Interpretação de charges e acessibilidade de contextos : uma abordagemem teoria da relevância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/94994 |
Resumo: | Este trabalho procura analisar o processo de compreensão de charges publicadas em jornal a partir do referencial teórico da Teoria da Relevância e faz uma reflexão sobre a influência de dois fatores envolvidos no processo de interpretação de textos, a acessibilidade de conteúdos e a complexidade inferencial. Para tanto, submete alunos de primeiro e terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Porto Alegre a um teste que solicita a explicitação da interpretação de quatro charges escolhidas a partir de dois critérios acessibilidade e complexidade inferencial, com as variantes mais ou menos acessível e mais ou menos complexo. Os resultados revelaram que a maior complexidade inferencial e a menor acessibilidade de suposições inferenciais dificultam a interpretação dos textos. Esses resultados, além de confirmarem as hipóteses construídas a partir do referencial teórico da Teoria da Relevância, sugerem caminhos possíveis para o aprimoramento das práticas de ensino da disciplina de língua portuguesa. |
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Goulart, Paula Silvana GamaGoldnadel, Marcos2014-05-07T02:04:44Z2013http://hdl.handle.net/10183/94994000916469Este trabalho procura analisar o processo de compreensão de charges publicadas em jornal a partir do referencial teórico da Teoria da Relevância e faz uma reflexão sobre a influência de dois fatores envolvidos no processo de interpretação de textos, a acessibilidade de conteúdos e a complexidade inferencial. Para tanto, submete alunos de primeiro e terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Porto Alegre a um teste que solicita a explicitação da interpretação de quatro charges escolhidas a partir de dois critérios acessibilidade e complexidade inferencial, com as variantes mais ou menos acessível e mais ou menos complexo. Os resultados revelaram que a maior complexidade inferencial e a menor acessibilidade de suposições inferenciais dificultam a interpretação dos textos. Esses resultados, além de confirmarem as hipóteses construídas a partir do referencial teórico da Teoria da Relevância, sugerem caminhos possíveis para o aprimoramento das práticas de ensino da disciplina de língua portuguesa.Esta monografía busca analizar el proceso de viñetas publicadas en un periódico a partir del referencial teórico de la TR y hace una reflexión sobre la influencia de dos factores involucrados en el proceso de interpretación de textos, la accesibilidad de contenidos y la complejidad inferencial. Para tanto, somete alumnos de primer y tercer años de la enseñanza secundaria de una escuela pública ubicada en Porto Alegre a un test que requiere la explicación de la interpretación de cuatro viñetas elegidas a partir de de las variables accesibilidad y complejidad inferencial, con las variables más o menos accesible y más o menos compleja. Los resultados revelaron que la mayor complejidad inferencial y la menor accesibilidad de suposiciones inferenciales dificultan la interpretación de los textos. Esos resultados, además de confirmaren las hipótesis construidas a partir del referencial teórico de la Teoría del Relevancia, sugieren caminos posibles para la mejoría de las prácticas de enseñanza de la asignatura de lengua portuguesa.application/pdfporChargeTeoria da relevânciaEnsinoViñetasTeoría de la relevanciaEnseñanzaInterpretação de charges e acessibilidade de contextos : uma abordagemem teoria da relevânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2013Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000916469.pdf000916469.pdfTexto completoapplication/pdf997638http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94994/1/000916469.pdf8354d95ff2e1636131dd7ccfb7a497cbMD51TEXT000916469.pdf.txt000916469.pdf.txtExtracted Texttext/plain61288http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94994/2/000916469.pdf.txt40c530dca7b7918a5c18cb704556a7bcMD52THUMBNAIL000916469.pdf.jpg000916469.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1054http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94994/3/000916469.pdf.jpg2cf67fb59b22e76f5992079ad6a0614eMD5310183/949942022-08-06 04:50:14.41oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94994Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:50:14Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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