Projeto Ampliando Horizontes : inclusão Digital e Sociocultural em uma escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Deise de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200022
Resumo: Vivemos em uma sociedade caracterizada por muitos como digital com uma pluralidade cultural, cheia de vivências socioculturais e diversidade de linguagens e mídias, as quais, porém, nem sempre são acessíveis para todos os públicos. Faz-se necessário a inclusão (ter acesso a) e letramento digital (saber usar socialmente as diferentes mídias) sendo produtor de novos conhecimentos e conteúdos. Neste contexto, esta pesquisa relata e analisa a contribuição das ações do projeto “Ampliando Horizontes” da E.M.E.F. Madre Assunta, nos multiletramentos digitais e inclusão sociocultural e na vida das sete meninas participantes. Durante o ano letivo de 2018 e a partir das necessidades do grupo, as atividades eram realizadas uma vez por semana no Laboratório de Informática Educativa da escola usando ferramentas midiáticas no intuito de trabalhar os diferentes tipos de letramento propostos por Warschauer e fundamentados por Santaella e Rojo. Para desenvolver o sociocultural, encontros em outros espaços públicos e institucionais normalmente fora do alcance dos sujeitos de pesquisa. A análise dos dados mostra que as estudantes tiveram uma evolução significativa no desempenho escolar, na formação de hábitos positivos, na melhora da autoestima, na expressividade, na participação atuante e no protagonismo no uso de diferentes mídias educativas e momentos socioculturais. Ao utilizar as mídias educativas como ferramenta, comprovou-se que os diferentes níveis de letramento foram trabalhados, alguns tiveram maior enfoque como o digital e informacional, sendo necessário mais tempo para desenvolver mais o comunicacional e multimídia.
id UFRGS-2_da8f92e5db749454f393c636d8390365
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200022
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lima, Deise deRapkiewicz, Clevi Elena2019-10-03T03:46:00Z2018http://hdl.handle.net/10183/200022001102624Vivemos em uma sociedade caracterizada por muitos como digital com uma pluralidade cultural, cheia de vivências socioculturais e diversidade de linguagens e mídias, as quais, porém, nem sempre são acessíveis para todos os públicos. Faz-se necessário a inclusão (ter acesso a) e letramento digital (saber usar socialmente as diferentes mídias) sendo produtor de novos conhecimentos e conteúdos. Neste contexto, esta pesquisa relata e analisa a contribuição das ações do projeto “Ampliando Horizontes” da E.M.E.F. Madre Assunta, nos multiletramentos digitais e inclusão sociocultural e na vida das sete meninas participantes. Durante o ano letivo de 2018 e a partir das necessidades do grupo, as atividades eram realizadas uma vez por semana no Laboratório de Informática Educativa da escola usando ferramentas midiáticas no intuito de trabalhar os diferentes tipos de letramento propostos por Warschauer e fundamentados por Santaella e Rojo. Para desenvolver o sociocultural, encontros em outros espaços públicos e institucionais normalmente fora do alcance dos sujeitos de pesquisa. A análise dos dados mostra que as estudantes tiveram uma evolução significativa no desempenho escolar, na formação de hábitos positivos, na melhora da autoestima, na expressividade, na participação atuante e no protagonismo no uso de diferentes mídias educativas e momentos socioculturais. Ao utilizar as mídias educativas como ferramenta, comprovou-se que os diferentes níveis de letramento foram trabalhados, alguns tiveram maior enfoque como o digital e informacional, sendo necessário mais tempo para desenvolver mais o comunicacional e multimídia.We live in a society characterized by many as digital with a cultural plurality, full of sociocultural experiences and diversity of languages and media, which, however, are not always accessible to all audiences. It is necessary to include (access to) and digital literacy (to know how to use socially the different media) being a producer of new knowledge and content. In this context, this research reports and analyzes the contribution of the actions of the project "Expanding Horizons" of E.M.E.F. Madre Assunta, in the digital multi-portraits and socio-cultural inclusion and in the lives of the seven participating girls. During the 2018 school year and from the needs of the group, the activities were carried out once a week in the School's Computer Science Laboratory using media tools in order to work on the different types of literacy proposed by Warschauer and based on Santaella and Rojo . To develop sociocultural, encounters in other public and institutional spaces are usually beyond the reach of research subjects. The analysis of the data shows that the students had a significant evolution in school performance, in the formation of positive habits, in the improvement of self - esteem, in expressivity, in active participation and in the protagonism in the use of different educational media and sociocultural moments. Using the educational media as a tool, it was verified that the different levels of literacy were worked, some had a greater focus as the digital and informational, taking more time to develop more communication and multimedia.application/pdfporLetramentoMultiletramentoInclusão digitalLiteracyMultilearningDigital inclusion and socioculturalProjeto Ampliando Horizontes : inclusão Digital e Sociocultural em uma escola públicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102624.pdf.txt001102624.pdf.txtExtracted Texttext/plain105629http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200022/2/001102624.pdf.txt8d4280fd945241fbebcfe15152541c99MD52ORIGINAL001102624.pdfTexto completoapplication/pdf1902762http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200022/1/001102624.pdfe1eedff798982aa8ccc9f1dff3e3393fMD5110183/2000222019-10-04 03:48:51.221589oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200022Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-10-04T06:48:51Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Projeto Ampliando Horizontes : inclusão Digital e Sociocultural em uma escola pública
title Projeto Ampliando Horizontes : inclusão Digital e Sociocultural em uma escola pública
spellingShingle Projeto Ampliando Horizontes : inclusão Digital e Sociocultural em uma escola pública
Lima, Deise de
Letramento
Multiletramento
Inclusão digital
Literacy
Multilearning
Digital inclusion and sociocultural
title_short Projeto Ampliando Horizontes : inclusão Digital e Sociocultural em uma escola pública
title_full Projeto Ampliando Horizontes : inclusão Digital e Sociocultural em uma escola pública
title_fullStr Projeto Ampliando Horizontes : inclusão Digital e Sociocultural em uma escola pública
title_full_unstemmed Projeto Ampliando Horizontes : inclusão Digital e Sociocultural em uma escola pública
title_sort Projeto Ampliando Horizontes : inclusão Digital e Sociocultural em uma escola pública
author Lima, Deise de
author_facet Lima, Deise de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Deise de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
contributor_str_mv Rapkiewicz, Clevi Elena
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Multiletramento
Inclusão digital
topic Letramento
Multiletramento
Inclusão digital
Literacy
Multilearning
Digital inclusion and sociocultural
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Multilearning
Digital inclusion and sociocultural
description Vivemos em uma sociedade caracterizada por muitos como digital com uma pluralidade cultural, cheia de vivências socioculturais e diversidade de linguagens e mídias, as quais, porém, nem sempre são acessíveis para todos os públicos. Faz-se necessário a inclusão (ter acesso a) e letramento digital (saber usar socialmente as diferentes mídias) sendo produtor de novos conhecimentos e conteúdos. Neste contexto, esta pesquisa relata e analisa a contribuição das ações do projeto “Ampliando Horizontes” da E.M.E.F. Madre Assunta, nos multiletramentos digitais e inclusão sociocultural e na vida das sete meninas participantes. Durante o ano letivo de 2018 e a partir das necessidades do grupo, as atividades eram realizadas uma vez por semana no Laboratório de Informática Educativa da escola usando ferramentas midiáticas no intuito de trabalhar os diferentes tipos de letramento propostos por Warschauer e fundamentados por Santaella e Rojo. Para desenvolver o sociocultural, encontros em outros espaços públicos e institucionais normalmente fora do alcance dos sujeitos de pesquisa. A análise dos dados mostra que as estudantes tiveram uma evolução significativa no desempenho escolar, na formação de hábitos positivos, na melhora da autoestima, na expressividade, na participação atuante e no protagonismo no uso de diferentes mídias educativas e momentos socioculturais. Ao utilizar as mídias educativas como ferramenta, comprovou-se que os diferentes níveis de letramento foram trabalhados, alguns tiveram maior enfoque como o digital e informacional, sendo necessário mais tempo para desenvolver mais o comunicacional e multimídia.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-03T03:46:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200022
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001102624
url http://hdl.handle.net/10183/200022
identifier_str_mv 001102624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200022/2/001102624.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200022/1/001102624.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8d4280fd945241fbebcfe15152541c99
e1eedff798982aa8ccc9f1dff3e3393f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224583002456064