As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Holanda. Guilherme Henrique Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/252581
Resumo: É de suma importância o uso de uma metodologia de aprendizagem e ensino própria para cada idade, respeitando-se a pauta cognitiva, motora, afetiva e social. Na introdução esportiva, designadamente do voleibol, vários fatores devem ser levados em consideração como desenvoltura, práticas metodológicas aplicadas, interação entre os atletas, que a contornam complexa para os docentes e discentes. Portanto, este trabalho teve como objetivo geral debater as metodologias utilizadas para o ensino do voleibol. Logo, trata-se de uma revisão de literatura. Foram utilizados livros e bases de dados como: LILACS, Scielo, PUBMED e Google Acadêmico. E os principais trabalhos que abarcam a temática publicados nos últimos 8 (oito) anos. Para iniciação no voleibol o espaço escolar é um ambiente exímio para esta metodologia, porque a mesma faz parte do procedimento de ensino aprendizagem, e no âmbito dela depara-se com várias crianças e adolescentes dispostos e prontos a aprender. Contudo, há inúmeros fatores que possuem influência nas metodologias ativas no ensino do voleibol, e por conseguinte, na presteza do retorno motor, como por exemplo, a faixa etária, categoria de treinamento, método aplicado, gênero, experiência em uma alguma prática, condicionamento físico, cansaço do indivíduo e grau cognitivo. Ou seja, a educação dos esportes coletivos precisa assegurar a concepção de jogo e, portanto, ocasionar conjunturas que eles descobrem em quadra. Não obstante, existem algumas metodologias métodos a serem seguidas na introdução ao ensino do voleibol e compete ao professor se familiarizar em saberes e conhecimentos científicos e optar pelo método adequado a ser desempenhado.
id UNSP_b291d6ebfd23b9df599e413fbd0a7eb5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/252581
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literaturaThe different volleyball teaching methodologies: a literature reviewMetodologias de ensino esportivasVoleibol escolarEnsino de VoleibolSports teaching methodologiesSchool volleyballVolleyballTeaching team sportsÉ de suma importância o uso de uma metodologia de aprendizagem e ensino própria para cada idade, respeitando-se a pauta cognitiva, motora, afetiva e social. Na introdução esportiva, designadamente do voleibol, vários fatores devem ser levados em consideração como desenvoltura, práticas metodológicas aplicadas, interação entre os atletas, que a contornam complexa para os docentes e discentes. Portanto, este trabalho teve como objetivo geral debater as metodologias utilizadas para o ensino do voleibol. Logo, trata-se de uma revisão de literatura. Foram utilizados livros e bases de dados como: LILACS, Scielo, PUBMED e Google Acadêmico. E os principais trabalhos que abarcam a temática publicados nos últimos 8 (oito) anos. Para iniciação no voleibol o espaço escolar é um ambiente exímio para esta metodologia, porque a mesma faz parte do procedimento de ensino aprendizagem, e no âmbito dela depara-se com várias crianças e adolescentes dispostos e prontos a aprender. Contudo, há inúmeros fatores que possuem influência nas metodologias ativas no ensino do voleibol, e por conseguinte, na presteza do retorno motor, como por exemplo, a faixa etária, categoria de treinamento, método aplicado, gênero, experiência em uma alguma prática, condicionamento físico, cansaço do indivíduo e grau cognitivo. Ou seja, a educação dos esportes coletivos precisa assegurar a concepção de jogo e, portanto, ocasionar conjunturas que eles descobrem em quadra. Não obstante, existem algumas metodologias métodos a serem seguidas na introdução ao ensino do voleibol e compete ao professor se familiarizar em saberes e conhecimentos científicos e optar pelo método adequado a ser desempenhado.It is extremely important to use learning and teaching methodology suitable for each age, respecting the cognitive, motor, affective and social agenda. When introducing sports, particularly volleyball, there are several factors that must be taken into consideration, such as resourcefulness, methodological practices and applied interaction between athletes, which make it complex for teachers and students. Therefore, this work had the general objective of discussing the methodologies used to teach volleyball. Therefore, this is a literature review. Books and databases such as: LILACS, Scielo, PUBMED and Google Scholar were used. And the main works that cover the theme published in the last 8 (eight) years. Therefore, for initiation into volleyball, the school space is an excellent environment for this methodology, because it is part of the teaching-learning procedure, and within it you come across several children and teenagers willing and ready to learn. However, there are numerous factors that influence the active methodologies in teaching volleyball, and, consequently, the speed of motor return, such as, for example, age group, training category, method applied, gender, experience in a certain field, practice, physical conditioning, individual fatigue and cognitive level. In other words, the education of team sports needs to ensure the conception of the game and, therefore, cause situations that they discover on the court. However, there are some methodologies to be followed when introducing volleyball teaching, it is up to the teacher to delve deeper into scientific knowledge and choose the appropriate method to be performed.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brito, Matheus BelizarioHolanda. Guilherme Henrique Costa2024-01-10T16:42:50Z2024-01-10T16:42:50Z2023-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAs diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252581porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-11T06:02:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252581Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:34:57.740179Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura
The different volleyball teaching methodologies: a literature review
title As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura
spellingShingle As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura
Holanda. Guilherme Henrique Costa
Metodologias de ensino esportivas
Voleibol escolar
Ensino de Voleibol
Sports teaching methodologies
School volleyball
Volleyball
Teaching team sports
title_short As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura
title_full As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura
title_fullStr As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura
title_full_unstemmed As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura
title_sort As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura
author Holanda. Guilherme Henrique Costa
author_facet Holanda. Guilherme Henrique Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Matheus Belizario
dc.contributor.author.fl_str_mv Holanda. Guilherme Henrique Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias de ensino esportivas
Voleibol escolar
Ensino de Voleibol
Sports teaching methodologies
School volleyball
Volleyball
Teaching team sports
topic Metodologias de ensino esportivas
Voleibol escolar
Ensino de Voleibol
Sports teaching methodologies
School volleyball
Volleyball
Teaching team sports
description É de suma importância o uso de uma metodologia de aprendizagem e ensino própria para cada idade, respeitando-se a pauta cognitiva, motora, afetiva e social. Na introdução esportiva, designadamente do voleibol, vários fatores devem ser levados em consideração como desenvoltura, práticas metodológicas aplicadas, interação entre os atletas, que a contornam complexa para os docentes e discentes. Portanto, este trabalho teve como objetivo geral debater as metodologias utilizadas para o ensino do voleibol. Logo, trata-se de uma revisão de literatura. Foram utilizados livros e bases de dados como: LILACS, Scielo, PUBMED e Google Acadêmico. E os principais trabalhos que abarcam a temática publicados nos últimos 8 (oito) anos. Para iniciação no voleibol o espaço escolar é um ambiente exímio para esta metodologia, porque a mesma faz parte do procedimento de ensino aprendizagem, e no âmbito dela depara-se com várias crianças e adolescentes dispostos e prontos a aprender. Contudo, há inúmeros fatores que possuem influência nas metodologias ativas no ensino do voleibol, e por conseguinte, na presteza do retorno motor, como por exemplo, a faixa etária, categoria de treinamento, método aplicado, gênero, experiência em uma alguma prática, condicionamento físico, cansaço do indivíduo e grau cognitivo. Ou seja, a educação dos esportes coletivos precisa assegurar a concepção de jogo e, portanto, ocasionar conjunturas que eles descobrem em quadra. Não obstante, existem algumas metodologias métodos a serem seguidas na introdução ao ensino do voleibol e compete ao professor se familiarizar em saberes e conhecimentos científicos e optar pelo método adequado a ser desempenhado.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-13
2024-01-10T16:42:50Z
2024-01-10T16:42:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
https://hdl.handle.net/11449/252581
identifier_str_mv As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.
url https://hdl.handle.net/11449/252581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128383140233216