A importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/195618 |
Resumo: | A proposta deste Trabalho de Conclusão de Curso, em um primeiro momento, é compreender como as brincadeiras se concretizam ou não no terceiro ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivos, identificar a concepção de brincar e verificar a compreensão da professora e gestores em relação ao brincar no terceiro ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre. Participaram da pesquisa uma professora da turma e a equipe de gestão da referida escola. Como Metodologia de Pesquisa, utilizarei a abordagem qualitativa. O levantamento de dados se deu por meio de questionários, observações da realidade e pesquisa bibliográfica. Os dados foram analisados a partir de considerações de alguns especialistas da área, dentre eles Collares (2003), Fortuna (2000) e Maluf (2003). Os resultados dessa pesquisa nos mostram que as brincadeiras aparecem esporadicamente e fora do ambiente da sala de aula do terceiro ano do Ensino Fundamental. Para concluir, a pesquisa indicou que o brincar é um elemento importante a ser utilizado em sala de aula, auxiliando a como complemento na aprendizagem das crianças, pois quando a criança brinca produz cultura. Por essa cultura compreendemos as crenças, os comportamentos e os valores que identificam uma sociedade em que ela vive. |
id |
UFRGS-2_0e6de8708781c36c109becc7cde0415f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195618 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Martins, Miriam Alzimar SanchesCollares, Darli2019-06-07T02:35:53Z2018http://hdl.handle.net/10183/195618001092263A proposta deste Trabalho de Conclusão de Curso, em um primeiro momento, é compreender como as brincadeiras se concretizam ou não no terceiro ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivos, identificar a concepção de brincar e verificar a compreensão da professora e gestores em relação ao brincar no terceiro ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre. Participaram da pesquisa uma professora da turma e a equipe de gestão da referida escola. Como Metodologia de Pesquisa, utilizarei a abordagem qualitativa. O levantamento de dados se deu por meio de questionários, observações da realidade e pesquisa bibliográfica. Os dados foram analisados a partir de considerações de alguns especialistas da área, dentre eles Collares (2003), Fortuna (2000) e Maluf (2003). Os resultados dessa pesquisa nos mostram que as brincadeiras aparecem esporadicamente e fora do ambiente da sala de aula do terceiro ano do Ensino Fundamental. Para concluir, a pesquisa indicou que o brincar é um elemento importante a ser utilizado em sala de aula, auxiliando a como complemento na aprendizagem das crianças, pois quando a criança brinca produz cultura. Por essa cultura compreendemos as crenças, os comportamentos e os valores que identificam uma sociedade em que ela vive.application/pdfporEnsino fundamentalCriançaBrincadeiraA importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092263.pdf.txt001092263.pdf.txtExtracted Texttext/plain82405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195618/2/001092263.pdf.txt447b8a98eb7e53baa3b45881862b98ebMD52ORIGINAL001092263.pdfTexto completoapplication/pdf344813http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195618/1/001092263.pdfa58079b8f198342d49a0f773551556f7MD5110183/1956182019-06-08 02:34:10.942542oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195618Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-08T05:34:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental |
title |
A importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental |
spellingShingle |
A importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental Martins, Miriam Alzimar Sanches Ensino fundamental Criança Brincadeira |
title_short |
A importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental |
title_full |
A importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
A importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental |
title_sort |
A importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental |
author |
Martins, Miriam Alzimar Sanches |
author_facet |
Martins, Miriam Alzimar Sanches |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Miriam Alzimar Sanches |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Collares, Darli |
contributor_str_mv |
Collares, Darli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino fundamental Criança Brincadeira |
topic |
Ensino fundamental Criança Brincadeira |
description |
A proposta deste Trabalho de Conclusão de Curso, em um primeiro momento, é compreender como as brincadeiras se concretizam ou não no terceiro ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivos, identificar a concepção de brincar e verificar a compreensão da professora e gestores em relação ao brincar no terceiro ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre. Participaram da pesquisa uma professora da turma e a equipe de gestão da referida escola. Como Metodologia de Pesquisa, utilizarei a abordagem qualitativa. O levantamento de dados se deu por meio de questionários, observações da realidade e pesquisa bibliográfica. Os dados foram analisados a partir de considerações de alguns especialistas da área, dentre eles Collares (2003), Fortuna (2000) e Maluf (2003). Os resultados dessa pesquisa nos mostram que as brincadeiras aparecem esporadicamente e fora do ambiente da sala de aula do terceiro ano do Ensino Fundamental. Para concluir, a pesquisa indicou que o brincar é um elemento importante a ser utilizado em sala de aula, auxiliando a como complemento na aprendizagem das crianças, pois quando a criança brinca produz cultura. Por essa cultura compreendemos as crenças, os comportamentos e os valores que identificam uma sociedade em que ela vive. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-06-07T02:35:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/195618 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001092263 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/195618 |
identifier_str_mv |
001092263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195618/2/001092263.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195618/1/001092263.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
447b8a98eb7e53baa3b45881862b98eb a58079b8f198342d49a0f773551556f7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224574917935104 |