A importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Miriam Alzimar Sanches
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/195618
Resumo: A proposta deste Trabalho de Conclusão de Curso, em um primeiro momento, é compreender como as brincadeiras se concretizam ou não no terceiro ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivos, identificar a concepção de brincar e verificar a compreensão da professora e gestores em relação ao brincar no terceiro ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre. Participaram da pesquisa uma professora da turma e a equipe de gestão da referida escola. Como Metodologia de Pesquisa, utilizarei a abordagem qualitativa. O levantamento de dados se deu por meio de questionários, observações da realidade e pesquisa bibliográfica. Os dados foram analisados a partir de considerações de alguns especialistas da área, dentre eles Collares (2003), Fortuna (2000) e Maluf (2003). Os resultados dessa pesquisa nos mostram que as brincadeiras aparecem esporadicamente e fora do ambiente da sala de aula do terceiro ano do Ensino Fundamental. Para concluir, a pesquisa indicou que o brincar é um elemento importante a ser utilizado em sala de aula, auxiliando a como complemento na aprendizagem das crianças, pois quando a criança brinca produz cultura. Por essa cultura compreendemos as crenças, os comportamentos e os valores que identificam uma sociedade em que ela vive.
id UFRGS-2_0e6de8708781c36c109becc7cde0415f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195618
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Martins, Miriam Alzimar SanchesCollares, Darli2019-06-07T02:35:53Z2018http://hdl.handle.net/10183/195618001092263A proposta deste Trabalho de Conclusão de Curso, em um primeiro momento, é compreender como as brincadeiras se concretizam ou não no terceiro ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivos, identificar a concepção de brincar e verificar a compreensão da professora e gestores em relação ao brincar no terceiro ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre. Participaram da pesquisa uma professora da turma e a equipe de gestão da referida escola. Como Metodologia de Pesquisa, utilizarei a abordagem qualitativa. O levantamento de dados se deu por meio de questionários, observações da realidade e pesquisa bibliográfica. Os dados foram analisados a partir de considerações de alguns especialistas da área, dentre eles Collares (2003), Fortuna (2000) e Maluf (2003). Os resultados dessa pesquisa nos mostram que as brincadeiras aparecem esporadicamente e fora do ambiente da sala de aula do terceiro ano do Ensino Fundamental. Para concluir, a pesquisa indicou que o brincar é um elemento importante a ser utilizado em sala de aula, auxiliando a como complemento na aprendizagem das crianças, pois quando a criança brinca produz cultura. Por essa cultura compreendemos as crenças, os comportamentos e os valores que identificam uma sociedade em que ela vive.application/pdfporEnsino fundamentalCriançaBrincadeiraA importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001092263.pdf.txt001092263.pdf.txtExtracted Texttext/plain82405http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195618/2/001092263.pdf.txt447b8a98eb7e53baa3b45881862b98ebMD52ORIGINAL001092263.pdfTexto completoapplication/pdf344813http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195618/1/001092263.pdfa58079b8f198342d49a0f773551556f7MD5110183/1956182019-06-08 02:34:10.942542oai:www.lume.ufrgs.br:10183/195618Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-08T05:34:10Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
title A importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
spellingShingle A importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
Martins, Miriam Alzimar Sanches
Ensino fundamental
Criança
Brincadeira
title_short A importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
title_full A importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
title_fullStr A importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
title_sort A importância do brincar e do brinquedo na sala de aula : a experiência de uma turma de terceiro ano do ensino fundamental
author Martins, Miriam Alzimar Sanches
author_facet Martins, Miriam Alzimar Sanches
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Miriam Alzimar Sanches
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Collares, Darli
contributor_str_mv Collares, Darli
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino fundamental
Criança
Brincadeira
topic Ensino fundamental
Criança
Brincadeira
description A proposta deste Trabalho de Conclusão de Curso, em um primeiro momento, é compreender como as brincadeiras se concretizam ou não no terceiro ano do Ensino Fundamental, tendo como objetivos, identificar a concepção de brincar e verificar a compreensão da professora e gestores em relação ao brincar no terceiro ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi realizada em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública da zona sul de Porto Alegre. Participaram da pesquisa uma professora da turma e a equipe de gestão da referida escola. Como Metodologia de Pesquisa, utilizarei a abordagem qualitativa. O levantamento de dados se deu por meio de questionários, observações da realidade e pesquisa bibliográfica. Os dados foram analisados a partir de considerações de alguns especialistas da área, dentre eles Collares (2003), Fortuna (2000) e Maluf (2003). Os resultados dessa pesquisa nos mostram que as brincadeiras aparecem esporadicamente e fora do ambiente da sala de aula do terceiro ano do Ensino Fundamental. Para concluir, a pesquisa indicou que o brincar é um elemento importante a ser utilizado em sala de aula, auxiliando a como complemento na aprendizagem das crianças, pois quando a criança brinca produz cultura. Por essa cultura compreendemos as crenças, os comportamentos e os valores que identificam uma sociedade em que ela vive.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-07T02:35:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/195618
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001092263
url http://hdl.handle.net/10183/195618
identifier_str_mv 001092263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195618/2/001092263.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/195618/1/001092263.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 447b8a98eb7e53baa3b45881862b98eb
a58079b8f198342d49a0f773551556f7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224574917935104