Professor, uma postura afetiva : laços e enlaços da sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capeletti, Magali
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/71944
Resumo: A afetividade em sala de aula e suas implicações em relação aos alunos e a comunidade escolar em que estão inseridos é o tema deste trabalho. O objetivo geral foi verificar se haveria uma mudança de postura em alunos de uma determinada turma rotulados ao longo dos anos como indisciplinados, uma vez que sofressem intervenções de uma pedagogia afetiva, na qual a proposta foi de estabelecer relações de afeto, resgatar a auto-estima, bem como proporcionar uma forma distinta de vivenciar a realidade, valorizando a si mesmo e ao outro perante o grupo, desequilibrando conceitos preconceituosos existentes. O propósito foi também o de provar que quando existe respeito, diálogo, humildade, e, sobretudo amor, mudanças efetivas de comportamento acontecem.
id UFRGS-2_0e0b7413489a0ac4b4512029a4d4098e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71944
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Capeletti, MagaliZitkoski, Jaime Jose2013-05-25T01:46:28Z2010http://hdl.handle.net/10183/71944000880631A afetividade em sala de aula e suas implicações em relação aos alunos e a comunidade escolar em que estão inseridos é o tema deste trabalho. O objetivo geral foi verificar se haveria uma mudança de postura em alunos de uma determinada turma rotulados ao longo dos anos como indisciplinados, uma vez que sofressem intervenções de uma pedagogia afetiva, na qual a proposta foi de estabelecer relações de afeto, resgatar a auto-estima, bem como proporcionar uma forma distinta de vivenciar a realidade, valorizando a si mesmo e ao outro perante o grupo, desequilibrando conceitos preconceituosos existentes. O propósito foi também o de provar que quando existe respeito, diálogo, humildade, e, sobretudo amor, mudanças efetivas de comportamento acontecem.The affection in the classroom and its implications for students and school communities in which the live is the theme of this work. The overall objective was to determine if there was a shift from students of a particular class over the years labeled as unruly as it suffered a pedagogy of affective interventions, in which the proposal was to establish relations of affection, self-rescue, esteem, as well as providing a different way of experiencing reality, valuing oneself and the other before de group, upsetting existing concepts prejudices. The purpose was also to prove that when there is respect, dialogue, humility, love and above all, effective chances in behavior occur.application/pdfporProfessorAfetividadeSala de aulaAffectionChangingDialogueLoveProfessor, uma postura afetiva : laços e enlaços da sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880631.pdf000880631.pdfTexto completoapplication/pdf2106178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71944/1/000880631.pdf12f19105a0c22219c4f6034fbb5e4376MD51TEXT000880631.pdf.txt000880631.pdf.txtExtracted Texttext/plain71476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71944/2/000880631.pdf.txt3fccddd733c8063a6e22ed65934cf9aaMD52THUMBNAIL000880631.pdf.jpg000880631.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71944/3/000880631.pdf.jpg709a885fa4b356e16bc3e720a7a59c5dMD5310183/719442018-10-17 08:03:01.702oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71944Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:03:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Professor, uma postura afetiva : laços e enlaços da sala de aula
title Professor, uma postura afetiva : laços e enlaços da sala de aula
spellingShingle Professor, uma postura afetiva : laços e enlaços da sala de aula
Capeletti, Magali
Professor
Afetividade
Sala de aula
Affection
Changing
Dialogue
Love
title_short Professor, uma postura afetiva : laços e enlaços da sala de aula
title_full Professor, uma postura afetiva : laços e enlaços da sala de aula
title_fullStr Professor, uma postura afetiva : laços e enlaços da sala de aula
title_full_unstemmed Professor, uma postura afetiva : laços e enlaços da sala de aula
title_sort Professor, uma postura afetiva : laços e enlaços da sala de aula
author Capeletti, Magali
author_facet Capeletti, Magali
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Capeletti, Magali
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zitkoski, Jaime Jose
contributor_str_mv Zitkoski, Jaime Jose
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Afetividade
Sala de aula
topic Professor
Afetividade
Sala de aula
Affection
Changing
Dialogue
Love
dc.subject.eng.fl_str_mv Affection
Changing
Dialogue
Love
description A afetividade em sala de aula e suas implicações em relação aos alunos e a comunidade escolar em que estão inseridos é o tema deste trabalho. O objetivo geral foi verificar se haveria uma mudança de postura em alunos de uma determinada turma rotulados ao longo dos anos como indisciplinados, uma vez que sofressem intervenções de uma pedagogia afetiva, na qual a proposta foi de estabelecer relações de afeto, resgatar a auto-estima, bem como proporcionar uma forma distinta de vivenciar a realidade, valorizando a si mesmo e ao outro perante o grupo, desequilibrando conceitos preconceituosos existentes. O propósito foi também o de provar que quando existe respeito, diálogo, humildade, e, sobretudo amor, mudanças efetivas de comportamento acontecem.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-05-25T01:46:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/71944
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000880631
url http://hdl.handle.net/10183/71944
identifier_str_mv 000880631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71944/1/000880631.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71944/2/000880631.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71944/3/000880631.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 12f19105a0c22219c4f6034fbb5e4376
3fccddd733c8063a6e22ed65934cf9aa
709a885fa4b356e16bc3e720a7a59c5d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447107612442624