Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252347 |
Resumo: | Neste artigo, tendo como apoio estudos e pesquisas que venho realizando, assim como revisão bibliográfica, pretendo contribuir para a análise da atualidade brasileira e pontuar alguns desafios para a pesquisa em educação. O que se realiza a partir da perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético. Conclui-se que alguns dos desafios centrais para o pesquisador, notadamente na grande área das ciências humanas, na qual se inclui a educação, são: revisão do referencial teórico e metodológico; a necessidade de debruçar-se sobre a teoria, revendo conceitos e categorias fundamentais para a análise da realidade; assumir a perspectiva da defesa radical da sociedade; articular-se em redes; aproximar-se dos extratos populares; denunciar retrocessos e anunciar possibilidades. Enfim, assumir a dimensão política do pensar e fazer pesquisas. |
id |
UFRGS-2_0e6e7e618b4bf97cac3fac5090801968 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252347 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Paludo, Conceição2022-12-03T05:11:39Z20181413-2478http://hdl.handle.net/10183/252347001153954Neste artigo, tendo como apoio estudos e pesquisas que venho realizando, assim como revisão bibliográfica, pretendo contribuir para a análise da atualidade brasileira e pontuar alguns desafios para a pesquisa em educação. O que se realiza a partir da perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético. Conclui-se que alguns dos desafios centrais para o pesquisador, notadamente na grande área das ciências humanas, na qual se inclui a educação, são: revisão do referencial teórico e metodológico; a necessidade de debruçar-se sobre a teoria, revendo conceitos e categorias fundamentais para a análise da realidade; assumir a perspectiva da defesa radical da sociedade; articular-se em redes; aproximar-se dos extratos populares; denunciar retrocessos e anunciar possibilidades. Enfim, assumir a dimensão política do pensar e fazer pesquisas.In this article, supported by researches, studies and literature review, it is intended to contribute in analyzing Brazilian reality and emphasizing the challenges in education research, which is achieved by a theoretical-methodological perspective of historical dialectical materialism. We concluded that the main challenges for researchers, in the wide area of Humanities in which Education is included, are: review of theoretical and methodological frame of reference; necessity of extensive readings and reviewing concepts to analyze reality; commitment to radical defense of society; movement between networks; approximation to lower classes; exposure of regressions and announcement of possibilities. Finally, to assume the political dimension of thinking and researchingEn este artículo, teniendo como apoyo estudios e investigaciones que vengo realizando, así como revisión bibliográfica, pretendo contribuir para el análisis de la actualidad brasileña y puntuar algunos desafíos para la investigación en Educación. Lo que se realiza a partir de la perspectiva teórica metodológica del materialismo histórico dialéctico. Se concluye que algunos de los desafíos centrales para el investigador, notadamente en la gran área de las ciencias humanas, en la que se incluye la Educación, son: revisión del referencial teórico y metodológico; la necesidad de inclinarse sobre la teoría, revisando conceptos y categorías fundamentales para el análisis de la realidad; asumir la perspectiva de la defensa radical de la sociedad; articularse en redes; acercarse a los extractos populares; denunciar retrocesos y anunciar posibilidades. En fin, asumir la dimensión política del pensar y hacer investigaciones.application/pdfporRevista brasileira de educação. Vol. 23 (2018), p. 1-20.Pesquisa educacionalBrasilContextResearchChallengesContextoInvestigaciónDesafíosContexto nacional e as exigências para a pesquisa em educaçãoNational context and requirements for education research Contexto nacional y las exigencias para la investigación en educación info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153954.pdf.txt001153954.pdf.txtExtracted Texttext/plain62360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252347/2/001153954.pdf.txtdfe30ca63b1d8ae7a986ab3f81fefa36MD52ORIGINAL001153954.pdfTexto completoapplication/pdf205327http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252347/1/001153954.pdfb12ef797eb2e68fb8e004746837e93d2MD5110183/2523472023-05-20 03:54:01.04897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252347Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-20T06:54:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
National context and requirements for education research |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
Contexto nacional y las exigencias para la investigación en educación |
title |
Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação |
spellingShingle |
Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação Paludo, Conceição Pesquisa educacional Brasil Context Research Challenges Contexto Investigación Desafíos |
title_short |
Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação |
title_full |
Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação |
title_fullStr |
Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação |
title_full_unstemmed |
Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação |
title_sort |
Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação |
author |
Paludo, Conceição |
author_facet |
Paludo, Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paludo, Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa educacional Brasil |
topic |
Pesquisa educacional Brasil Context Research Challenges Contexto Investigación Desafíos |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Context Research Challenges |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Contexto Investigación Desafíos |
description |
Neste artigo, tendo como apoio estudos e pesquisas que venho realizando, assim como revisão bibliográfica, pretendo contribuir para a análise da atualidade brasileira e pontuar alguns desafios para a pesquisa em educação. O que se realiza a partir da perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético. Conclui-se que alguns dos desafios centrais para o pesquisador, notadamente na grande área das ciências humanas, na qual se inclui a educação, são: revisão do referencial teórico e metodológico; a necessidade de debruçar-se sobre a teoria, revendo conceitos e categorias fundamentais para a análise da realidade; assumir a perspectiva da defesa radical da sociedade; articular-se em redes; aproximar-se dos extratos populares; denunciar retrocessos e anunciar possibilidades. Enfim, assumir a dimensão política do pensar e fazer pesquisas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-12-03T05:11:39Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/252347 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1413-2478 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001153954 |
identifier_str_mv |
1413-2478 001153954 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/252347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista brasileira de educação. Vol. 23 (2018), p. 1-20. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252347/2/001153954.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252347/1/001153954.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
dfe30ca63b1d8ae7a986ab3f81fefa36 b12ef797eb2e68fb8e004746837e93d2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801225075811155968 |