Inclusão de alunos surdos no ensino médio : desafios e possibilidades de uma proposta educacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/17906 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar o processo de implantação de um projeto de inclusão escolar para alunos surdos em uma escola municipal de Ensino Médio. Ao longo da pesquisa, buscou-se investigar os conceitos que caracterizam o sujeito surdo, o histórico de sua educação e a utilização de diferentes abordagens pedagógicas. Realizou-se um breve resgate histórico do contexto municipal onde o projeto foi implantado, identificando dados relativos aos investimentos e ações que o município tem promovido para qualificar sua rede de ensino e ampliar a escolarização de alunos com deficiências no ensino comum. No que se refere à organização geral do projeto, a análise foi pautada na presença de profissionais com conhecimentos específicos - como o conhecimento de LIBRAS - e na organização de espaços variados que combinavam a presença de alunos surdos e alunos ouvintes. O estudo teve como referência um projeto implantado em uma rede municipal de cidade que integra a região metropolitana de Porto Alegre. O período de realização da investigação foi o ano de 2008. Verificou-se que providências técnico-administrativas foram tomadas, demonstrando que, através de uma rede de apoio bem estruturada, existem possibilidades de se construir uma escola inclusiva que propicie uma educação de qualidade, com igualdade de oportunidades para todos os alunos, inclusive aqueles que apresentam surdez. Procurou-se, ainda, discutir a necessidade que iniciativas dessa natureza se instituam como políticas e não se restrinjam a projetos experimentais. Assim, para que novas propostas de escolarização se efetivem, será preciso trabalhar com a perspectiva de que a escola possa mudar para melhor, repensando e redimensionando suas práticas frente aos desafios que inclusão propõe. |
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Soares, Carlos Henrique RamosBaptista, Cláudio Roberto2009-12-12T04:15:35Z2009http://hdl.handle.net/10183/17906000726057O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar o processo de implantação de um projeto de inclusão escolar para alunos surdos em uma escola municipal de Ensino Médio. Ao longo da pesquisa, buscou-se investigar os conceitos que caracterizam o sujeito surdo, o histórico de sua educação e a utilização de diferentes abordagens pedagógicas. Realizou-se um breve resgate histórico do contexto municipal onde o projeto foi implantado, identificando dados relativos aos investimentos e ações que o município tem promovido para qualificar sua rede de ensino e ampliar a escolarização de alunos com deficiências no ensino comum. No que se refere à organização geral do projeto, a análise foi pautada na presença de profissionais com conhecimentos específicos - como o conhecimento de LIBRAS - e na organização de espaços variados que combinavam a presença de alunos surdos e alunos ouvintes. O estudo teve como referência um projeto implantado em uma rede municipal de cidade que integra a região metropolitana de Porto Alegre. O período de realização da investigação foi o ano de 2008. Verificou-se que providências técnico-administrativas foram tomadas, demonstrando que, através de uma rede de apoio bem estruturada, existem possibilidades de se construir uma escola inclusiva que propicie uma educação de qualidade, com igualdade de oportunidades para todos os alunos, inclusive aqueles que apresentam surdez. Procurou-se, ainda, discutir a necessidade que iniciativas dessa natureza se instituam como políticas e não se restrinjam a projetos experimentais. Assim, para que novas propostas de escolarização se efetivem, será preciso trabalhar com a perspectiva de que a escola possa mudar para melhor, repensando e redimensionando suas práticas frente aos desafios que inclusão propõe.The present work has as its main goal, to describe, and to analyze the implantation process concerning to a inclusion project, which would benefit the deaf students of a public High School. During the research, the intention was to investigate the concepts that characterize the deaf people, their previous educational history, as well as the use of different pedagogical approaches. It was made a brief study of the neighborhood where the project was settled, identified the data capture, regarding to the investments, and procedures promoted by the municipal government, in order to qualify its school staff, and increase the learning process of those students that had a deficient regular education. Concerning to the project organization, the analysis was based on the knowledge of the qualified professionals who work with deaf people - using the sign language - and on the possibility of offering different environment where deaf and non-deaf students could study together. This project has as reference, another one that was settled in Porto Alegre, and the research lasted the year of 2008. It was verified the administrative, and technical procedures to the success of the mentioned project. It was clear that a good and proper support is the basis to build a qualified school, where an inclusion system can take place, and provides a good educational process, with equal rights and opportunities to all its students, including the deafs. During the research it was also discussed the importance of this kind of educational project as a governmental goal, and not as an experimental project only. Therefore, in order to get a new educational proposal, it will be necessary to work with a prospect of changing the school patterns in a positive way, thinking over and over, and widening its practices, facing all the challenges brought about the educational inclusion.application/pdfporInclusão escolarSurdoEducação especialSpecial educationHigh schoolSchool inclusionDeaf educationInclusão de alunos surdos no ensino médio : desafios e possibilidades de uma proposta educacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoCurso de Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000726057.pdf000726057.pdfTexto completoapplication/pdf221809http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17906/1/000726057.pdfb2ebfd6acf488f9587babde5bf263b48MD51TEXT000726057.pdf.txt000726057.pdf.txtExtracted Texttext/plain77536http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17906/2/000726057.pdf.txt4cdb2c1ac698ef46bacbbede859e872eMD52THUMBNAIL000726057.pdf.jpg000726057.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1100http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17906/3/000726057.pdf.jpg1c7ab16c09558a2707f985b9e66f6c29MD5310183/179062018-10-10 08:24:58.826oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17906Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:24:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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