O processo de inserção profissional das egressas cotistas negras do curso de administração da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Karen Cristine da Silva
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174700
Resumo: As desigualdades produzidas e reproduzidas pela discriminação de raça, gênero e classe social negam oportunidades a estas populações. As políticas de reserva de vagas surgem como um meio de expandir o acesso ao ensino superior e visam minimizar estas diferenças, que priorizam grupos socialmente favorecidos. A fim de compreender particularidades do ingresso no mercado de trabalho, o presente estudo tem como objetivo analisar o processo de inserção profissional de alunos que ingressaram no ensino superior através das cotas raciais e egressos do curso de administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Para isto, foi preciso conhecer o contexto histórico dos indivíduos e o impacto da política de cotas para o ingresso destes na educação superior, além de identificar como se inserem no mercado de trabalho e verificar possíveis experiências de práticas discriminatórias, vivenciadas por eles, na trajetória acadêmica e profissional. Assim, com a finalidade de atender ao estudo, adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa descritiva, que permite conhecer e interpretar a realidade dos entrevistados a partir dos relatos obtidos durante a pesquisa. Realizou-se entrevistas com cinco egressas por meio de um roteiro semi-estruturado com questões abertas, que permitem a narrativa biográfica de cada um. Os dados produzidos foram analisados com base na revisão teórica, apontando algumas semelhanças no percurso das respondentes e identificando a necessidade de um esforço maior, por parte delas, para adaptarem-se ao ambiente acadêmico nos primeiros semestres de formação. A maioria relatou ter sofrido discriminações na trajetória profissional, principalmente nos processos seletivos, o que não aconteceu na universidade. Foi possível identificar as estratégias utilizadas para inserção no mercado de trabalho e que apesar de estarem trabalhando, desde a graduação, ainda não atuam em um cargo relacionado à formação. Por fim, verifica-se a necessidade de novos estudos sobre o tema abordado e sugere-se que sejam realizados visando a perspectiva das empresas, egressos de outras instituições e alunos do sexo masculino.
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Para isto, foi preciso conhecer o contexto histórico dos indivíduos e o impacto da política de cotas para o ingresso destes na educação superior, além de identificar como se inserem no mercado de trabalho e verificar possíveis experiências de práticas discriminatórias, vivenciadas por eles, na trajetória acadêmica e profissional. Assim, com a finalidade de atender ao estudo, adotou-se como metodologia a pesquisa qualitativa descritiva, que permite conhecer e interpretar a realidade dos entrevistados a partir dos relatos obtidos durante a pesquisa. Realizou-se entrevistas com cinco egressas por meio de um roteiro semi-estruturado com questões abertas, que permitem a narrativa biográfica de cada um. Os dados produzidos foram analisados com base na revisão teórica, apontando algumas semelhanças no percurso das respondentes e identificando a necessidade de um esforço maior, por parte delas, para adaptarem-se ao ambiente acadêmico nos primeiros semestres de formação. A maioria relatou ter sofrido discriminações na trajetória profissional, principalmente nos processos seletivos, o que não aconteceu na universidade. Foi possível identificar as estratégias utilizadas para inserção no mercado de trabalho e que apesar de estarem trabalhando, desde a graduação, ainda não atuam em um cargo relacionado à formação. Por fim, verifica-se a necessidade de novos estudos sobre o tema abordado e sugere-se que sejam realizados visando a perspectiva das empresas, egressos de outras instituições e alunos do sexo masculino.The inequalities produced and reproduced by the discrimination of race, genre and social classes deny opportunities to these populations. Reservation policies for vacancies emerge as a means of expanding access to higher education and aim to minimize these differences, which prioritize socially favored groups. In the interest of understand the particularities of entering the job market, the present study aims to analyze the process of professional insertion of students who entered higher education through the racial and egress quotas of the administration course of the Federal University of Rio Grande do Sul. To this end, it was essential to know the historical context of individuals and the impact of the quota policy on their entry into higher education, furthermore to distinguish how they are inserted in the job market and to verify possible experiences of discriminatory practices experienced by them in academic and professional trajectory. Thusly, in order to attend to the study, qualitative descriptive research was adopted as a methodology, allowing the interviewees to know and interpret the reality of the interviewees based on the reports obtained during the research. The interviews were carried out with five graduates through a semi-structured script with open questions that allow the biographical narrative of each one. The data produced were analyzed based on the theoretical review, pointing out some equivalence in the course of the respondents and identifying the need for a greater effort on their part to adapt to the academic environment in the first semesters of training. The majority reported having suffered discrimination in the professional trajectory, especially in the selective processes, which did not happen in the academic trajectory. It was possible to identify the strategies used for insertion in the job market, and although they have been working since graduation, they still do not work in a position related to training. It is able to identify the strategies used for insertion in the job market, and although they have been working since graduation, they still do not work in a position related to training. Finally, there is a need for further studies on the topic addressed and it is suggested that they be carried out aiming at the perspective of companies, graduates of other institutions and male students.application/pdfporMercado de trabalhoInserção profissionalReserva de vagasReservation policy for vacanciesRaceProfessional insertionO processo de inserção profissional das egressas cotistas negras do curso de administração da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2017/2Administraçãograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001064030.pdf001064030.pdfTexto completoapplication/pdf532088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174700/1/001064030.pdfb8e2d8914bd43ce3cd4f0b9d98f8a100MD51TEXT001064030.pdf.txt001064030.pdf.txtExtracted Texttext/plain153642http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174700/2/001064030.pdf.txt678fc5c7e79ad3a91537dfb7f1077daeMD52THUMBNAIL001064030.pdf.jpg001064030.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174700/3/001064030.pdf.jpg176510d9d642742b7437556a89f21f3aMD5310183/1747002018-10-30 08:07:53.606oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174700Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:07:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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