Horta sustentável : trabalhando integração e inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/265602 |
Resumo: | Garantir o direito educacional infantil em aprendizagem conforme a legislação, a aplicação de oficinas temáticas em ciências, auxilia no desenvolvimento da educação inclusiva bem como no ensino regular. Esta monografia tem o objetivo apresentar aos alunos meios sustentáveis de elaborar uma horta escolar com materiais recicláveis, assim como trabalhar em equipe, em especial com alunos de inclusão. Incentivar grupo diversificado de alunos de modo que todos consigam executar as tarefas com êxito, auxiliando os colegas em suas dificuldades e que possam realizar as práticas aprendidas no próprio cotidiano. Como ferramenta de estudo a iniciação da botânica no ensino fundamental contribui com práticas sustentáveis e rentáveis ao meio em que vivemos, tal como as vivências e aprendizados científicos que os alunos adquiriram em suas pesquisas para desenvolver as tarefas solicitadas ao decorrer do projeto. A sondagem de dados obtidos nessa oficina temática foi feita com base nos registros em fotos e gravações de vídeo da evolução das plantas no projeto bem como registros escritos e anotações da pesquisadora. |
id |
UFRGS-2_0f2c555c0a0a200beb44ed67b485bdbe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265602 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Voltz, Priscila Taís MarinsAquino, Francisco EliseuMoço, Maria Cecília de Chiara2023-10-03T03:35:53Z2023http://hdl.handle.net/10183/265602001177755Garantir o direito educacional infantil em aprendizagem conforme a legislação, a aplicação de oficinas temáticas em ciências, auxilia no desenvolvimento da educação inclusiva bem como no ensino regular. Esta monografia tem o objetivo apresentar aos alunos meios sustentáveis de elaborar uma horta escolar com materiais recicláveis, assim como trabalhar em equipe, em especial com alunos de inclusão. Incentivar grupo diversificado de alunos de modo que todos consigam executar as tarefas com êxito, auxiliando os colegas em suas dificuldades e que possam realizar as práticas aprendidas no próprio cotidiano. Como ferramenta de estudo a iniciação da botânica no ensino fundamental contribui com práticas sustentáveis e rentáveis ao meio em que vivemos, tal como as vivências e aprendizados científicos que os alunos adquiriram em suas pesquisas para desenvolver as tarefas solicitadas ao decorrer do projeto. A sondagem de dados obtidos nessa oficina temática foi feita com base nos registros em fotos e gravações de vídeo da evolução das plantas no projeto bem como registros escritos e anotações da pesquisadora.Ensuring children's educational right to learning in accordance with the legislation, the application of thematic workshops in science, helps in the development of inclusive education as well as in regular education. This monograph aims to present students with sustainable ways of creating a school garden with recyclable materials, as well as teamwork, especially with inclusion students. Encouraging a diverse group of students so that everyone can successfully perform tasks, helping colleagues with their difficulties and enabling them to carry out the practices learned in their daily lives. As a study tool, the initiation of botany in elementary school contributes to sustainable and profitable practices for the environment in which we live, such as the experiences and scientific learning that students acquired in their research to develop the tasks requested during the course of the project. The survey of data obtained in this thematic workshop was made from the records in photos and video recordings of the evolution of the plants in the project, as well as the researcher's written records and notes.application/pdfporEnsino de ciênciasHorta escolarEducação inclusivaIntegração escolarScience teachingSustainable gardenInclusive educationIntegrationHorta sustentável : trabalhando integração e inclusãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177755.pdf.txt001177755.pdf.txtExtracted Texttext/plain30397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265602/2/001177755.pdf.txt4f0a19d6c3ad4ec8c4b3927b07d1ad9aMD52ORIGINAL001177755.pdfTexto completoapplication/pdf257348http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265602/1/001177755.pdfe61e6ef65ce44bbbff83812a38390f37MD5110183/2656022023-10-04 03:39:02.854154oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265602Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-04T06:39:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Horta sustentável : trabalhando integração e inclusão |
title |
Horta sustentável : trabalhando integração e inclusão |
spellingShingle |
Horta sustentável : trabalhando integração e inclusão Voltz, Priscila Taís Marins Ensino de ciências Horta escolar Educação inclusiva Integração escolar Science teaching Sustainable garden Inclusive education Integration |
title_short |
Horta sustentável : trabalhando integração e inclusão |
title_full |
Horta sustentável : trabalhando integração e inclusão |
title_fullStr |
Horta sustentável : trabalhando integração e inclusão |
title_full_unstemmed |
Horta sustentável : trabalhando integração e inclusão |
title_sort |
Horta sustentável : trabalhando integração e inclusão |
author |
Voltz, Priscila Taís Marins |
author_facet |
Voltz, Priscila Taís Marins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Voltz, Priscila Taís Marins |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aquino, Francisco Eliseu |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Moço, Maria Cecília de Chiara |
contributor_str_mv |
Aquino, Francisco Eliseu Moço, Maria Cecília de Chiara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Horta escolar Educação inclusiva Integração escolar |
topic |
Ensino de ciências Horta escolar Educação inclusiva Integração escolar Science teaching Sustainable garden Inclusive education Integration |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Science teaching Sustainable garden Inclusive education Integration |
description |
Garantir o direito educacional infantil em aprendizagem conforme a legislação, a aplicação de oficinas temáticas em ciências, auxilia no desenvolvimento da educação inclusiva bem como no ensino regular. Esta monografia tem o objetivo apresentar aos alunos meios sustentáveis de elaborar uma horta escolar com materiais recicláveis, assim como trabalhar em equipe, em especial com alunos de inclusão. Incentivar grupo diversificado de alunos de modo que todos consigam executar as tarefas com êxito, auxiliando os colegas em suas dificuldades e que possam realizar as práticas aprendidas no próprio cotidiano. Como ferramenta de estudo a iniciação da botânica no ensino fundamental contribui com práticas sustentáveis e rentáveis ao meio em que vivemos, tal como as vivências e aprendizados científicos que os alunos adquiriram em suas pesquisas para desenvolver as tarefas solicitadas ao decorrer do projeto. A sondagem de dados obtidos nessa oficina temática foi feita com base nos registros em fotos e gravações de vídeo da evolução das plantas no projeto bem como registros escritos e anotações da pesquisadora. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-03T03:35:53Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/265602 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001177755 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/265602 |
identifier_str_mv |
001177755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265602/2/001177755.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265602/1/001177755.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4f0a19d6c3ad4ec8c4b3927b07d1ad9a e61e6ef65ce44bbbff83812a38390f37 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224667686502400 |