Saberes construídos e experiências adquiridas no programa de iniciação científica do Colégio Estadual Dom João Becker
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/83624 |
Resumo: | O trabalho investiga o processo de iniciação científica em uma escola pública de Porto Alegre/RS. Este processo ocorre desde 2006 com alunos ingressos no ensino técnico de Química e tem se constituído em um fator de motivação para a permanência desses alunos. A iniciação científica neste nível de ensino tem se mostrado um importante instrumento de aprendizagem, uma vez que mobiliza os conhecimentos de diferentes disciplinas para a construção de projetos de pesquisa na área de Química e possibilita aos alunos o aprendizado de métodos de organização e construção do conhecimento. A análise do processo visou a identificar como ele ocorre, quais as dificuldades e qual tem sido seu aproveitamento, por parte dos professores, no processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UFRGS-2_df0e1841ea3c6b3b04eb3092df36bd05 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83624 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Menegasso, Paulo JoseRocha, Joao Batista Teixeira daDel Pino, Jose Claudio2013-12-12T01:50:28Z20121517-6312http://hdl.handle.net/10183/83624000903424O trabalho investiga o processo de iniciação científica em uma escola pública de Porto Alegre/RS. Este processo ocorre desde 2006 com alunos ingressos no ensino técnico de Química e tem se constituído em um fator de motivação para a permanência desses alunos. A iniciação científica neste nível de ensino tem se mostrado um importante instrumento de aprendizagem, uma vez que mobiliza os conhecimentos de diferentes disciplinas para a construção de projetos de pesquisa na área de Química e possibilita aos alunos o aprendizado de métodos de organização e construção do conhecimento. A análise do processo visou a identificar como ele ocorre, quais as dificuldades e qual tem sido seu aproveitamento, por parte dos professores, no processo de ensino e aprendizagem.The work investigates the process of Scientific Initiation in a Public School of Porto Alegre - RS. This process occurs since 2006, with pupils ingressions in Ensino Technician of Chemistry and if has constituted as a factor of motivation for the permanence of these pupils. The Scientific Initiation in this level of education if has shown as important instrument of learning, a time that mobilizes the knowledge of different you discipline for the construction of projects of research in the area of Chemistry and make possible to the pupils the learning of organization methods and construction of the knowledge. The analysis of the process aimed at to identify as it occurs, which the difficulties and as he has been used to advantage, for the professors, in the process education and learning.application/pdfporRevista Thema. Pelotas. Vol. 9, n. 1 (2012), 18 p.Iniciação científicaScientific initiationProejaTeachingLearningSaberes construídos e experiências adquiridas no programa de iniciação científica do Colégio Estadual Dom João Beckerinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000903424.pdf000903424.pdfTexto completoapplication/pdf215252http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83624/1/000903424.pdf3de94f39cde6f71318d7b6c46d53b8dbMD51TEXT000903424.pdf.txt000903424.pdf.txtExtracted Texttext/plain52164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83624/2/000903424.pdf.txt5c267f66d0b72b45dbbd1ff2446765adMD52THUMBNAIL000903424.pdf.jpg000903424.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1889http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83624/3/000903424.pdf.jpg91c9598daa7f77002333c5a5e394fb47MD5310183/836242023-08-05 03:38:17.075026oai:www.lume.ufrgs.br:10183/83624Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-05T06:38:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Saberes construídos e experiências adquiridas no programa de iniciação científica do Colégio Estadual Dom João Becker |
title |
Saberes construídos e experiências adquiridas no programa de iniciação científica do Colégio Estadual Dom João Becker |
spellingShingle |
Saberes construídos e experiências adquiridas no programa de iniciação científica do Colégio Estadual Dom João Becker Menegasso, Paulo Jose Iniciação científica Scientific initiation Proeja Teaching Learning |
title_short |
Saberes construídos e experiências adquiridas no programa de iniciação científica do Colégio Estadual Dom João Becker |
title_full |
Saberes construídos e experiências adquiridas no programa de iniciação científica do Colégio Estadual Dom João Becker |
title_fullStr |
Saberes construídos e experiências adquiridas no programa de iniciação científica do Colégio Estadual Dom João Becker |
title_full_unstemmed |
Saberes construídos e experiências adquiridas no programa de iniciação científica do Colégio Estadual Dom João Becker |
title_sort |
Saberes construídos e experiências adquiridas no programa de iniciação científica do Colégio Estadual Dom João Becker |
author |
Menegasso, Paulo Jose |
author_facet |
Menegasso, Paulo Jose Rocha, Joao Batista Teixeira da Del Pino, Jose Claudio |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Joao Batista Teixeira da Del Pino, Jose Claudio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menegasso, Paulo Jose Rocha, Joao Batista Teixeira da Del Pino, Jose Claudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iniciação científica |
topic |
Iniciação científica Scientific initiation Proeja Teaching Learning |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Scientific initiation Proeja Teaching Learning |
description |
O trabalho investiga o processo de iniciação científica em uma escola pública de Porto Alegre/RS. Este processo ocorre desde 2006 com alunos ingressos no ensino técnico de Química e tem se constituído em um fator de motivação para a permanência desses alunos. A iniciação científica neste nível de ensino tem se mostrado um importante instrumento de aprendizagem, uma vez que mobiliza os conhecimentos de diferentes disciplinas para a construção de projetos de pesquisa na área de Química e possibilita aos alunos o aprendizado de métodos de organização e construção do conhecimento. A análise do processo visou a identificar como ele ocorre, quais as dificuldades e qual tem sido seu aproveitamento, por parte dos professores, no processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-12-12T01:50:28Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/83624 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1517-6312 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000903424 |
identifier_str_mv |
1517-6312 000903424 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/83624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista Thema. Pelotas. Vol. 9, n. 1 (2012), 18 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83624/1/000903424.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83624/2/000903424.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/83624/3/000903424.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3de94f39cde6f71318d7b6c46d53b8db 5c267f66d0b72b45dbbd1ff2446765ad 91c9598daa7f77002333c5a5e394fb47 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447521063862272 |