Educação e inclusão digital em tempos de pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/250943 |
Resumo: | O presente estudo trata de uma pesquisa sociológica sobre a inclusão digital nas escolas da rede pública no contexto da pandemia do covid-19. Este estudo buscou compreender as desigualdades educacionais existentes, em que a escola se coloca como uma instituição que reproduz tais desigualdades, evidenciado na exclusão digital exposta no ensino público. Este trabalho tenta identificar os principais desafios enfrentados e ainda por enfrentar na efetiva inclusão digital no meio educacional. Através de uma análise qualitativa sobre os relatos de vivências dos professores da rede pública, mostra-se presente uma agenda urgente que pense em uma escola menos analógica que consiga inserir seus alunos em uma sociedade em que o digital é o novo normal. |
id |
UFRGS-2_0d4757c7ffc4beca8f7ce5f6c448f642 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250943 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jaques, Bárbara OliveiraSilva, Rosimeri Aquino da2022-11-10T04:50:06Z2022http://hdl.handle.net/10183/250943001153323O presente estudo trata de uma pesquisa sociológica sobre a inclusão digital nas escolas da rede pública no contexto da pandemia do covid-19. Este estudo buscou compreender as desigualdades educacionais existentes, em que a escola se coloca como uma instituição que reproduz tais desigualdades, evidenciado na exclusão digital exposta no ensino público. Este trabalho tenta identificar os principais desafios enfrentados e ainda por enfrentar na efetiva inclusão digital no meio educacional. Através de uma análise qualitativa sobre os relatos de vivências dos professores da rede pública, mostra-se presente uma agenda urgente que pense em uma escola menos analógica que consiga inserir seus alunos em uma sociedade em que o digital é o novo normal.The present study is sociological research about digital inclusion in the public schools in the context of the covid-19 pandemic. This study sought to understand the educacional inequalities, where the school is placed as an institution that reproduces such inequalities, evidenced in the digital exclusion seen in the public education. This work tries to identify the main challenges faced and still to be faced in the effective digital inclusion in the educational enviroment. Through a qualitative analysis of the reports of public-school teachers about their experiences, it’s presented an urgent agenda that thinks of a less analogical school that can insert its students into a society where digital is the new normal.application/pdfporInclusão digitalDesigualdadeLetramento digitalEnsino a distânciaSchool inequalityEducationDigital inclusionDigital literacyEducação e inclusão digital em tempos de pandemiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2022Ciências Sociais: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153323.pdf.txt001153323.pdf.txtExtracted Texttext/plain67104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250943/2/001153323.pdf.txt66bfb4d8598e9d7c4fcd3d0c6e5c4eb2MD52ORIGINAL001153323.pdfTexto completoapplication/pdf638949http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250943/1/001153323.pdf50fd5b2719dfaaa3abec83f2cdfb11eeMD5110183/2509432022-11-11 05:47:51.999082oai:www.lume.ufrgs.br:10183/250943Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-11T07:47:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação e inclusão digital em tempos de pandemia |
title |
Educação e inclusão digital em tempos de pandemia |
spellingShingle |
Educação e inclusão digital em tempos de pandemia Jaques, Bárbara Oliveira Inclusão digital Desigualdade Letramento digital Ensino a distância School inequality Education Digital inclusion Digital literacy |
title_short |
Educação e inclusão digital em tempos de pandemia |
title_full |
Educação e inclusão digital em tempos de pandemia |
title_fullStr |
Educação e inclusão digital em tempos de pandemia |
title_full_unstemmed |
Educação e inclusão digital em tempos de pandemia |
title_sort |
Educação e inclusão digital em tempos de pandemia |
author |
Jaques, Bárbara Oliveira |
author_facet |
Jaques, Bárbara Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jaques, Bárbara Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
contributor_str_mv |
Silva, Rosimeri Aquino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão digital Desigualdade Letramento digital Ensino a distância |
topic |
Inclusão digital Desigualdade Letramento digital Ensino a distância School inequality Education Digital inclusion Digital literacy |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School inequality Education Digital inclusion Digital literacy |
description |
O presente estudo trata de uma pesquisa sociológica sobre a inclusão digital nas escolas da rede pública no contexto da pandemia do covid-19. Este estudo buscou compreender as desigualdades educacionais existentes, em que a escola se coloca como uma instituição que reproduz tais desigualdades, evidenciado na exclusão digital exposta no ensino público. Este trabalho tenta identificar os principais desafios enfrentados e ainda por enfrentar na efetiva inclusão digital no meio educacional. Através de uma análise qualitativa sobre os relatos de vivências dos professores da rede pública, mostra-se presente uma agenda urgente que pense em uma escola menos analógica que consiga inserir seus alunos em uma sociedade em que o digital é o novo normal. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-10T04:50:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/250943 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001153323 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/250943 |
identifier_str_mv |
001153323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250943/2/001153323.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/250943/1/001153323.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
66bfb4d8598e9d7c4fcd3d0c6e5c4eb2 50fd5b2719dfaaa3abec83f2cdfb11ee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224644193157120 |