Como a iniciação científica influencia e contribui para a formação dos estudantes do ensino básico : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Jhonata Rodrigues de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/251023
Resumo: O presente estudo, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, teve por objetivo avaliar a importância da iniciação científica em uma escola privada de Educação Básica, no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no ano de 2020. Este estudo contou com a participação de 11 estudantes do Grupo de Estudos Avançados (GEA) da escola citada e com 4 Professores de diferentes áreas de ensino que participam do grupo. Os estudantes e os professores utilizaram a plataforma Google forms para responderem um questionário (que buscava levantar informações sobre as percepções dos sujeitos sobre a iniciação científica). Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto, na qual se constatou que o tema da iniciação científica ainda é recente e que existem poucos estudos a respeito da inserção desta na Educação Básica. Para compor o referencial teórico deste trabalho, foi utilizado o autor Pedro Demo, que aprofunda a ideia do educar pela pesquisa como possibilidade formativa emancipatória do sujeito. Os dados coletados foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Tanto pelos resultados obtidos na revisão da literatura, quanto pelo conjunto de dados coletados neste trabalho, foi possível inferir que estudantes e professores percebem a iniciação científica como uma forma de agregar aspectos positivos na formação de estudantes, fazendo com que estes apresentem melhora em seus desempenhos escolares (na capacidade crítica, na leitura, na escrita, na concentração e no aumento do interesse pelas aulas).
id UFRGS-2_0fac8317bfc43356214a57e5f0d14069
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251023
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Brito, Jhonata Rodrigues deFonseca, Carlos Ventura2022-11-12T04:59:27Z2020http://hdl.handle.net/10183/251023001130380O presente estudo, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, teve por objetivo avaliar a importância da iniciação científica em uma escola privada de Educação Básica, no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no ano de 2020. Este estudo contou com a participação de 11 estudantes do Grupo de Estudos Avançados (GEA) da escola citada e com 4 Professores de diferentes áreas de ensino que participam do grupo. Os estudantes e os professores utilizaram a plataforma Google forms para responderem um questionário (que buscava levantar informações sobre as percepções dos sujeitos sobre a iniciação científica). Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto, na qual se constatou que o tema da iniciação científica ainda é recente e que existem poucos estudos a respeito da inserção desta na Educação Básica. Para compor o referencial teórico deste trabalho, foi utilizado o autor Pedro Demo, que aprofunda a ideia do educar pela pesquisa como possibilidade formativa emancipatória do sujeito. Os dados coletados foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Tanto pelos resultados obtidos na revisão da literatura, quanto pelo conjunto de dados coletados neste trabalho, foi possível inferir que estudantes e professores percebem a iniciação científica como uma forma de agregar aspectos positivos na formação de estudantes, fazendo com que estes apresentem melhora em seus desempenhos escolares (na capacidade crítica, na leitura, na escrita, na concentração e no aumento do interesse pelas aulas).The present study aimed to evaluate the importance of Scientific Initiation in a Basic Education private school having a qualitative approach, in the city of Porto Alegre, Rio Grade do Sul, in the year 2020. This study was conducted with the participation of 11 students from the Group of Advanced Studies (GEA) from the school and with 4 teachers from different areas who participate in the group. Students and teachers used Google forms platform to answer a questionnaire with the objective to gather information about the subjects' perceptions about scientific initiation. A bibliographic review was carried out on the subject and showed that the topic of Scientific Initiation is still recent and that there are few studies regarding its inclusion in Basic Education. To construct the theoretical reference of this work, the author Pedro Demo was adopted, which extend the idea of educating through research as an emancipatory formative possibility of the individual. The data collected was interpreted through content analysis. Both by the results obtained in the literature review, as well as by the data set aggregated in this work, it was possible to infer that students and teachers perceive Scientific Initiation as a way of adding positive aspects in the students formation, generating improvements on their performance in areas such as reading, writing, concentration and increasing interest in classes.application/pdfporEnsino de ciênciasEducação básicaIniciação científicaScientific InitiationNatural Sciences EducationEducate through researchComo a iniciação científica influencia e contribui para a formação dos estudantes do ensino básico : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2020Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130380.pdf.txt001130380.pdf.txtExtracted Texttext/plain78298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251023/2/001130380.pdf.txt57a66a8cfc1b5321a4ec1f2113c51ef6MD52ORIGINAL001130380.pdfTexto completoapplication/pdf1995335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251023/1/001130380.pdf66f731796f8fd6865634867ed9c94e88MD5110183/2510232022-11-13 05:46:35.110583oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251023Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-13T07:46:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Como a iniciação científica influencia e contribui para a formação dos estudantes do ensino básico : um estudo de caso
title Como a iniciação científica influencia e contribui para a formação dos estudantes do ensino básico : um estudo de caso
spellingShingle Como a iniciação científica influencia e contribui para a formação dos estudantes do ensino básico : um estudo de caso
Brito, Jhonata Rodrigues de
Ensino de ciências
Educação básica
Iniciação científica
Scientific Initiation
Natural Sciences Education
Educate through research
title_short Como a iniciação científica influencia e contribui para a formação dos estudantes do ensino básico : um estudo de caso
title_full Como a iniciação científica influencia e contribui para a formação dos estudantes do ensino básico : um estudo de caso
title_fullStr Como a iniciação científica influencia e contribui para a formação dos estudantes do ensino básico : um estudo de caso
title_full_unstemmed Como a iniciação científica influencia e contribui para a formação dos estudantes do ensino básico : um estudo de caso
title_sort Como a iniciação científica influencia e contribui para a formação dos estudantes do ensino básico : um estudo de caso
author Brito, Jhonata Rodrigues de
author_facet Brito, Jhonata Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Jhonata Rodrigues de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Carlos Ventura
contributor_str_mv Fonseca, Carlos Ventura
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de ciências
Educação básica
Iniciação científica
topic Ensino de ciências
Educação básica
Iniciação científica
Scientific Initiation
Natural Sciences Education
Educate through research
dc.subject.eng.fl_str_mv Scientific Initiation
Natural Sciences Education
Educate through research
description O presente estudo, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, teve por objetivo avaliar a importância da iniciação científica em uma escola privada de Educação Básica, no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no ano de 2020. Este estudo contou com a participação de 11 estudantes do Grupo de Estudos Avançados (GEA) da escola citada e com 4 Professores de diferentes áreas de ensino que participam do grupo. Os estudantes e os professores utilizaram a plataforma Google forms para responderem um questionário (que buscava levantar informações sobre as percepções dos sujeitos sobre a iniciação científica). Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto, na qual se constatou que o tema da iniciação científica ainda é recente e que existem poucos estudos a respeito da inserção desta na Educação Básica. Para compor o referencial teórico deste trabalho, foi utilizado o autor Pedro Demo, que aprofunda a ideia do educar pela pesquisa como possibilidade formativa emancipatória do sujeito. Os dados coletados foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Tanto pelos resultados obtidos na revisão da literatura, quanto pelo conjunto de dados coletados neste trabalho, foi possível inferir que estudantes e professores percebem a iniciação científica como uma forma de agregar aspectos positivos na formação de estudantes, fazendo com que estes apresentem melhora em seus desempenhos escolares (na capacidade crítica, na leitura, na escrita, na concentração e no aumento do interesse pelas aulas).
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-11-12T04:59:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/251023
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001130380
url http://hdl.handle.net/10183/251023
identifier_str_mv 001130380
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251023/2/001130380.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251023/1/001130380.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 57a66a8cfc1b5321a4ec1f2113c51ef6
66f731796f8fd6865634867ed9c94e88
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447322723614720