Representações culturais de crises na série The Boys

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Premaor, Caroline Rebola
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/274262
Resumo: O estudo tem como temática as representações culturais de crises e como objeto a série audiovisual The Boys. O objetivo geral é analisar como se dá a representação cultural de crises envolvendo celebridades em contextos organizacionais por meio da série The Boys. Tem abordagem de caráter exploratório, utilizando-se dos métodos de pesquisa bibliográfica e de análise de conteúdo e da técnica de análise de representações, conforme indicada por Freire Filho (2008). Através da pesquisa bibliográfica são apresentadas ideias sobre produtos midiáticos, dados sobre o audiovisual, representações culturais a partir de Hall (2016); conceituações sobre o que são crises e técnicas de gestão, englobando tanto corporações quanto pessoas públicas; ideias sobre a sociedade do espetáculo, conforme Debord (2003) e apontamentos e exemplos sobre representações de crise em produtos audiovisuais. Baseando se nos dados levantados foi possível realizar a análise de três crises que se desenrolam no seriado, indicando seus detalhes e características, de acordo com categorias previamente estruturadas. O resultado geral do estudo indicou que a comunicação é reconhecida e representada como parte crucial de uma gestão de crises. A mídia também foi representada como um importante veículo para a divulgação de esclarecimentos, principalmente no formato de vídeo ou coletiva de imprensa – condizendo com o indicado por teóricos da área, sobre oferecer uma comunicação clara e concisa.
id UFRGS-2_0d37f8e09e9b0d6beceee0f76a7a2517
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274262
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Premaor, Caroline RebolaNunes, Ana Karin2024-03-27T06:38:24Z2024http://hdl.handle.net/10183/274262001199243O estudo tem como temática as representações culturais de crises e como objeto a série audiovisual The Boys. O objetivo geral é analisar como se dá a representação cultural de crises envolvendo celebridades em contextos organizacionais por meio da série The Boys. Tem abordagem de caráter exploratório, utilizando-se dos métodos de pesquisa bibliográfica e de análise de conteúdo e da técnica de análise de representações, conforme indicada por Freire Filho (2008). Através da pesquisa bibliográfica são apresentadas ideias sobre produtos midiáticos, dados sobre o audiovisual, representações culturais a partir de Hall (2016); conceituações sobre o que são crises e técnicas de gestão, englobando tanto corporações quanto pessoas públicas; ideias sobre a sociedade do espetáculo, conforme Debord (2003) e apontamentos e exemplos sobre representações de crise em produtos audiovisuais. Baseando se nos dados levantados foi possível realizar a análise de três crises que se desenrolam no seriado, indicando seus detalhes e características, de acordo com categorias previamente estruturadas. O resultado geral do estudo indicou que a comunicação é reconhecida e representada como parte crucial de uma gestão de crises. A mídia também foi representada como um importante veículo para a divulgação de esclarecimentos, principalmente no formato de vídeo ou coletiva de imprensa – condizendo com o indicado por teóricos da área, sobre oferecer uma comunicação clara e concisa.The study focuses on the cultural representations of crises, being its object the audiovisual series The Boys. Its general objective is to analyze how cultural representation of crises involving celebrities manifest in organizational contexts, specifically through the series The Boys. It has an exploratory approach, using bibliographic research and content analysis methods and the representation analysis technique, as indicated by Freire Filho (2008). Through bibliographical research are presented ideas about media products, data about the audiovisual, cultural representations from Hall (2016); conceptions about what are crises and management techniques, covering both corporations and public people; ideas regarding the society of the spectacle, according to Debord (2003) and, finally, notes and examples about crisis representations in audiovisual products. Based on the collected data, the analysis unfolds around three crises depicted in the series, highlighting their details and characteristics, according to previously structured categories. The overall findings of the study indicated that communication is recognized and represented as a crucial part of crises management. The media was also represented as an important vehicle for disseminating clarifications, mainly in the format of video or press conference – matching with what is recommended by theorists in the field, about offering clear and concise communication.application/pdfporRepresentação culturalCelebridadesSérie de televisãoCultural representationsCrises managementSeriesThe BoysRepresentações culturais de crises na série The Boysinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2024Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001199243.pdf.txt001199243.pdf.txtExtracted Texttext/plain188842http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274262/2/001199243.pdf.txt2ae0ae0190f06e2d97ed44c1fbecf33aMD52ORIGINAL001199243.pdfTexto completoapplication/pdf1014336http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274262/1/001199243.pdfd34e38f4815110c67d0c6b7d6641ae97MD5110183/2742622024-05-26 06:38:50.751118oai:www.lume.ufrgs.br:10183/274262Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-05-26T09:38:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações culturais de crises na série The Boys
title Representações culturais de crises na série The Boys
spellingShingle Representações culturais de crises na série The Boys
Premaor, Caroline Rebola
Representação cultural
Celebridades
Série de televisão
Cultural representations
Crises management
Series
The Boys
title_short Representações culturais de crises na série The Boys
title_full Representações culturais de crises na série The Boys
title_fullStr Representações culturais de crises na série The Boys
title_full_unstemmed Representações culturais de crises na série The Boys
title_sort Representações culturais de crises na série The Boys
author Premaor, Caroline Rebola
author_facet Premaor, Caroline Rebola
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Premaor, Caroline Rebola
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Nunes, Ana Karin
contributor_str_mv Nunes, Ana Karin
dc.subject.por.fl_str_mv Representação cultural
Celebridades
Série de televisão
topic Representação cultural
Celebridades
Série de televisão
Cultural representations
Crises management
Series
The Boys
dc.subject.eng.fl_str_mv Cultural representations
Crises management
Series
The Boys
description O estudo tem como temática as representações culturais de crises e como objeto a série audiovisual The Boys. O objetivo geral é analisar como se dá a representação cultural de crises envolvendo celebridades em contextos organizacionais por meio da série The Boys. Tem abordagem de caráter exploratório, utilizando-se dos métodos de pesquisa bibliográfica e de análise de conteúdo e da técnica de análise de representações, conforme indicada por Freire Filho (2008). Através da pesquisa bibliográfica são apresentadas ideias sobre produtos midiáticos, dados sobre o audiovisual, representações culturais a partir de Hall (2016); conceituações sobre o que são crises e técnicas de gestão, englobando tanto corporações quanto pessoas públicas; ideias sobre a sociedade do espetáculo, conforme Debord (2003) e apontamentos e exemplos sobre representações de crise em produtos audiovisuais. Baseando se nos dados levantados foi possível realizar a análise de três crises que se desenrolam no seriado, indicando seus detalhes e características, de acordo com categorias previamente estruturadas. O resultado geral do estudo indicou que a comunicação é reconhecida e representada como parte crucial de uma gestão de crises. A mídia também foi representada como um importante veículo para a divulgação de esclarecimentos, principalmente no formato de vídeo ou coletiva de imprensa – condizendo com o indicado por teóricos da área, sobre oferecer uma comunicação clara e concisa.
publishDate 2024
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-03-27T06:38:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/274262
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001199243
url http://hdl.handle.net/10183/274262
identifier_str_mv 001199243
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274262/2/001199243.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/274262/1/001199243.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2ae0ae0190f06e2d97ed44c1fbecf33a
d34e38f4815110c67d0c6b7d6641ae97
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224681041166336