Avaliação da percepção de valor em serviços de entrega em pontos de retirada : estudo de caso em clube de assinatura de livros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Oliver Grossman
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234103
Resumo: Entregar o produto para o cliente final é uma tarefa desafiadora e umas das maneiras de otimizar essa etapa seria a implementação do serviço de entrega em pontos de retirada, que é uma das tendências do mercado de e-commerce. Para uma empresa se destacar, um dos conceitos mais importantes de serem mensurados é o valor percebido. Pensando nisso, este artigo elaborou um instrumento para avaliar a percepção de valor dos clientes de um clube de assinatura de livros com relação à entrega em pontos de retirada, buscando identificar quais os principais atributos de valor e a disposição a pagar por esse serviço. A partir das análises, foi possível constatar que os clientes valorizam mais os atributos de qualidade e de resposta emocional, e que a maioria optaria pela entrega em ponto de retirada caso obtivesse algum desconto.
id UFRGS-2_0e93b418e979a4f61e17ff56c391422d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234103
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Ferreira, Oliver GrossmanTinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo2022-01-15T04:48:55Z2019http://hdl.handle.net/10183/234103001104818Entregar o produto para o cliente final é uma tarefa desafiadora e umas das maneiras de otimizar essa etapa seria a implementação do serviço de entrega em pontos de retirada, que é uma das tendências do mercado de e-commerce. Para uma empresa se destacar, um dos conceitos mais importantes de serem mensurados é o valor percebido. Pensando nisso, este artigo elaborou um instrumento para avaliar a percepção de valor dos clientes de um clube de assinatura de livros com relação à entrega em pontos de retirada, buscando identificar quais os principais atributos de valor e a disposição a pagar por esse serviço. A partir das análises, foi possível constatar que os clientes valorizam mais os atributos de qualidade e de resposta emocional, e que a maioria optaria pela entrega em ponto de retirada caso obtivesse algum desconto.Delivering the product to the end customer is a challenging task and one of the ways to optimize this step would be the implementation of delivery service at pickup points, which is one of the trends in the e-commerce market. For a company to stand out, one of the most important measures is the perceived value. This in mind, the paper has developed an instrument to evaluate the perceived value of a book subscription club's customers in relation to delivery at pickup points, seeking to identify the main value attributes and willingness to pay for that service. From the analysis, it was possible to verify that the clients value more the attributes of quality and of emotional response, and that the majority would opt for the delivery in pickup point if obtained some discount.application/pdfporEngenharia de produçãoClube de assinaturaTransporte de mercadoriasPerceived valuePickup pointsWillingness to paySubscription clubAvaliação da percepção de valor em serviços de entrega em pontos de retirada : estudo de caso em clube de assinatura de livrosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2019Engenharia de Produçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001104818.pdf.txt001104818.pdf.txtExtracted Texttext/plain75247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234103/2/001104818.pdf.txt52bb90e8cfc98bd9c493ef5f700bcff6MD52ORIGINAL001104818.pdfTexto completoapplication/pdf498612http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234103/1/001104818.pdf1787839f6fb58d6d162e575ad637fa98MD5110183/2341032022-02-22 05:02:41.949111oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234103Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-02-22T08:02:41Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Avaliação da percepção de valor em serviços de entrega em pontos de retirada : estudo de caso em clube de assinatura de livros
title Avaliação da percepção de valor em serviços de entrega em pontos de retirada : estudo de caso em clube de assinatura de livros
spellingShingle Avaliação da percepção de valor em serviços de entrega em pontos de retirada : estudo de caso em clube de assinatura de livros
Ferreira, Oliver Grossman
Engenharia de produção
Clube de assinatura
Transporte de mercadorias
Perceived value
Pickup points
Willingness to pay
Subscription club
title_short Avaliação da percepção de valor em serviços de entrega em pontos de retirada : estudo de caso em clube de assinatura de livros
title_full Avaliação da percepção de valor em serviços de entrega em pontos de retirada : estudo de caso em clube de assinatura de livros
title_fullStr Avaliação da percepção de valor em serviços de entrega em pontos de retirada : estudo de caso em clube de assinatura de livros
title_full_unstemmed Avaliação da percepção de valor em serviços de entrega em pontos de retirada : estudo de caso em clube de assinatura de livros
title_sort Avaliação da percepção de valor em serviços de entrega em pontos de retirada : estudo de caso em clube de assinatura de livros
author Ferreira, Oliver Grossman
author_facet Ferreira, Oliver Grossman
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Oliver Grossman
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo
contributor_str_mv Tinoco, Maria Auxiliadora Cannarozzo
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Clube de assinatura
Transporte de mercadorias
topic Engenharia de produção
Clube de assinatura
Transporte de mercadorias
Perceived value
Pickup points
Willingness to pay
Subscription club
dc.subject.eng.fl_str_mv Perceived value
Pickup points
Willingness to pay
Subscription club
description Entregar o produto para o cliente final é uma tarefa desafiadora e umas das maneiras de otimizar essa etapa seria a implementação do serviço de entrega em pontos de retirada, que é uma das tendências do mercado de e-commerce. Para uma empresa se destacar, um dos conceitos mais importantes de serem mensurados é o valor percebido. Pensando nisso, este artigo elaborou um instrumento para avaliar a percepção de valor dos clientes de um clube de assinatura de livros com relação à entrega em pontos de retirada, buscando identificar quais os principais atributos de valor e a disposição a pagar por esse serviço. A partir das análises, foi possível constatar que os clientes valorizam mais os atributos de qualidade e de resposta emocional, e que a maioria optaria pela entrega em ponto de retirada caso obtivesse algum desconto.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-01-15T04:48:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/234103
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001104818
url http://hdl.handle.net/10183/234103
identifier_str_mv 001104818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234103/2/001104818.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234103/1/001104818.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 52bb90e8cfc98bd9c493ef5f700bcff6
1787839f6fb58d6d162e575ad637fa98
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224617742827520