Motion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestalt

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maciel, Beatriz dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/245344
Resumo: O presente trabalho consiste no desenvolvimento de uma peça de motion graphics que busca auxiliar o processo de alfabetização visual de jovens e adultos que não são profis-sionais da área criativa por meio do ensino da teoria da Gestalt. A primeira parte do trabalho aborda a introdução e contextualização do tema escolhido, seguido da definição dos objetivos geral e específicos. Após, é apresentada a fundamentação teórica acerca dos três principais assuntos que permeiam esse projeto: alfabetismo visual, teoria da Gestalt e motion graphics. A terceira parte apresenta a metodologia escolhida e o detalhamento de suas cinco etapas. Em seguida, são compartilhados os resultados obtidos na etapa de pesquisa, que abrangeu os processos de coleta de dados sobre o consumo de vídeos online no Brasil, análise de vídeos similares e realização de uma prática da leitura visual proposta por Gomes Filho (2008) com duas pessoas que pertencem ao público-alvo, a fim de identificar suas principais dificuldades durante os processos de aprendizado e aplicação da Gestalt. A partir das informações recolhi-das em todas as etapas, foi possível desenvolver o produto final que abordou essa teoria de forma dinâmica e visualmente atrativa, atingindo assim os objetivos deste trabalho.
id UFRGS-2_0d39c156c75d5a2b4eefc128d8ae29dd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245344
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Maciel, Beatriz dos SantosPerry, Gabriela Trindade2022-07-22T04:55:08Z2022http://hdl.handle.net/10183/245344001145655O presente trabalho consiste no desenvolvimento de uma peça de motion graphics que busca auxiliar o processo de alfabetização visual de jovens e adultos que não são profis-sionais da área criativa por meio do ensino da teoria da Gestalt. A primeira parte do trabalho aborda a introdução e contextualização do tema escolhido, seguido da definição dos objetivos geral e específicos. Após, é apresentada a fundamentação teórica acerca dos três principais assuntos que permeiam esse projeto: alfabetismo visual, teoria da Gestalt e motion graphics. A terceira parte apresenta a metodologia escolhida e o detalhamento de suas cinco etapas. Em seguida, são compartilhados os resultados obtidos na etapa de pesquisa, que abrangeu os processos de coleta de dados sobre o consumo de vídeos online no Brasil, análise de vídeos similares e realização de uma prática da leitura visual proposta por Gomes Filho (2008) com duas pessoas que pertencem ao público-alvo, a fim de identificar suas principais dificuldades durante os processos de aprendizado e aplicação da Gestalt. A partir das informações recolhi-das em todas as etapas, foi possível desenvolver o produto final que abordou essa teoria de forma dinâmica e visualmente atrativa, atingindo assim os objetivos deste trabalho.The present work consists in the development of a motion graphics piece that aims to help the visual literacy process of young people and adults who are not professionals in the creative area through the teaching of Gestalt theory. The first part of the work addresses the introduction and contextualization of the chosen theme, followed by the definition of general and specific objectives. Afterwards, the theoretical foundation about the three main subjects that permeate this project is presented: visual literacy, Gestalt theory and motion graphics. The third part presents the chosen methodology and the details of its five steps. Then, the results obtained in the research stage are presented, which covered the processes of data collection on the consumption of online videos in Brazil, analysis of similar videos and carrying out a practice of visual reading proposed by Gomes Filho (2008) with two people who belong to the target audience, in order to identify their main difficulties during the Gestalt learning and application processes. Based on the information collected at all stages, it was possible to develop the final product that approached this theory in a dynamic and visually attractive way, thus achieving the objectives of this work.application/pdfporDesignGestalt : TeoriaMotion graphicsVisual literacyVideoMotion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestaltinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2022Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145655.pdf.txt001145655.pdf.txtExtracted Texttext/plain144561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245344/2/001145655.pdf.txtaa5a3f046b6da8a8d03f182d6a5b845bMD52ORIGINAL001145655.pdfTexto completoapplication/pdf2777424http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245344/1/001145655.pdf73f365f2ca42a112ef7f6c6718050757MD5110183/2453442022-07-23 05:05:26.027421oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245344Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-23T08:05:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Motion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestalt
title Motion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestalt
spellingShingle Motion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestalt
Maciel, Beatriz dos Santos
Design
Gestalt : Teoria
Motion graphics
Visual literacy
Video
title_short Motion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestalt
title_full Motion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestalt
title_fullStr Motion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestalt
title_full_unstemmed Motion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestalt
title_sort Motion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestalt
author Maciel, Beatriz dos Santos
author_facet Maciel, Beatriz dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maciel, Beatriz dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Perry, Gabriela Trindade
contributor_str_mv Perry, Gabriela Trindade
dc.subject.por.fl_str_mv Design
Gestalt : Teoria
Motion graphics
topic Design
Gestalt : Teoria
Motion graphics
Visual literacy
Video
dc.subject.eng.fl_str_mv Visual literacy
Video
description O presente trabalho consiste no desenvolvimento de uma peça de motion graphics que busca auxiliar o processo de alfabetização visual de jovens e adultos que não são profis-sionais da área criativa por meio do ensino da teoria da Gestalt. A primeira parte do trabalho aborda a introdução e contextualização do tema escolhido, seguido da definição dos objetivos geral e específicos. Após, é apresentada a fundamentação teórica acerca dos três principais assuntos que permeiam esse projeto: alfabetismo visual, teoria da Gestalt e motion graphics. A terceira parte apresenta a metodologia escolhida e o detalhamento de suas cinco etapas. Em seguida, são compartilhados os resultados obtidos na etapa de pesquisa, que abrangeu os processos de coleta de dados sobre o consumo de vídeos online no Brasil, análise de vídeos similares e realização de uma prática da leitura visual proposta por Gomes Filho (2008) com duas pessoas que pertencem ao público-alvo, a fim de identificar suas principais dificuldades durante os processos de aprendizado e aplicação da Gestalt. A partir das informações recolhi-das em todas as etapas, foi possível desenvolver o produto final que abordou essa teoria de forma dinâmica e visualmente atrativa, atingindo assim os objetivos deste trabalho.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-22T04:55:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/245344
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001145655
url http://hdl.handle.net/10183/245344
identifier_str_mv 001145655
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245344/2/001145655.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245344/1/001145655.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv aa5a3f046b6da8a8d03f182d6a5b845b
73f365f2ca42a112ef7f6c6718050757
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447316455227392