A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : uma experiência através do PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/87643 |
Resumo: | Este trabalho aborda a experiência obtida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto “Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais no Ensino Fundamental”. Objetiva relatar a vivência da ação docente desenvolvida nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola estadual. Aborda a importância das aulas de Educação Física nesta etapa da educação básica. Relata a trajetória da iniciação à docência ainda em processo de formação acadêmica, explanando os desafios e facilidades vivenciados. Evidencia o desenvolver das aulas de Educação Física apresentando o planejamento, bem como as principais referências utilizadas, o trabalho em duplas e o processo de coadjuvância. Analisa as entrevistas das professoras unidocentes das turmas, realizadas no âmbito do subprojeto do PIBID, cujas informações foram agrupadas em três categorias: importância das aulas de educação física nos anos iniciais; avaliação do trabalho desenvolvido pelas bolsistas PIBID e perspectivas futuras. Conclui indicando que, na perspectiva das professoras unidocentes: é importante o desenvolvimento das aulas de educação física nos anos iniciais, as aulas de educação física desenvolvidas foram avaliadas positivamente e as professoras não se consideram qualificadas para desenvolver aulas desse componente curricular com suas turmas. Na perspectiva da autora deste trabalho, a experiência adquirida através da participação no PIBID fomentou a construção de competências necessárias à futura atuação profissional. |
id |
UFRGS-2_0dde00ef3dff5375e167358c2ea8bc2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87643 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Francisco, Paula SoaresCardoso, Lisiane Torres e2014-02-25T01:52:58Z2013http://hdl.handle.net/10183/87643000911794Este trabalho aborda a experiência obtida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto “Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais no Ensino Fundamental”. Objetiva relatar a vivência da ação docente desenvolvida nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola estadual. Aborda a importância das aulas de Educação Física nesta etapa da educação básica. Relata a trajetória da iniciação à docência ainda em processo de formação acadêmica, explanando os desafios e facilidades vivenciados. Evidencia o desenvolver das aulas de Educação Física apresentando o planejamento, bem como as principais referências utilizadas, o trabalho em duplas e o processo de coadjuvância. Analisa as entrevistas das professoras unidocentes das turmas, realizadas no âmbito do subprojeto do PIBID, cujas informações foram agrupadas em três categorias: importância das aulas de educação física nos anos iniciais; avaliação do trabalho desenvolvido pelas bolsistas PIBID e perspectivas futuras. Conclui indicando que, na perspectiva das professoras unidocentes: é importante o desenvolvimento das aulas de educação física nos anos iniciais, as aulas de educação física desenvolvidas foram avaliadas positivamente e as professoras não se consideram qualificadas para desenvolver aulas desse componente curricular com suas turmas. Na perspectiva da autora deste trabalho, a experiência adquirida através da participação no PIBID fomentou a construção de competências necessárias à futura atuação profissional.This work reflects on the experience obtained on Institutional Program of Initiation Scholarship to Teaching (PIBID) in the subproject “Physical Education in Early Childhood Education and in the Early Years of Elementary Education”. The purpose is to report the experience of teaching in the early years of Elementary Education in a state school as well as addressing the importance of Physical Education classes in this step of basic education. It reports the initiation to teaching, still in the process of academic studies, showing the challenges and the facilities experienced. It also shows the development of the Physical Education classes introducing the planning, the main used references, the work in doubles and the process of working together – students with an initiation scholarship to teaching along with teachers from the schools. The interviews with the teachers that have the task of teaching all the subjects to the same class of students, done in the scope of PIBID’s subproject, are analyzed and their information grouped in three categories: the importance of the Physical Education classes on the early years; evaluation of the work developed by the PIBID’s students and their future perspectives. The work concludes that, in the perspective of the teachers interviewed: the development of the Physical Education classes in the early years is important; the Physical Education classes developed were positively evaluated and the teachers do not consider themselves qualified to develop this subject with their classes. In the perspective of this work’s author, the experienced acquired through the participation on PIBID promoted the construction of necessary skills to the future professional performance.application/pdfporEducação física escolarPhysical educationPIBIDExperience teachingA educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : uma experiência através do PIBIDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2013Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000911794.pdf000911794.pdfTexto completoapplication/pdf466681http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87643/1/000911794.pdfe9471247b7404548c8cb3523cbca1f0aMD51TEXT000911794.pdf.txt000911794.pdf.txtExtracted Texttext/plain98797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87643/2/000911794.pdf.txta3df8c4608d365cf7cfd32c73ddc0cceMD52THUMBNAIL000911794.pdf.jpg000911794.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg960http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87643/3/000911794.pdf.jpg574599aeb7778eb07c8244652f481a4fMD5310183/876432022-06-17 04:46:27.30983oai:www.lume.ufrgs.br:10183/87643Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-17T07:46:27Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : uma experiência através do PIBID |
title |
A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : uma experiência através do PIBID |
spellingShingle |
A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : uma experiência através do PIBID Francisco, Paula Soares Educação física escolar Physical education PIBID Experience teaching |
title_short |
A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : uma experiência através do PIBID |
title_full |
A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : uma experiência através do PIBID |
title_fullStr |
A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : uma experiência através do PIBID |
title_full_unstemmed |
A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : uma experiência através do PIBID |
title_sort |
A educação física nos anos iniciais do ensino fundamental : uma experiência através do PIBID |
author |
Francisco, Paula Soares |
author_facet |
Francisco, Paula Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Francisco, Paula Soares |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Lisiane Torres e |
contributor_str_mv |
Cardoso, Lisiane Torres e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física escolar |
topic |
Educação física escolar Physical education PIBID Experience teaching |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physical education PIBID Experience teaching |
description |
Este trabalho aborda a experiência obtida no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto “Educação Física na Educação Infantil e nos Anos Iniciais no Ensino Fundamental”. Objetiva relatar a vivência da ação docente desenvolvida nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma escola estadual. Aborda a importância das aulas de Educação Física nesta etapa da educação básica. Relata a trajetória da iniciação à docência ainda em processo de formação acadêmica, explanando os desafios e facilidades vivenciados. Evidencia o desenvolver das aulas de Educação Física apresentando o planejamento, bem como as principais referências utilizadas, o trabalho em duplas e o processo de coadjuvância. Analisa as entrevistas das professoras unidocentes das turmas, realizadas no âmbito do subprojeto do PIBID, cujas informações foram agrupadas em três categorias: importância das aulas de educação física nos anos iniciais; avaliação do trabalho desenvolvido pelas bolsistas PIBID e perspectivas futuras. Conclui indicando que, na perspectiva das professoras unidocentes: é importante o desenvolvimento das aulas de educação física nos anos iniciais, as aulas de educação física desenvolvidas foram avaliadas positivamente e as professoras não se consideram qualificadas para desenvolver aulas desse componente curricular com suas turmas. Na perspectiva da autora deste trabalho, a experiência adquirida através da participação no PIBID fomentou a construção de competências necessárias à futura atuação profissional. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-02-25T01:52:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/87643 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000911794 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/87643 |
identifier_str_mv |
000911794 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87643/1/000911794.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87643/2/000911794.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/87643/3/000911794.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e9471247b7404548c8cb3523cbca1f0a a3df8c4608d365cf7cfd32c73ddc0cce 574599aeb7778eb07c8244652f481a4f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447120947183616 |