Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paludo, Conceição
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/252347
Resumo: Neste artigo, tendo como apoio estudos e pesquisas que venho realizando, assim como revisão bibliográfica, pretendo contribuir para a análise da atualidade brasileira e pontuar alguns desafios para a pesquisa em educação. O que se realiza a partir da perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético. Conclui-se que alguns dos desafios centrais para o pesquisador, notadamente na grande área das ciências humanas, na qual se inclui a educação, são: revisão do referencial teórico e metodológico; a necessidade de debruçar-se sobre a teoria, revendo conceitos e categorias fundamentais para a análise da realidade; assumir a perspectiva da defesa radical da sociedade; articular-se em redes; aproximar-se dos extratos populares; denunciar retrocessos e anunciar possibilidades. Enfim, assumir a dimensão política do pensar e fazer pesquisas.
id UFRGS-2_0e6e7e618b4bf97cac3fac5090801968
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252347
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Paludo, Conceição2022-12-03T05:11:39Z20181413-2478http://hdl.handle.net/10183/252347001153954Neste artigo, tendo como apoio estudos e pesquisas que venho realizando, assim como revisão bibliográfica, pretendo contribuir para a análise da atualidade brasileira e pontuar alguns desafios para a pesquisa em educação. O que se realiza a partir da perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético. Conclui-se que alguns dos desafios centrais para o pesquisador, notadamente na grande área das ciências humanas, na qual se inclui a educação, são: revisão do referencial teórico e metodológico; a necessidade de debruçar-se sobre a teoria, revendo conceitos e categorias fundamentais para a análise da realidade; assumir a perspectiva da defesa radical da sociedade; articular-se em redes; aproximar-se dos extratos populares; denunciar retrocessos e anunciar possibilidades. Enfim, assumir a dimensão política do pensar e fazer pesquisas.In this article, supported by researches, studies and literature review, it is intended to contribute in analyzing Brazilian reality and emphasizing the challenges in education research, which is achieved by a theoretical-methodological perspective of historical dialectical materialism. We concluded that the main challenges for researchers, in the wide area of Humanities in which Education is included, are: review of theoretical and methodological frame of reference; necessity of extensive readings and reviewing concepts to analyze reality; commitment to radical defense of society; movement between networks; approximation to lower classes; exposure of regressions and announcement of possibilities. Finally, to assume the political dimension of thinking and researchingEn este artículo, teniendo como apoyo estudios e investigaciones que vengo realizando, así como revisión bibliográfica, pretendo contribuir para el análisis de la actualidad brasileña y puntuar algunos desafíos para la investigación en Educación. Lo que se realiza a partir de la perspectiva teórica metodológica del materialismo histórico dialéctico. Se concluye que algunos de los desafíos centrales para el investigador, notadamente en la gran área de las ciencias humanas, en la que se incluye la Educación, son: revisión del referencial teórico y metodológico; la necesidad de inclinarse sobre la teoría, revisando conceptos y categorías fundamentales para el análisis de la realidad; asumir la perspectiva de la defensa radical de la sociedad; articularse en redes; acercarse a los extractos populares; denunciar retrocesos y anunciar posibilidades. En fin, asumir la dimensión política del pensar y hacer investigaciones.application/pdfporRevista brasileira de educação. Vol. 23 (2018), p. 1-20.Pesquisa educacionalBrasilContextResearchChallengesContextoInvestigaciónDesafíosContexto nacional e as exigências para a pesquisa em educaçãoNational context and requirements for education research Contexto nacional y las exigencias para la investigación en educación info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001153954.pdf.txt001153954.pdf.txtExtracted Texttext/plain62360http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252347/2/001153954.pdf.txtdfe30ca63b1d8ae7a986ab3f81fefa36MD52ORIGINAL001153954.pdfTexto completoapplication/pdf205327http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252347/1/001153954.pdfb12ef797eb2e68fb8e004746837e93d2MD5110183/2523472023-05-20 03:54:01.04897oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252347Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-05-20T06:54:01Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação
dc.title.alternative.en.fl_str_mv National context and requirements for education research
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Contexto nacional y las exigencias para la investigación en educación
title Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação
spellingShingle Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação
Paludo, Conceição
Pesquisa educacional
Brasil
Context
Research
Challenges
Contexto
Investigación
Desafíos
title_short Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação
title_full Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação
title_fullStr Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação
title_full_unstemmed Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação
title_sort Contexto nacional e as exigências para a pesquisa em educação
author Paludo, Conceição
author_facet Paludo, Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paludo, Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa educacional
Brasil
topic Pesquisa educacional
Brasil
Context
Research
Challenges
Contexto
Investigación
Desafíos
dc.subject.eng.fl_str_mv Context
Research
Challenges
dc.subject.spa.fl_str_mv Contexto
Investigación
Desafíos
description Neste artigo, tendo como apoio estudos e pesquisas que venho realizando, assim como revisão bibliográfica, pretendo contribuir para a análise da atualidade brasileira e pontuar alguns desafios para a pesquisa em educação. O que se realiza a partir da perspectiva teórico-metodológica do materialismo histórico-dialético. Conclui-se que alguns dos desafios centrais para o pesquisador, notadamente na grande área das ciências humanas, na qual se inclui a educação, são: revisão do referencial teórico e metodológico; a necessidade de debruçar-se sobre a teoria, revendo conceitos e categorias fundamentais para a análise da realidade; assumir a perspectiva da defesa radical da sociedade; articular-se em redes; aproximar-se dos extratos populares; denunciar retrocessos e anunciar possibilidades. Enfim, assumir a dimensão política do pensar e fazer pesquisas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-03T05:11:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/252347
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-2478
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001153954
identifier_str_mv 1413-2478
001153954
url http://hdl.handle.net/10183/252347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de educação. Vol. 23 (2018), p. 1-20.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252347/2/001153954.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252347/1/001153954.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv dfe30ca63b1d8ae7a986ab3f81fefa36
b12ef797eb2e68fb8e004746837e93d2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225075811155968