Brinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianchi, Kelvin
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCS
Texto Completo: https://repositorio.ucs.br/11338/8467
Resumo: Muito importante para o desenvolvimento integral da criança, o brincar e sua mediação devem ser dar em um ambiente atrativo e previamente organizado pelo professor, que é o responsável por dar a intencionalidade na proposta e por escolher os materiais adequados para realizarem descobertas. Diante destas premissas, se dará ênfase no primeiro capítulo a respeito do contexto histórico da Educação Infantil, desde seu viés assistencialista até os dias de hoje, vista como sistema de ensino. No segundo capítulo será abordado o brincar e suas propostas dentro das metodologias Reggio Emilia, criada por Loris Malaguzzi, que consiste na aprendizagem por meio de projetos de aprendizagem e utilização de ateliês de arte e Montessoriana, criada por Maria Montessori, que consistem no desenvolvimento da autonomia da criança na sua vida prática, além de tópicos visando a utilização de elementos da natureza, de brinquedos não-estruturados e de objetos que estimulem o exercício da vida cotidiana. Enquanto, no terceiro capítulo, análise a partir de uma pesquisa qualitativa, a fim de responder aos objetivos deste trabalho, levando em conta a realidade de três escolas infantis. A pesquisa aborda assuntos que dizem respeito aos materiais ofertados às crianças e sua intenção pedagógica visando os estímulos necessário para seu aprendizado, além da visão de professores e gestores no âmbito das metodologias e das propostas pedagógicas, desde sua elaboração até sua execução. A escolha de uma metodologia faz com que o aprendizado das crianças seja direcionado, desperta confiança dos pais e facilita para os professores em seu processo de planejamento. [resumo fornecido pelo autor]
id UCS_ebf25b600a91dfb608562199424cc5e0
oai_identifier_str oai:repositorio.ucs.br:11338/8467
network_acronym_str UCS
network_name_str Repositório Institucional da UCS
repository_id_str
spelling Bianchi, KelvinLuchese, Terciane ÂngelaFarina, Silvia HauserCaprara, Bernardete Schiavo2021-07-12T18:31:34Z2021-07-12T18:31:34Z2020-07-272020https://repositorio.ucs.br/11338/8467Muito importante para o desenvolvimento integral da criança, o brincar e sua mediação devem ser dar em um ambiente atrativo e previamente organizado pelo professor, que é o responsável por dar a intencionalidade na proposta e por escolher os materiais adequados para realizarem descobertas. Diante destas premissas, se dará ênfase no primeiro capítulo a respeito do contexto histórico da Educação Infantil, desde seu viés assistencialista até os dias de hoje, vista como sistema de ensino. No segundo capítulo será abordado o brincar e suas propostas dentro das metodologias Reggio Emilia, criada por Loris Malaguzzi, que consiste na aprendizagem por meio de projetos de aprendizagem e utilização de ateliês de arte e Montessoriana, criada por Maria Montessori, que consistem no desenvolvimento da autonomia da criança na sua vida prática, além de tópicos visando a utilização de elementos da natureza, de brinquedos não-estruturados e de objetos que estimulem o exercício da vida cotidiana. Enquanto, no terceiro capítulo, análise a partir de uma pesquisa qualitativa, a fim de responder aos objetivos deste trabalho, levando em conta a realidade de três escolas infantis. A pesquisa aborda assuntos que dizem respeito aos materiais ofertados às crianças e sua intenção pedagógica visando os estímulos necessário para seu aprendizado, além da visão de professores e gestores no âmbito das metodologias e das propostas pedagógicas, desde sua elaboração até sua execução. A escolha de uma metodologia faz com que o aprendizado das crianças seja direcionado, desperta confiança dos pais e facilita para os professores em seu processo de planejamento. [resumo fornecido pelo autor]Educação de criançasBrincadeirasCrianças - RecreaçãoAprendizagemBrinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UCSinstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSinfo:eu-repo/semantics/openAccessUniversidade de Caxias do SulLicenciatura em PedagogiaCampus Universitário da Região dos Vinhedos2020-07-31 00:00:00ORIGINALTCC Kelvin Bianchi.pdfTCC Kelvin Bianchi.pdfapplication/pdf815016https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8467/1/TCC%20Kelvin%20Bianchi.pdf614bdf3a47409c5d4b10e75fb5be7f23MD51TEXTTCC Kelvin Bianchi.pdf.txtTCC Kelvin Bianchi.pdf.txtExtracted texttext/plain112401https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8467/2/TCC%20Kelvin%20Bianchi.pdf.txt403cdd094822dcdbe1806ceaeec0c701MD52THUMBNAILTCC Kelvin Bianchi.pdf.jpgTCC Kelvin Bianchi.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1164https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8467/3/TCC%20Kelvin%20Bianchi.pdf.jpg2d9f4c0c7d775348fcd2b9429019ac06MD5311338/84672021-07-12 19:19:06.887oai:repositorio.ucs.br:11338/8467Repositório de Publicaçõeshttp://repositorio.ucs.br/oai/requestopendoar:2021-07-12T19:19:06Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Brinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantil
title Brinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantil
spellingShingle Brinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantil
Bianchi, Kelvin
Educação de crianças
Brincadeiras
Crianças - Recreação
Aprendizagem
title_short Brinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantil
title_full Brinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantil
title_fullStr Brinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantil
title_full_unstemmed Brinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantil
title_sort Brinquedo e brincar: mediação e interação na educação infantil
author Bianchi, Kelvin
author_facet Bianchi, Kelvin
author_role author
dc.contributor.other.none.fl_str_mv Luchese, Terciane Ângela
Farina, Silvia Hauser
dc.contributor.author.fl_str_mv Bianchi, Kelvin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Caprara, Bernardete Schiavo
contributor_str_mv Caprara, Bernardete Schiavo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Brincadeiras
Crianças - Recreação
Aprendizagem
topic Educação de crianças
Brincadeiras
Crianças - Recreação
Aprendizagem
description Muito importante para o desenvolvimento integral da criança, o brincar e sua mediação devem ser dar em um ambiente atrativo e previamente organizado pelo professor, que é o responsável por dar a intencionalidade na proposta e por escolher os materiais adequados para realizarem descobertas. Diante destas premissas, se dará ênfase no primeiro capítulo a respeito do contexto histórico da Educação Infantil, desde seu viés assistencialista até os dias de hoje, vista como sistema de ensino. No segundo capítulo será abordado o brincar e suas propostas dentro das metodologias Reggio Emilia, criada por Loris Malaguzzi, que consiste na aprendizagem por meio de projetos de aprendizagem e utilização de ateliês de arte e Montessoriana, criada por Maria Montessori, que consistem no desenvolvimento da autonomia da criança na sua vida prática, além de tópicos visando a utilização de elementos da natureza, de brinquedos não-estruturados e de objetos que estimulem o exercício da vida cotidiana. Enquanto, no terceiro capítulo, análise a partir de uma pesquisa qualitativa, a fim de responder aos objetivos deste trabalho, levando em conta a realidade de três escolas infantis. A pesquisa aborda assuntos que dizem respeito aos materiais ofertados às crianças e sua intenção pedagógica visando os estímulos necessário para seu aprendizado, além da visão de professores e gestores no âmbito das metodologias e das propostas pedagógicas, desde sua elaboração até sua execução. A escolha de uma metodologia faz com que o aprendizado das crianças seja direcionado, desperta confiança dos pais e facilita para os professores em seu processo de planejamento. [resumo fornecido pelo autor]
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-07-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-12T18:31:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-12T18:31:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/11338/8467
url https://repositorio.ucs.br/11338/8467
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCS
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Repositório Institucional da UCS
collection Repositório Institucional da UCS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8467/1/TCC%20Kelvin%20Bianchi.pdf
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8467/2/TCC%20Kelvin%20Bianchi.pdf.txt
https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/11338/8467/3/TCC%20Kelvin%20Bianchi.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 614bdf3a47409c5d4b10e75fb5be7f23
403cdd094822dcdbe1806ceaeec0c701
2d9f4c0c7d775348fcd2b9429019ac06
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UCS - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798308903603142656