Motion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestalt
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/245344 |
Resumo: | O presente trabalho consiste no desenvolvimento de uma peça de motion graphics que busca auxiliar o processo de alfabetização visual de jovens e adultos que não são profis-sionais da área criativa por meio do ensino da teoria da Gestalt. A primeira parte do trabalho aborda a introdução e contextualização do tema escolhido, seguido da definição dos objetivos geral e específicos. Após, é apresentada a fundamentação teórica acerca dos três principais assuntos que permeiam esse projeto: alfabetismo visual, teoria da Gestalt e motion graphics. A terceira parte apresenta a metodologia escolhida e o detalhamento de suas cinco etapas. Em seguida, são compartilhados os resultados obtidos na etapa de pesquisa, que abrangeu os processos de coleta de dados sobre o consumo de vídeos online no Brasil, análise de vídeos similares e realização de uma prática da leitura visual proposta por Gomes Filho (2008) com duas pessoas que pertencem ao público-alvo, a fim de identificar suas principais dificuldades durante os processos de aprendizado e aplicação da Gestalt. A partir das informações recolhi-das em todas as etapas, foi possível desenvolver o produto final que abordou essa teoria de forma dinâmica e visualmente atrativa, atingindo assim os objetivos deste trabalho. |
id |
UFRGS-2_0d39c156c75d5a2b4eefc128d8ae29dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245344 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Maciel, Beatriz dos SantosPerry, Gabriela Trindade2022-07-22T04:55:08Z2022http://hdl.handle.net/10183/245344001145655O presente trabalho consiste no desenvolvimento de uma peça de motion graphics que busca auxiliar o processo de alfabetização visual de jovens e adultos que não são profis-sionais da área criativa por meio do ensino da teoria da Gestalt. A primeira parte do trabalho aborda a introdução e contextualização do tema escolhido, seguido da definição dos objetivos geral e específicos. Após, é apresentada a fundamentação teórica acerca dos três principais assuntos que permeiam esse projeto: alfabetismo visual, teoria da Gestalt e motion graphics. A terceira parte apresenta a metodologia escolhida e o detalhamento de suas cinco etapas. Em seguida, são compartilhados os resultados obtidos na etapa de pesquisa, que abrangeu os processos de coleta de dados sobre o consumo de vídeos online no Brasil, análise de vídeos similares e realização de uma prática da leitura visual proposta por Gomes Filho (2008) com duas pessoas que pertencem ao público-alvo, a fim de identificar suas principais dificuldades durante os processos de aprendizado e aplicação da Gestalt. A partir das informações recolhi-das em todas as etapas, foi possível desenvolver o produto final que abordou essa teoria de forma dinâmica e visualmente atrativa, atingindo assim os objetivos deste trabalho.The present work consists in the development of a motion graphics piece that aims to help the visual literacy process of young people and adults who are not professionals in the creative area through the teaching of Gestalt theory. The first part of the work addresses the introduction and contextualization of the chosen theme, followed by the definition of general and specific objectives. Afterwards, the theoretical foundation about the three main subjects that permeate this project is presented: visual literacy, Gestalt theory and motion graphics. The third part presents the chosen methodology and the details of its five steps. Then, the results obtained in the research stage are presented, which covered the processes of data collection on the consumption of online videos in Brazil, analysis of similar videos and carrying out a practice of visual reading proposed by Gomes Filho (2008) with two people who belong to the target audience, in order to identify their main difficulties during the Gestalt learning and application processes. Based on the information collected at all stages, it was possible to develop the final product that approached this theory in a dynamic and visually attractive way, thus achieving the objectives of this work.application/pdfporDesignGestalt : TeoriaMotion graphicsVisual literacyVideoMotion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestaltinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2022Design Visualgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001145655.pdf.txt001145655.pdf.txtExtracted Texttext/plain144561http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245344/2/001145655.pdf.txtaa5a3f046b6da8a8d03f182d6a5b845bMD52ORIGINAL001145655.pdfTexto completoapplication/pdf2777424http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245344/1/001145655.pdf73f365f2ca42a112ef7f6c6718050757MD5110183/2453442022-07-23 05:05:26.027421oai:www.lume.ufrgs.br:10183/245344Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-23T08:05:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Motion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestalt |
title |
Motion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestalt |
spellingShingle |
Motion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestalt Maciel, Beatriz dos Santos Design Gestalt : Teoria Motion graphics Visual literacy Video |
title_short |
Motion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestalt |
title_full |
Motion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestalt |
title_fullStr |
Motion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestalt |
title_full_unstemmed |
Motion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestalt |
title_sort |
Motion design como facilitador no ensino dos princípios da Gestalt |
author |
Maciel, Beatriz dos Santos |
author_facet |
Maciel, Beatriz dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maciel, Beatriz dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Perry, Gabriela Trindade |
contributor_str_mv |
Perry, Gabriela Trindade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Gestalt : Teoria Motion graphics |
topic |
Design Gestalt : Teoria Motion graphics Visual literacy Video |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Visual literacy Video |
description |
O presente trabalho consiste no desenvolvimento de uma peça de motion graphics que busca auxiliar o processo de alfabetização visual de jovens e adultos que não são profis-sionais da área criativa por meio do ensino da teoria da Gestalt. A primeira parte do trabalho aborda a introdução e contextualização do tema escolhido, seguido da definição dos objetivos geral e específicos. Após, é apresentada a fundamentação teórica acerca dos três principais assuntos que permeiam esse projeto: alfabetismo visual, teoria da Gestalt e motion graphics. A terceira parte apresenta a metodologia escolhida e o detalhamento de suas cinco etapas. Em seguida, são compartilhados os resultados obtidos na etapa de pesquisa, que abrangeu os processos de coleta de dados sobre o consumo de vídeos online no Brasil, análise de vídeos similares e realização de uma prática da leitura visual proposta por Gomes Filho (2008) com duas pessoas que pertencem ao público-alvo, a fim de identificar suas principais dificuldades durante os processos de aprendizado e aplicação da Gestalt. A partir das informações recolhi-das em todas as etapas, foi possível desenvolver o produto final que abordou essa teoria de forma dinâmica e visualmente atrativa, atingindo assim os objetivos deste trabalho. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-22T04:55:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/245344 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001145655 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/245344 |
identifier_str_mv |
001145655 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245344/2/001145655.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/245344/1/001145655.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
aa5a3f046b6da8a8d03f182d6a5b845b 73f365f2ca42a112ef7f6c6718050757 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447316455227392 |