Professor, uma postura afetiva : laços e enlaços da sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/71944 |
Resumo: | A afetividade em sala de aula e suas implicações em relação aos alunos e a comunidade escolar em que estão inseridos é o tema deste trabalho. O objetivo geral foi verificar se haveria uma mudança de postura em alunos de uma determinada turma rotulados ao longo dos anos como indisciplinados, uma vez que sofressem intervenções de uma pedagogia afetiva, na qual a proposta foi de estabelecer relações de afeto, resgatar a auto-estima, bem como proporcionar uma forma distinta de vivenciar a realidade, valorizando a si mesmo e ao outro perante o grupo, desequilibrando conceitos preconceituosos existentes. O propósito foi também o de provar que quando existe respeito, diálogo, humildade, e, sobretudo amor, mudanças efetivas de comportamento acontecem. |
id |
UFRGS-2_0e0b7413489a0ac4b4512029a4d4098e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71944 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Capeletti, MagaliZitkoski, Jaime Jose2013-05-25T01:46:28Z2010http://hdl.handle.net/10183/71944000880631A afetividade em sala de aula e suas implicações em relação aos alunos e a comunidade escolar em que estão inseridos é o tema deste trabalho. O objetivo geral foi verificar se haveria uma mudança de postura em alunos de uma determinada turma rotulados ao longo dos anos como indisciplinados, uma vez que sofressem intervenções de uma pedagogia afetiva, na qual a proposta foi de estabelecer relações de afeto, resgatar a auto-estima, bem como proporcionar uma forma distinta de vivenciar a realidade, valorizando a si mesmo e ao outro perante o grupo, desequilibrando conceitos preconceituosos existentes. O propósito foi também o de provar que quando existe respeito, diálogo, humildade, e, sobretudo amor, mudanças efetivas de comportamento acontecem.The affection in the classroom and its implications for students and school communities in which the live is the theme of this work. The overall objective was to determine if there was a shift from students of a particular class over the years labeled as unruly as it suffered a pedagogy of affective interventions, in which the proposal was to establish relations of affection, self-rescue, esteem, as well as providing a different way of experiencing reality, valuing oneself and the other before de group, upsetting existing concepts prejudices. The purpose was also to prove that when there is respect, dialogue, humility, love and above all, effective chances in behavior occur.application/pdfporProfessorAfetividadeSala de aulaAffectionChangingDialogueLoveProfessor, uma postura afetiva : laços e enlaços da sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000880631.pdf000880631.pdfTexto completoapplication/pdf2106178http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71944/1/000880631.pdf12f19105a0c22219c4f6034fbb5e4376MD51TEXT000880631.pdf.txt000880631.pdf.txtExtracted Texttext/plain71476http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71944/2/000880631.pdf.txt3fccddd733c8063a6e22ed65934cf9aaMD52THUMBNAIL000880631.pdf.jpg000880631.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1168http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71944/3/000880631.pdf.jpg709a885fa4b356e16bc3e720a7a59c5dMD5310183/719442018-10-17 08:03:01.702oai:www.lume.ufrgs.br:10183/71944Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T11:03:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Professor, uma postura afetiva : laços e enlaços da sala de aula |
title |
Professor, uma postura afetiva : laços e enlaços da sala de aula |
spellingShingle |
Professor, uma postura afetiva : laços e enlaços da sala de aula Capeletti, Magali Professor Afetividade Sala de aula Affection Changing Dialogue Love |
title_short |
Professor, uma postura afetiva : laços e enlaços da sala de aula |
title_full |
Professor, uma postura afetiva : laços e enlaços da sala de aula |
title_fullStr |
Professor, uma postura afetiva : laços e enlaços da sala de aula |
title_full_unstemmed |
Professor, uma postura afetiva : laços e enlaços da sala de aula |
title_sort |
Professor, uma postura afetiva : laços e enlaços da sala de aula |
author |
Capeletti, Magali |
author_facet |
Capeletti, Magali |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Capeletti, Magali |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zitkoski, Jaime Jose |
contributor_str_mv |
Zitkoski, Jaime Jose |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Afetividade Sala de aula |
topic |
Professor Afetividade Sala de aula Affection Changing Dialogue Love |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Affection Changing Dialogue Love |
description |
A afetividade em sala de aula e suas implicações em relação aos alunos e a comunidade escolar em que estão inseridos é o tema deste trabalho. O objetivo geral foi verificar se haveria uma mudança de postura em alunos de uma determinada turma rotulados ao longo dos anos como indisciplinados, uma vez que sofressem intervenções de uma pedagogia afetiva, na qual a proposta foi de estabelecer relações de afeto, resgatar a auto-estima, bem como proporcionar uma forma distinta de vivenciar a realidade, valorizando a si mesmo e ao outro perante o grupo, desequilibrando conceitos preconceituosos existentes. O propósito foi também o de provar que quando existe respeito, diálogo, humildade, e, sobretudo amor, mudanças efetivas de comportamento acontecem. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-05-25T01:46:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/71944 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000880631 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/71944 |
identifier_str_mv |
000880631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71944/1/000880631.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71944/2/000880631.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/71944/3/000880631.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
12f19105a0c22219c4f6034fbb5e4376 3fccddd733c8063a6e22ed65934cf9aa 709a885fa4b356e16bc3e720a7a59c5d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447107612442624 |