O ensino da lógica do jogo de voleibol : uma proposta a partir do teaching games for understanding e do uso de tecnologias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarruge, Carina Lara
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ginciene, Guy, Impolcetto, Fernanda Moreto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/225558
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo analisar a utilização do Teaching Games for Understanding (TGfU) e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como recursos didáticos no processo de iniciação esportiva do voleibol. Optou-se por uma abordagem qualitativa e a realização de duas etapas: um levantamento diagnóstico com professores de voleibol para identificar as dificuldades táticas dos alunos; elaboração e implementação de uma Unidade Didática em turma de iniciação. Os resultados indicaram que as TIC – em especial a filmagem – em conjunto com o modelo TGfU contribuíram para alcançar os objetivos de ensino, em especial para a compreensão dos elementos táticos do jogo. Concluiu-se que mesmo com dificuldades vivenciadas no decorrer das aulas, muitos alunos adquiriram capacidade de jogar intencionalmente de acordo com os princípios táticos ensinados.
id UFRGS-2_0ec4c659c1cff386de77afbd68ea21e9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225558
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Sarruge, Carina LaraGinciene, GuyImpolcetto, Fernanda Moreto2021-08-11T04:48:43Z20200104-754X0104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/225558001112982Esta pesquisa teve por objetivo analisar a utilização do Teaching Games for Understanding (TGfU) e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como recursos didáticos no processo de iniciação esportiva do voleibol. Optou-se por uma abordagem qualitativa e a realização de duas etapas: um levantamento diagnóstico com professores de voleibol para identificar as dificuldades táticas dos alunos; elaboração e implementação de uma Unidade Didática em turma de iniciação. Os resultados indicaram que as TIC – em especial a filmagem – em conjunto com o modelo TGfU contribuíram para alcançar os objetivos de ensino, em especial para a compreensão dos elementos táticos do jogo. Concluiu-se que mesmo com dificuldades vivenciadas no decorrer das aulas, muitos alunos adquiriram capacidade de jogar intencionalmente de acordo com os princípios táticos ensinados.This research analyzed the use of Teaching Games for Understanding (TGfU) and Information and Communication Technologies (ICT) as teaching resources in the process of initiation in volleyball. It employed a two-step qualitative approach: a diagnostic survey with volleyball teachers to identify students’ tactical challenges; designing and implementing a teaching unit in the initiation group. The results indicated that ICT – particularly the filming aspect – together with the TGfU model contributed to achieve the teaching goals, especially to understand the tactical elements of the game. The study found that even with difficulties experienced during the lessons, many students acquired the ability to play intentionally according to the tactical principles taught.Esta investigación tuvo por objetivo analizar la utilización del Teaching Games for Understand (TGfU) y de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) como recursos didácticos en el proceso de iniciación deportiva del voleibol. Se optó por un enfoque cualitativo y la realización de dos etapas: un levantamiento diagnóstico con profesores de voleibol para identificar las dificultades tácticas de los alumnos, y la elaboración e implementación de una Unidad Didáctica en clase de iniciación. Los resultados indicaron que las TIC - en especial las filmaciones - en conjunto con el modelo TGfU contribuyeron a alcanzar los objetivos de enseñanza, en especial para la comprensión de los elementos tácticos del juego. Se concluyó que incluso con dificultades vividas en el curso de las clases, muchos alumnos adquirieron capacidad de jugar intencionalmente de acuerdo con los principios tácticos enseñados.application/pdfporMovimento. Porto Alegre. Vol. 26, e26006 (jan./dez. 2020), p. 1-14Movimento. Vol. 26, e26006 (jan./dez. 2020), p. 1-14VoleibolTecnologia de informação e comunicaçãoEsportesEnsinoVolleyballInformation TechnologyTeachingSportsVoleibolTecnología de la Información.EnseñanzaDeportesO ensino da lógica do jogo de voleibol : uma proposta a partir do teaching games for understanding e do uso de tecnologiasTeaching volleyball logic : a proposal based on teaching games for understanding and the use of technologiesLa enseñanza de la lógica del juego de voleibol : una propuesta a partir del teaching games for understanding y del uso de tecnologíasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112982.pdf.txt001112982.pdf.txtExtracted Texttext/plain44471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225558/2/001112982.pdf.txt4ab254653e9cbd16977200ef9c0b971dMD52ORIGINAL001112982.pdfTexto completoapplication/pdf550939http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225558/1/001112982.pdfee1eb5d805f0c006ca5449558d80e8d0MD5110183/2255582024-06-06 06:50:39.082551oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225558Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-06-06T09:50:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino da lógica do jogo de voleibol : uma proposta a partir do teaching games for understanding e do uso de tecnologias
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Teaching volleyball logic : a proposal based on teaching games for understanding and the use of technologies
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La enseñanza de la lógica del juego de voleibol : una propuesta a partir del teaching games for understanding y del uso de tecnologías
title O ensino da lógica do jogo de voleibol : uma proposta a partir do teaching games for understanding e do uso de tecnologias
spellingShingle O ensino da lógica do jogo de voleibol : uma proposta a partir do teaching games for understanding e do uso de tecnologias
Sarruge, Carina Lara
Voleibol
Tecnologia de informação e comunicação
Esportes
Ensino
Volleyball
Information Technology
Teaching
Sports
Voleibol
Tecnología de la Información.
Enseñanza
Deportes
title_short O ensino da lógica do jogo de voleibol : uma proposta a partir do teaching games for understanding e do uso de tecnologias
title_full O ensino da lógica do jogo de voleibol : uma proposta a partir do teaching games for understanding e do uso de tecnologias
title_fullStr O ensino da lógica do jogo de voleibol : uma proposta a partir do teaching games for understanding e do uso de tecnologias
title_full_unstemmed O ensino da lógica do jogo de voleibol : uma proposta a partir do teaching games for understanding e do uso de tecnologias
title_sort O ensino da lógica do jogo de voleibol : uma proposta a partir do teaching games for understanding e do uso de tecnologias
author Sarruge, Carina Lara
author_facet Sarruge, Carina Lara
Ginciene, Guy
Impolcetto, Fernanda Moreto
author_role author
author2 Ginciene, Guy
Impolcetto, Fernanda Moreto
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sarruge, Carina Lara
Ginciene, Guy
Impolcetto, Fernanda Moreto
dc.subject.por.fl_str_mv Voleibol
Tecnologia de informação e comunicação
Esportes
Ensino
topic Voleibol
Tecnologia de informação e comunicação
Esportes
Ensino
Volleyball
Information Technology
Teaching
Sports
Voleibol
Tecnología de la Información.
Enseñanza
Deportes
dc.subject.eng.fl_str_mv Volleyball
Information Technology
Teaching
Sports
dc.subject.spa.fl_str_mv Voleibol
Tecnología de la Información.
Enseñanza
Deportes
description Esta pesquisa teve por objetivo analisar a utilização do Teaching Games for Understanding (TGfU) e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como recursos didáticos no processo de iniciação esportiva do voleibol. Optou-se por uma abordagem qualitativa e a realização de duas etapas: um levantamento diagnóstico com professores de voleibol para identificar as dificuldades táticas dos alunos; elaboração e implementação de uma Unidade Didática em turma de iniciação. Os resultados indicaram que as TIC – em especial a filmagem – em conjunto com o modelo TGfU contribuíram para alcançar os objetivos de ensino, em especial para a compreensão dos elementos táticos do jogo. Concluiu-se que mesmo com dificuldades vivenciadas no decorrer das aulas, muitos alunos adquiriram capacidade de jogar intencionalmente de acordo com os princípios táticos ensinados.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-11T04:48:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/225558
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-754X
0104-754X
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001112982
identifier_str_mv 0104-754X
001112982
url http://hdl.handle.net/10183/225558
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Movimento. Porto Alegre. Vol. 26, e26006 (jan./dez. 2020), p. 1-14
Movimento. Vol. 26, e26006 (jan./dez. 2020), p. 1-14
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225558/2/001112982.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225558/1/001112982.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4ab254653e9cbd16977200ef9c0b971d
ee1eb5d805f0c006ca5449558d80e8d0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447762243682304