Horta sustentável : trabalhando integração e inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Voltz, Priscila Taís Marins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/265602
Resumo: Garantir o direito educacional infantil em aprendizagem conforme a legislação, a aplicação de oficinas temáticas em ciências, auxilia no desenvolvimento da educação inclusiva bem como no ensino regular. Esta monografia tem o objetivo apresentar aos alunos meios sustentáveis de elaborar uma horta escolar com materiais recicláveis, assim como trabalhar em equipe, em especial com alunos de inclusão. Incentivar grupo diversificado de alunos de modo que todos consigam executar as tarefas com êxito, auxiliando os colegas em suas dificuldades e que possam realizar as práticas aprendidas no próprio cotidiano. Como ferramenta de estudo a iniciação da botânica no ensino fundamental contribui com práticas sustentáveis e rentáveis ao meio em que vivemos, tal como as vivências e aprendizados científicos que os alunos adquiriram em suas pesquisas para desenvolver as tarefas solicitadas ao decorrer do projeto. A sondagem de dados obtidos nessa oficina temática foi feita com base nos registros em fotos e gravações de vídeo da evolução das plantas no projeto bem como registros escritos e anotações da pesquisadora.
id UFRGS-2_0f2c555c0a0a200beb44ed67b485bdbe
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265602
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Voltz, Priscila Taís MarinsAquino, Francisco EliseuMoço, Maria Cecília de Chiara2023-10-03T03:35:53Z2023http://hdl.handle.net/10183/265602001177755Garantir o direito educacional infantil em aprendizagem conforme a legislação, a aplicação de oficinas temáticas em ciências, auxilia no desenvolvimento da educação inclusiva bem como no ensino regular. Esta monografia tem o objetivo apresentar aos alunos meios sustentáveis de elaborar uma horta escolar com materiais recicláveis, assim como trabalhar em equipe, em especial com alunos de inclusão. Incentivar grupo diversificado de alunos de modo que todos consigam executar as tarefas com êxito, auxiliando os colegas em suas dificuldades e que possam realizar as práticas aprendidas no próprio cotidiano. Como ferramenta de estudo a iniciação da botânica no ensino fundamental contribui com práticas sustentáveis e rentáveis ao meio em que vivemos, tal como as vivências e aprendizados científicos que os alunos adquiriram em suas pesquisas para desenvolver as tarefas solicitadas ao decorrer do projeto. A sondagem de dados obtidos nessa oficina temática foi feita com base nos registros em fotos e gravações de vídeo da evolução das plantas no projeto bem como registros escritos e anotações da pesquisadora.Ensuring children's educational right to learning in accordance with the legislation, the application of thematic workshops in science, helps in the development of inclusive education as well as in regular education. This monograph aims to present students with sustainable ways of creating a school garden with recyclable materials, as well as teamwork, especially with inclusion students. Encouraging a diverse group of students so that everyone can successfully perform tasks, helping colleagues with their difficulties and enabling them to carry out the practices learned in their daily lives. As a study tool, the initiation of botany in elementary school contributes to sustainable and profitable practices for the environment in which we live, such as the experiences and scientific learning that students acquired in their research to develop the tasks requested during the course of the project. The survey of data obtained in this thematic workshop was made from the records in photos and video recordings of the evolution of the plants in the project, as well as the researcher's written records and notes.application/pdfporEnsino de ciênciasHorta escolarEducação inclusivaIntegração escolarScience teachingSustainable gardenInclusive educationIntegrationHorta sustentável : trabalhando integração e inclusãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2023Ciências da Natureza para os Anos Finais do Ensino Fundamental: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001177755.pdf.txt001177755.pdf.txtExtracted Texttext/plain30397http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265602/2/001177755.pdf.txt4f0a19d6c3ad4ec8c4b3927b07d1ad9aMD52ORIGINAL001177755.pdfTexto completoapplication/pdf257348http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265602/1/001177755.pdfe61e6ef65ce44bbbff83812a38390f37MD5110183/2656022023-10-04 03:39:02.854154oai:www.lume.ufrgs.br:10183/265602Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-04T06:39:02Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Horta sustentável : trabalhando integração e inclusão
title Horta sustentável : trabalhando integração e inclusão
spellingShingle Horta sustentável : trabalhando integração e inclusão
Voltz, Priscila Taís Marins
Ensino de ciências
Horta escolar
Educação inclusiva
Integração escolar
Science teaching
Sustainable garden
Inclusive education
Integration
title_short Horta sustentável : trabalhando integração e inclusão
title_full Horta sustentável : trabalhando integração e inclusão
title_fullStr Horta sustentável : trabalhando integração e inclusão
title_full_unstemmed Horta sustentável : trabalhando integração e inclusão
title_sort Horta sustentável : trabalhando integração e inclusão
author Voltz, Priscila Taís Marins
author_facet Voltz, Priscila Taís Marins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Voltz, Priscila Taís Marins
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aquino, Francisco Eliseu
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Moço, Maria Cecília de Chiara
contributor_str_mv Aquino, Francisco Eliseu
Moço, Maria Cecília de Chiara
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Horta escolar
Educação inclusiva
Integração escolar
topic Ensino de ciências
Horta escolar
Educação inclusiva
Integração escolar
Science teaching
Sustainable garden
Inclusive education
Integration
dc.subject.eng.fl_str_mv Science teaching
Sustainable garden
Inclusive education
Integration
description Garantir o direito educacional infantil em aprendizagem conforme a legislação, a aplicação de oficinas temáticas em ciências, auxilia no desenvolvimento da educação inclusiva bem como no ensino regular. Esta monografia tem o objetivo apresentar aos alunos meios sustentáveis de elaborar uma horta escolar com materiais recicláveis, assim como trabalhar em equipe, em especial com alunos de inclusão. Incentivar grupo diversificado de alunos de modo que todos consigam executar as tarefas com êxito, auxiliando os colegas em suas dificuldades e que possam realizar as práticas aprendidas no próprio cotidiano. Como ferramenta de estudo a iniciação da botânica no ensino fundamental contribui com práticas sustentáveis e rentáveis ao meio em que vivemos, tal como as vivências e aprendizados científicos que os alunos adquiriram em suas pesquisas para desenvolver as tarefas solicitadas ao decorrer do projeto. A sondagem de dados obtidos nessa oficina temática foi feita com base nos registros em fotos e gravações de vídeo da evolução das plantas no projeto bem como registros escritos e anotações da pesquisadora.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-03T03:35:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/265602
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001177755
url http://hdl.handle.net/10183/265602
identifier_str_mv 001177755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265602/2/001177755.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/265602/1/001177755.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4f0a19d6c3ad4ec8c4b3927b07d1ad9a
e61e6ef65ce44bbbff83812a38390f37
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224667686502400