As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252581 |
Resumo: | É de suma importância o uso de uma metodologia de aprendizagem e ensino própria para cada idade, respeitando-se a pauta cognitiva, motora, afetiva e social. Na introdução esportiva, designadamente do voleibol, vários fatores devem ser levados em consideração como desenvoltura, práticas metodológicas aplicadas, interação entre os atletas, que a contornam complexa para os docentes e discentes. Portanto, este trabalho teve como objetivo geral debater as metodologias utilizadas para o ensino do voleibol. Logo, trata-se de uma revisão de literatura. Foram utilizados livros e bases de dados como: LILACS, Scielo, PUBMED e Google Acadêmico. E os principais trabalhos que abarcam a temática publicados nos últimos 8 (oito) anos. Para iniciação no voleibol o espaço escolar é um ambiente exímio para esta metodologia, porque a mesma faz parte do procedimento de ensino aprendizagem, e no âmbito dela depara-se com várias crianças e adolescentes dispostos e prontos a aprender. Contudo, há inúmeros fatores que possuem influência nas metodologias ativas no ensino do voleibol, e por conseguinte, na presteza do retorno motor, como por exemplo, a faixa etária, categoria de treinamento, método aplicado, gênero, experiência em uma alguma prática, condicionamento físico, cansaço do indivíduo e grau cognitivo. Ou seja, a educação dos esportes coletivos precisa assegurar a concepção de jogo e, portanto, ocasionar conjunturas que eles descobrem em quadra. Não obstante, existem algumas metodologias métodos a serem seguidas na introdução ao ensino do voleibol e compete ao professor se familiarizar em saberes e conhecimentos científicos e optar pelo método adequado a ser desempenhado. |
id |
UNSP_b291d6ebfd23b9df599e413fbd0a7eb5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/252581 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literaturaThe different volleyball teaching methodologies: a literature reviewMetodologias de ensino esportivasVoleibol escolarEnsino de VoleibolSports teaching methodologiesSchool volleyballVolleyballTeaching team sportsÉ de suma importância o uso de uma metodologia de aprendizagem e ensino própria para cada idade, respeitando-se a pauta cognitiva, motora, afetiva e social. Na introdução esportiva, designadamente do voleibol, vários fatores devem ser levados em consideração como desenvoltura, práticas metodológicas aplicadas, interação entre os atletas, que a contornam complexa para os docentes e discentes. Portanto, este trabalho teve como objetivo geral debater as metodologias utilizadas para o ensino do voleibol. Logo, trata-se de uma revisão de literatura. Foram utilizados livros e bases de dados como: LILACS, Scielo, PUBMED e Google Acadêmico. E os principais trabalhos que abarcam a temática publicados nos últimos 8 (oito) anos. Para iniciação no voleibol o espaço escolar é um ambiente exímio para esta metodologia, porque a mesma faz parte do procedimento de ensino aprendizagem, e no âmbito dela depara-se com várias crianças e adolescentes dispostos e prontos a aprender. Contudo, há inúmeros fatores que possuem influência nas metodologias ativas no ensino do voleibol, e por conseguinte, na presteza do retorno motor, como por exemplo, a faixa etária, categoria de treinamento, método aplicado, gênero, experiência em uma alguma prática, condicionamento físico, cansaço do indivíduo e grau cognitivo. Ou seja, a educação dos esportes coletivos precisa assegurar a concepção de jogo e, portanto, ocasionar conjunturas que eles descobrem em quadra. Não obstante, existem algumas metodologias métodos a serem seguidas na introdução ao ensino do voleibol e compete ao professor se familiarizar em saberes e conhecimentos científicos e optar pelo método adequado a ser desempenhado.It is extremely important to use learning and teaching methodology suitable for each age, respecting the cognitive, motor, affective and social agenda. When introducing sports, particularly volleyball, there are several factors that must be taken into consideration, such as resourcefulness, methodological practices and applied interaction between athletes, which make it complex for teachers and students. Therefore, this work had the general objective of discussing the methodologies used to teach volleyball. Therefore, this is a literature review. Books and databases such as: LILACS, Scielo, PUBMED and Google Scholar were used. And the main works that cover the theme published in the last 8 (eight) years. Therefore, for initiation into volleyball, the school space is an excellent environment for this methodology, because it is part of the teaching-learning procedure, and within it you come across several children and teenagers willing and ready to learn. However, there are numerous factors that influence the active methodologies in teaching volleyball, and, consequently, the speed of motor return, such as, for example, age group, training category, method applied, gender, experience in a certain field, practice, physical conditioning, individual fatigue and cognitive level. In other words, the education of team sports needs to ensure the conception of the game and, therefore, cause situations that they discover on the court. However, there are some methodologies to be followed when introducing volleyball teaching, it is up to the teacher to delve deeper into scientific knowledge and choose the appropriate method to be performed.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Brito, Matheus BelizarioHolanda. Guilherme Henrique Costa2024-01-10T16:42:50Z2024-01-10T16:42:50Z2023-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAs diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023.https://hdl.handle.net/11449/252581porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-11T06:02:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252581Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:34:57.740179Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura The different volleyball teaching methodologies: a literature review |
title |
As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura |
spellingShingle |
As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura Holanda. Guilherme Henrique Costa Metodologias de ensino esportivas Voleibol escolar Ensino de Voleibol Sports teaching methodologies School volleyball Volleyball Teaching team sports |
title_short |
As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura |
title_full |
As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura |
title_fullStr |
As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura |
title_sort |
As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura |
author |
Holanda. Guilherme Henrique Costa |
author_facet |
Holanda. Guilherme Henrique Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brito, Matheus Belizario |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Holanda. Guilherme Henrique Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Metodologias de ensino esportivas Voleibol escolar Ensino de Voleibol Sports teaching methodologies School volleyball Volleyball Teaching team sports |
topic |
Metodologias de ensino esportivas Voleibol escolar Ensino de Voleibol Sports teaching methodologies School volleyball Volleyball Teaching team sports |
description |
É de suma importância o uso de uma metodologia de aprendizagem e ensino própria para cada idade, respeitando-se a pauta cognitiva, motora, afetiva e social. Na introdução esportiva, designadamente do voleibol, vários fatores devem ser levados em consideração como desenvoltura, práticas metodológicas aplicadas, interação entre os atletas, que a contornam complexa para os docentes e discentes. Portanto, este trabalho teve como objetivo geral debater as metodologias utilizadas para o ensino do voleibol. Logo, trata-se de uma revisão de literatura. Foram utilizados livros e bases de dados como: LILACS, Scielo, PUBMED e Google Acadêmico. E os principais trabalhos que abarcam a temática publicados nos últimos 8 (oito) anos. Para iniciação no voleibol o espaço escolar é um ambiente exímio para esta metodologia, porque a mesma faz parte do procedimento de ensino aprendizagem, e no âmbito dela depara-se com várias crianças e adolescentes dispostos e prontos a aprender. Contudo, há inúmeros fatores que possuem influência nas metodologias ativas no ensino do voleibol, e por conseguinte, na presteza do retorno motor, como por exemplo, a faixa etária, categoria de treinamento, método aplicado, gênero, experiência em uma alguma prática, condicionamento físico, cansaço do indivíduo e grau cognitivo. Ou seja, a educação dos esportes coletivos precisa assegurar a concepção de jogo e, portanto, ocasionar conjunturas que eles descobrem em quadra. Não obstante, existem algumas metodologias métodos a serem seguidas na introdução ao ensino do voleibol e compete ao professor se familiarizar em saberes e conhecimentos científicos e optar pelo método adequado a ser desempenhado. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-13 2024-01-10T16:42:50Z 2024-01-10T16:42:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023. https://hdl.handle.net/11449/252581 |
identifier_str_mv |
As diferentes metodologias de ensino do voleibol: uma revisão de literatura. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Bauru, 2023. |
url |
https://hdl.handle.net/11449/252581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128383140233216 |