Como a iniciação científica influencia e contribui para a formação dos estudantes do ensino básico : um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/251023 |
Resumo: | O presente estudo, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, teve por objetivo avaliar a importância da iniciação científica em uma escola privada de Educação Básica, no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no ano de 2020. Este estudo contou com a participação de 11 estudantes do Grupo de Estudos Avançados (GEA) da escola citada e com 4 Professores de diferentes áreas de ensino que participam do grupo. Os estudantes e os professores utilizaram a plataforma Google forms para responderem um questionário (que buscava levantar informações sobre as percepções dos sujeitos sobre a iniciação científica). Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto, na qual se constatou que o tema da iniciação científica ainda é recente e que existem poucos estudos a respeito da inserção desta na Educação Básica. Para compor o referencial teórico deste trabalho, foi utilizado o autor Pedro Demo, que aprofunda a ideia do educar pela pesquisa como possibilidade formativa emancipatória do sujeito. Os dados coletados foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Tanto pelos resultados obtidos na revisão da literatura, quanto pelo conjunto de dados coletados neste trabalho, foi possível inferir que estudantes e professores percebem a iniciação científica como uma forma de agregar aspectos positivos na formação de estudantes, fazendo com que estes apresentem melhora em seus desempenhos escolares (na capacidade crítica, na leitura, na escrita, na concentração e no aumento do interesse pelas aulas). |
id |
UFRGS-2_0fac8317bfc43356214a57e5f0d14069 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251023 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Brito, Jhonata Rodrigues deFonseca, Carlos Ventura2022-11-12T04:59:27Z2020http://hdl.handle.net/10183/251023001130380O presente estudo, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, teve por objetivo avaliar a importância da iniciação científica em uma escola privada de Educação Básica, no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no ano de 2020. Este estudo contou com a participação de 11 estudantes do Grupo de Estudos Avançados (GEA) da escola citada e com 4 Professores de diferentes áreas de ensino que participam do grupo. Os estudantes e os professores utilizaram a plataforma Google forms para responderem um questionário (que buscava levantar informações sobre as percepções dos sujeitos sobre a iniciação científica). Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto, na qual se constatou que o tema da iniciação científica ainda é recente e que existem poucos estudos a respeito da inserção desta na Educação Básica. Para compor o referencial teórico deste trabalho, foi utilizado o autor Pedro Demo, que aprofunda a ideia do educar pela pesquisa como possibilidade formativa emancipatória do sujeito. Os dados coletados foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Tanto pelos resultados obtidos na revisão da literatura, quanto pelo conjunto de dados coletados neste trabalho, foi possível inferir que estudantes e professores percebem a iniciação científica como uma forma de agregar aspectos positivos na formação de estudantes, fazendo com que estes apresentem melhora em seus desempenhos escolares (na capacidade crítica, na leitura, na escrita, na concentração e no aumento do interesse pelas aulas).The present study aimed to evaluate the importance of Scientific Initiation in a Basic Education private school having a qualitative approach, in the city of Porto Alegre, Rio Grade do Sul, in the year 2020. This study was conducted with the participation of 11 students from the Group of Advanced Studies (GEA) from the school and with 4 teachers from different areas who participate in the group. Students and teachers used Google forms platform to answer a questionnaire with the objective to gather information about the subjects' perceptions about scientific initiation. A bibliographic review was carried out on the subject and showed that the topic of Scientific Initiation is still recent and that there are few studies regarding its inclusion in Basic Education. To construct the theoretical reference of this work, the author Pedro Demo was adopted, which extend the idea of educating through research as an emancipatory formative possibility of the individual. The data collected was interpreted through content analysis. Both by the results obtained in the literature review, as well as by the data set aggregated in this work, it was possible to infer that students and teachers perceive Scientific Initiation as a way of adding positive aspects in the students formation, generating improvements on their performance in areas such as reading, writing, concentration and increasing interest in classes.application/pdfporEnsino de ciênciasEducação básicaIniciação científicaScientific InitiationNatural Sciences EducationEducate through researchComo a iniciação científica influencia e contribui para a formação dos estudantes do ensino básico : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2020Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130380.pdf.txt001130380.pdf.txtExtracted Texttext/plain78298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251023/2/001130380.pdf.txt57a66a8cfc1b5321a4ec1f2113c51ef6MD52ORIGINAL001130380.pdfTexto completoapplication/pdf1995335http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251023/1/001130380.pdf66f731796f8fd6865634867ed9c94e88MD5110183/2510232022-11-13 05:46:35.110583oai:www.lume.ufrgs.br:10183/251023Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-11-13T07:46:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Como a iniciação científica influencia e contribui para a formação dos estudantes do ensino básico : um estudo de caso |
title |
Como a iniciação científica influencia e contribui para a formação dos estudantes do ensino básico : um estudo de caso |
spellingShingle |
Como a iniciação científica influencia e contribui para a formação dos estudantes do ensino básico : um estudo de caso Brito, Jhonata Rodrigues de Ensino de ciências Educação básica Iniciação científica Scientific Initiation Natural Sciences Education Educate through research |
title_short |
Como a iniciação científica influencia e contribui para a formação dos estudantes do ensino básico : um estudo de caso |
title_full |
Como a iniciação científica influencia e contribui para a formação dos estudantes do ensino básico : um estudo de caso |
title_fullStr |
Como a iniciação científica influencia e contribui para a formação dos estudantes do ensino básico : um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Como a iniciação científica influencia e contribui para a formação dos estudantes do ensino básico : um estudo de caso |
title_sort |
Como a iniciação científica influencia e contribui para a formação dos estudantes do ensino básico : um estudo de caso |
author |
Brito, Jhonata Rodrigues de |
author_facet |
Brito, Jhonata Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Jhonata Rodrigues de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Carlos Ventura |
contributor_str_mv |
Fonseca, Carlos Ventura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências Educação básica Iniciação científica |
topic |
Ensino de ciências Educação básica Iniciação científica Scientific Initiation Natural Sciences Education Educate through research |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Scientific Initiation Natural Sciences Education Educate through research |
description |
O presente estudo, com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, teve por objetivo avaliar a importância da iniciação científica em uma escola privada de Educação Básica, no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no ano de 2020. Este estudo contou com a participação de 11 estudantes do Grupo de Estudos Avançados (GEA) da escola citada e com 4 Professores de diferentes áreas de ensino que participam do grupo. Os estudantes e os professores utilizaram a plataforma Google forms para responderem um questionário (que buscava levantar informações sobre as percepções dos sujeitos sobre a iniciação científica). Foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto, na qual se constatou que o tema da iniciação científica ainda é recente e que existem poucos estudos a respeito da inserção desta na Educação Básica. Para compor o referencial teórico deste trabalho, foi utilizado o autor Pedro Demo, que aprofunda a ideia do educar pela pesquisa como possibilidade formativa emancipatória do sujeito. Os dados coletados foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Tanto pelos resultados obtidos na revisão da literatura, quanto pelo conjunto de dados coletados neste trabalho, foi possível inferir que estudantes e professores percebem a iniciação científica como uma forma de agregar aspectos positivos na formação de estudantes, fazendo com que estes apresentem melhora em seus desempenhos escolares (na capacidade crítica, na leitura, na escrita, na concentração e no aumento do interesse pelas aulas). |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-11-12T04:59:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/251023 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001130380 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/251023 |
identifier_str_mv |
001130380 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251023/2/001130380.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/251023/1/001130380.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
57a66a8cfc1b5321a4ec1f2113c51ef6 66f731796f8fd6865634867ed9c94e88 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447322723614720 |