O ensino da lógica do jogo de voleibol : uma proposta a partir do teaching games for understanding e do uso de tecnologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/225558 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo analisar a utilização do Teaching Games for Understanding (TGfU) e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como recursos didáticos no processo de iniciação esportiva do voleibol. Optou-se por uma abordagem qualitativa e a realização de duas etapas: um levantamento diagnóstico com professores de voleibol para identificar as dificuldades táticas dos alunos; elaboração e implementação de uma Unidade Didática em turma de iniciação. Os resultados indicaram que as TIC – em especial a filmagem – em conjunto com o modelo TGfU contribuíram para alcançar os objetivos de ensino, em especial para a compreensão dos elementos táticos do jogo. Concluiu-se que mesmo com dificuldades vivenciadas no decorrer das aulas, muitos alunos adquiriram capacidade de jogar intencionalmente de acordo com os princípios táticos ensinados. |
id |
UFRGS-2_0ec4c659c1cff386de77afbd68ea21e9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225558 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Sarruge, Carina LaraGinciene, GuyImpolcetto, Fernanda Moreto2021-08-11T04:48:43Z20200104-754X0104-754Xhttp://hdl.handle.net/10183/225558001112982Esta pesquisa teve por objetivo analisar a utilização do Teaching Games for Understanding (TGfU) e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como recursos didáticos no processo de iniciação esportiva do voleibol. Optou-se por uma abordagem qualitativa e a realização de duas etapas: um levantamento diagnóstico com professores de voleibol para identificar as dificuldades táticas dos alunos; elaboração e implementação de uma Unidade Didática em turma de iniciação. Os resultados indicaram que as TIC – em especial a filmagem – em conjunto com o modelo TGfU contribuíram para alcançar os objetivos de ensino, em especial para a compreensão dos elementos táticos do jogo. Concluiu-se que mesmo com dificuldades vivenciadas no decorrer das aulas, muitos alunos adquiriram capacidade de jogar intencionalmente de acordo com os princípios táticos ensinados.This research analyzed the use of Teaching Games for Understanding (TGfU) and Information and Communication Technologies (ICT) as teaching resources in the process of initiation in volleyball. It employed a two-step qualitative approach: a diagnostic survey with volleyball teachers to identify students’ tactical challenges; designing and implementing a teaching unit in the initiation group. The results indicated that ICT – particularly the filming aspect – together with the TGfU model contributed to achieve the teaching goals, especially to understand the tactical elements of the game. The study found that even with difficulties experienced during the lessons, many students acquired the ability to play intentionally according to the tactical principles taught.Esta investigación tuvo por objetivo analizar la utilización del Teaching Games for Understand (TGfU) y de las Tecnologías de la Información y Comunicación (TIC) como recursos didácticos en el proceso de iniciación deportiva del voleibol. Se optó por un enfoque cualitativo y la realización de dos etapas: un levantamiento diagnóstico con profesores de voleibol para identificar las dificultades tácticas de los alumnos, y la elaboración e implementación de una Unidad Didáctica en clase de iniciación. Los resultados indicaron que las TIC - en especial las filmaciones - en conjunto con el modelo TGfU contribuyeron a alcanzar los objetivos de enseñanza, en especial para la comprensión de los elementos tácticos del juego. Se concluyó que incluso con dificultades vividas en el curso de las clases, muchos alumnos adquirieron capacidad de jugar intencionalmente de acuerdo con los principios tácticos enseñados.application/pdfporMovimento. Porto Alegre. Vol. 26, e26006 (jan./dez. 2020), p. 1-14Movimento. Vol. 26, e26006 (jan./dez. 2020), p. 1-14VoleibolTecnologia de informação e comunicaçãoEsportesEnsinoVolleyballInformation TechnologyTeachingSportsVoleibolTecnología de la Información.EnseñanzaDeportesO ensino da lógica do jogo de voleibol : uma proposta a partir do teaching games for understanding e do uso de tecnologiasTeaching volleyball logic : a proposal based on teaching games for understanding and the use of technologiesLa enseñanza de la lógica del juego de voleibol : una propuesta a partir del teaching games for understanding y del uso de tecnologíasinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112982.pdf.txt001112982.pdf.txtExtracted Texttext/plain44471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225558/2/001112982.pdf.txt4ab254653e9cbd16977200ef9c0b971dMD52ORIGINAL001112982.pdfTexto completoapplication/pdf550939http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225558/1/001112982.pdfee1eb5d805f0c006ca5449558d80e8d0MD5110183/2255582024-06-06 06:50:39.082551oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225558Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-06-06T09:50:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino da lógica do jogo de voleibol : uma proposta a partir do teaching games for understanding e do uso de tecnologias |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Teaching volleyball logic : a proposal based on teaching games for understanding and the use of technologies |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La enseñanza de la lógica del juego de voleibol : una propuesta a partir del teaching games for understanding y del uso de tecnologías |
title |
O ensino da lógica do jogo de voleibol : uma proposta a partir do teaching games for understanding e do uso de tecnologias |
spellingShingle |
O ensino da lógica do jogo de voleibol : uma proposta a partir do teaching games for understanding e do uso de tecnologias Sarruge, Carina Lara Voleibol Tecnologia de informação e comunicação Esportes Ensino Volleyball Information Technology Teaching Sports Voleibol Tecnología de la Información. Enseñanza Deportes |
title_short |
O ensino da lógica do jogo de voleibol : uma proposta a partir do teaching games for understanding e do uso de tecnologias |
title_full |
O ensino da lógica do jogo de voleibol : uma proposta a partir do teaching games for understanding e do uso de tecnologias |
title_fullStr |
O ensino da lógica do jogo de voleibol : uma proposta a partir do teaching games for understanding e do uso de tecnologias |
title_full_unstemmed |
O ensino da lógica do jogo de voleibol : uma proposta a partir do teaching games for understanding e do uso de tecnologias |
title_sort |
O ensino da lógica do jogo de voleibol : uma proposta a partir do teaching games for understanding e do uso de tecnologias |
author |
Sarruge, Carina Lara |
author_facet |
Sarruge, Carina Lara Ginciene, Guy Impolcetto, Fernanda Moreto |
author_role |
author |
author2 |
Ginciene, Guy Impolcetto, Fernanda Moreto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sarruge, Carina Lara Ginciene, Guy Impolcetto, Fernanda Moreto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Voleibol Tecnologia de informação e comunicação Esportes Ensino |
topic |
Voleibol Tecnologia de informação e comunicação Esportes Ensino Volleyball Information Technology Teaching Sports Voleibol Tecnología de la Información. Enseñanza Deportes |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Volleyball Information Technology Teaching Sports |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Voleibol Tecnología de la Información. Enseñanza Deportes |
description |
Esta pesquisa teve por objetivo analisar a utilização do Teaching Games for Understanding (TGfU) e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como recursos didáticos no processo de iniciação esportiva do voleibol. Optou-se por uma abordagem qualitativa e a realização de duas etapas: um levantamento diagnóstico com professores de voleibol para identificar as dificuldades táticas dos alunos; elaboração e implementação de uma Unidade Didática em turma de iniciação. Os resultados indicaram que as TIC – em especial a filmagem – em conjunto com o modelo TGfU contribuíram para alcançar os objetivos de ensino, em especial para a compreensão dos elementos táticos do jogo. Concluiu-se que mesmo com dificuldades vivenciadas no decorrer das aulas, muitos alunos adquiriram capacidade de jogar intencionalmente de acordo com os princípios táticos ensinados. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-08-11T04:48:43Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/225558 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-754X 0104-754X |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001112982 |
identifier_str_mv |
0104-754X 001112982 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/225558 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Movimento. Porto Alegre. Vol. 26, e26006 (jan./dez. 2020), p. 1-14 Movimento. Vol. 26, e26006 (jan./dez. 2020), p. 1-14 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225558/2/001112982.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225558/1/001112982.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4ab254653e9cbd16977200ef9c0b971d ee1eb5d805f0c006ca5449558d80e8d0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447762243682304 |