Análise do incentivo à leitura por meio de clubes de assinaturas de livros
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/252255 |
Resumo: | Considerando o avanço da internet e das tecnologias digitais, novos mecanismos de incentivos à leitura foram criados, como os clubes de assinaturas de livros que, em meio às crises no mercado editorial, têm alcançado resultados exponenciais através das mudanças no modo de publicação, circulação e leitura. Objetiva-se, com este estudo, investigar as estratégias de marketing digital utilizadas pelos clubes de assinaturas de livros e sua contribuição para a prática de incentivo à leitura. Para tanto, procede-se à pesquisa qualitativa e quantitativa através de um questionário aplicado com 616 respondentes contendo perguntas abertas e fechadas. Desse modo, evidencia-se que os clubes de assinaturas de livros incentivam a leitura e, conforme apontado por 61% dos seus assinantes e ex-assinantes, tais clubes incentivam mais do que bibliotecas. Apenas 16% afirmam que bibliotecas incentivam mais e os restantes (23%) não souberam dizer, pois não frequentam estes ambientes. Esta pesquisa também revelou que a principal ferramenta de marketing utilizada por estes clubes consiste em um dos meios mais antigos de comunicação na web: o e mail. É possível concluir que torna-se cada vez mais relevante a necessidade de atrair futuros leitores, bem como a atenção dos usuários que já frequentam espaços como bibliotecas. Apesar de muitas bibliotecas brasileiras não disporem de recursos financeiros, elas podem usar a mesma estratégia que esses clubes utilizam de forma gratuita e, com isso, fomentar a utilização do espaço e, consequentemente, contribuir para o aumento do número de leitores brasileiros. |
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Silva, Natália Rodrigues daSilva, Fabiano Couto Corrêa da2022-12-02T04:54:50Z2020http://hdl.handle.net/10183/252255001131161Considerando o avanço da internet e das tecnologias digitais, novos mecanismos de incentivos à leitura foram criados, como os clubes de assinaturas de livros que, em meio às crises no mercado editorial, têm alcançado resultados exponenciais através das mudanças no modo de publicação, circulação e leitura. Objetiva-se, com este estudo, investigar as estratégias de marketing digital utilizadas pelos clubes de assinaturas de livros e sua contribuição para a prática de incentivo à leitura. Para tanto, procede-se à pesquisa qualitativa e quantitativa através de um questionário aplicado com 616 respondentes contendo perguntas abertas e fechadas. Desse modo, evidencia-se que os clubes de assinaturas de livros incentivam a leitura e, conforme apontado por 61% dos seus assinantes e ex-assinantes, tais clubes incentivam mais do que bibliotecas. Apenas 16% afirmam que bibliotecas incentivam mais e os restantes (23%) não souberam dizer, pois não frequentam estes ambientes. Esta pesquisa também revelou que a principal ferramenta de marketing utilizada por estes clubes consiste em um dos meios mais antigos de comunicação na web: o e mail. É possível concluir que torna-se cada vez mais relevante a necessidade de atrair futuros leitores, bem como a atenção dos usuários que já frequentam espaços como bibliotecas. Apesar de muitas bibliotecas brasileiras não disporem de recursos financeiros, elas podem usar a mesma estratégia que esses clubes utilizam de forma gratuita e, com isso, fomentar a utilização do espaço e, consequentemente, contribuir para o aumento do número de leitores brasileiros.Considering the advance of internet and digital technologies, new mechanisms of reading incentive were created, such as the book subscription services which, in the midst of the crisis in the publishing market, have achieved exponential results through changes in the publishing, distribution and reading processes. This paper aims to investigate the digital marketing strategies used by these services and their impact on reading incentive programs. For this purpose, a qualitative and quantitative research was conducted through a questionnaire with 616 respondents, which included open ended and closed-ended questions. The results demonstrate that book subscription services encourage reading. According to 61% of current and former subscribers, book subscription services stimulate reading more than libraries do, while 16% of respondents believe that libraries encourage reading more than this type of service. And 23% of the respondents did not have an opinion about it, since they do not have experience with this. The research also reveals that the main marketing tool used by these services is the email, one of the oldest means of communication on the internet. It concludes that the need to attract new readers is increasingly relevant, as well as to attract the attention of users who already frequent libraries. Although many Brazilian libraries do not have enough financial resources, they may use the same strategy that these services do, but free of charge. This may encourage people to go to libraries and, consequently, contribute to increasing the number of Brazilian readers.application/pdfporClube de leituraMarketing digitalBook subscription servicesTAG LivrosBook clubAnálise do incentivo à leitura por meio de clubes de assinaturas de livrosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2020Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001131161.pdf.txt001131161.pdf.txtExtracted Texttext/plain158938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252255/2/001131161.pdf.txtd042a467a3c8875c21856579abc2b93eMD52ORIGINAL001131161.pdfTexto completoapplication/pdf2994546http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/252255/1/001131161.pdfb71bb843300e07534f008988f46a5149MD5110183/2522552022-12-03 06:11:17.680151oai:www.lume.ufrgs.br:10183/252255Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-12-03T08:11:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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