série The Boys |
title_full_unstemmed |
Representações culturais de crises na série The Boys |
title_sort |
Representações culturais de crises na série The Boys |
author |
Premaor, Caroline Rebola |
author_facet |
Premaor, Caroline Rebola |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Premaor, Caroline Rebola |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Nunes, Ana Karin |
contributor_str_mv |
Nunes, Ana Karin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representação cultural Celebridades Série de televisão |
topic |
Representação cultural Celebridades Série de televisão Cultural representations Crises management Series The Boys |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cultural representations Crises management Series The Boys |
description |
O estudo tem como temática as representações culturais de crises e como objeto a série audiovisual The Boys. O objetivo geral é analisar como se dá a representação cultural de crises envolvendo celebridades em contextos organizacionais por meio da série The Boys. Tem abordagem de caráter exploratório, utilizando-se dos métodos de pesquisa bibliográfica e de análise de conteúdo e da técnica de análise de representações, conforme indicada por Freire Filho (2008). Através da pesquisa bibliográfica são apresentadas ideias sobre produtos midiáticos, dados sobre o audiovisual, representações culturais a partir de Hall (2016); conceituações sobre o que são crises e técnicas de gestão, englobando tanto corporações quanto pessoas públicas; ideias sobre a sociedade do espetáculo, conforme Debord (2003) e apontamentos e exemplos sobre representações de crise em produtos audiovisuais. Baseando se nos dados levantados foi possível realizar a análise de três crises que se desenrolam no seriado, indicando seus detalhes e características, de acordo com categorias previamente estruturadas. O resultado geral do estudo indicou que a comunicação é reconhecida e representada como parte crucial de uma gestão de crises. A mídia também foi representada como um importante veículo para a divulgação de esclarecimentos, principalmente no formato de vídeo ou coletiva de imprensa – condizendo com o indicado por teóricos da área, sobre oferecer uma comunicação clara e concisa. |
publishDate |
2024 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-03-27T06:38:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/274262 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001199243 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/274262 |
identifier_str_mv |
001199243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274262/2/001199243.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274262/1/001199243.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2ae0ae0190f06e2d97ed44c1fbecf33a d34e38f4815110c67d0c6b7d6641ae97 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224681041166336 |